Lifestyle

Sustentabilidade: entenda o que é o greenwashing

Sustentabilidade: entenda o que é o greenwashing

Se uma das suas metas para 2022 é tornar os seus hábitos diários mais sustentáveis, então é conveniente estar a par do significado e consequências do greenwashing, que passaremos a explicar mais à frente.

Há uns anos a esta parte e como forma de tentar combater o consumismo excessivo, o aquecimento global e a poluição, a preocupação com a sustentabilidade e o bem-estar do planeta tem vindo a aumentar, estendendo-se a várias áreas, desde a alimentação, à higiene, à moda, à saúde e até à decoração, entre outras. Escolhas conscientes, procura por produtos nacionais e por alternativas mais amigas do ambiente, são algumas das mudanças que pode facilmente implementar no seu dia-a-dia.

Vários movimentos tem sido criados para promover este estilo de vida mais ecológico, com destaque para o minimalismo e para o desperdício zero. E vários são os sites, grupos e influenceres que chamam à atenção para esta temática. Neste ponto, destacamos o trabalho da arquiteta, empreendedora e fundadora do projeto Do Zero, Catarina Barreiros, que de forma simples, explícita e rápida, ajuda os seus seguidores a adaptarem-se a um estilo de vida mais sustentável.

Veja também: 5 dicas para ter uma casa mais sustentável

Mas procurar a sustentabilidade também passa por saber escolher e investir em produtos das marcas certas para o acompanharem na sua jornada. O greenwashing acontece quando uma empresa perde mais tempo e dinheiro a autopromover-se como amiga do ambiente, do que realmente a minimizar o seu impacto ambiental. No fundo, trata-se de propaganda enganosa, que assenta na falsa premissa de produtos ecologicamente conscientes e na criação de uma falsa aparência de sustentabilidade, sem a aplicar na prática. Se ouvir ou ler alguma marca a alegar fazer a sua parte na defesa do planeta, desconfie sempre e procure conhecer as políticas da empresa e aquilo que andam efetivamente a fazer.

De relembrar que, o conceito de greenwashing foi defendido pela primeira vez pelo ambientalista Jay Westerveld em 1986, numa época em que as populações recebiam as notícias por meio da televisão, rádio e imprensa escrita. Desta forma, não podiam realizar uma pesquisa para verificar os factos.

Um dos casos mais marcantes da história do greenwashing aconteceu com a petrolífera Chevron, que promoveu vários anúncios impressos e televisivos para divulgar a sua dedicação ao meio ambiente. Enquanto a campanha “People Do” inundava os jornais e televisões, a empresa estava a violar várias leis, além de derramar petróleo em refúgios de vida selvagem.

Este é só um de muitos casos de greenwashing que assolam a nossa sociedade e é por isso que é muito importante lembrar-se que apesar da comunicação uma empresa parecer preto no branco, nem sempre assim o é. Mesmo tendo boas intenções, existem marcas que acabam por incorrer no greenwashing, deixando os seus consumidores desconfiados, acabando por colocar a credibilidade da marca em causa. Esta é só uma de muitas consequências desta prática.

Mas afinal, como pode então identificar o greenwashing?

De acordo com o Projeto português Green Turtle, estas são algumas formas de identificação do greenwashing:

  • Utilização de termos vagos que não representam o impacto ambiental do produto,como ‘eco-friendly’ ou ‘produto natural’;
  • Troca oculta, que acontece quando uma empresa alega que o produto é sustentável com base num pequeno conjunto de atributos, deixando outras caraterísticas de lado;
  • Falta de provas, quando a empresa alega ser ecológica sem evidências científicas;
  • Aparência verde, utilizada em produtos com cor verde, com flores, árvores ou logotipos ecologicamente responsáveis.

O greenwashing acontece em oposição ao Green Marketing, a prática de venda de produtos ou serviços com base em aspetos ambientais legítimos. De acordo com a Green Turtle, o “marketing verde é geralmente prático, honesto e transparente”.

Em suma, na hora de fazer as suas compras, é importante fazer a sua pesquisa para se certificar que está a comprar marcas eticamente corretas, que não mentem aos seus clientes e que têm uma verdadeira preocupação com o planeta, fazendo todos os esforços para minimizar o impacto da sua linha de produtos.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 29 março 2022
Botão Voltar ao Topo