Lifestyle

Esponja Mágica, a grande aliada das limpezas domésticas

Esponja Mágica, a grande aliada das limpezas domésticas

Ter a casa a brilhar é sempre um desafio para qualquer família, principalmente se dela fizerem parte crianças ou animais de estimação. Existem vários truques que podem ajudá-lo na hora das limpezas, todos eles bem fáceis de executar. Mas a verdade é que um dos maiores aliados é a Esponja Mágica. Trata-te tal como o nome indica de uma pequena esponja branca, feita de melamina, que encontra facilmente à venda na maioria dos hipermercados. Distingue-se da maioria das esponjas comuns pelo seu carácter abrasivo, já que funciona através da fricção. No fundo, assemelha-se ao trabalho de uma lixa, com a diferença de que a sua ação é muito mais subtil. É capaz de limpar superfícies que outros produtos não conseguem e por isso mesmo recomenda-se que não a aplique nos objetos delicados em excesso, sob pena de os danificar.

Assim, não é de estranhar que esta mágica esponja branca seja um grande aliado das lides domésticas, já que é capaz de eliminar a sujidade em diversas situações e superfícies. No artigo de hoje, enumeramos alguns usos da Esponja Mágica.

Pode interessar-lhe: Limpeza de primavera: como fazer

Como posso usar a esponja mágica?

Antes de lhe revelarmos alguns dos usos desta milagrosa esponja, é importante ter conhecimento do seu simples funcionamento. Para ativar a ação da esponja mágica basta começar a esfregá-la nos locais pretendidos. Em paredes, recomendamos que molhe uma das extremidades, passando-a pela superfície desejada. Á medida que a esponja revele sinais de desgaste, será necessário voltar a humedecê-la.

Usos da esponja mágica

Remover manchas nas paredes

Pais de crianças pequenas certamente que conseguem relacionar-se com esta situação. É muito comum os mais novos fazerem das paredes lá de casa uma verdadeira tela em branco para a sua criatividade. Pois bem, se para outros materiais é difícil remover a sujidade das paredes, para a esponja mágica é tarefa fácil. Marcas de lápis, canetas, mãos sujas, gordura, maquilhagem ou sapatos não resistem à ação abra siva da esponja branca. Simplesmente necessita de humedecer uma parte da esponja em água e passar no local afetado. Verá os riscos e marcas as desaparecem das suas paredes num ápice. Mas atenção: este truque só funciona em paredes brancas, já que em superfícies com cor pode correr o risco de desbotar a tinta.

Remover manchas de café das loiças

Se é daquelas pessoas que não dispensa uma boa chávena de café ao pequeno-almoço, certamente que já reparou que a longo prazo a bebida maravilha acaba por manchar as suas cerâmicas. É aqui que entra em ação a esponja mágica, que será muito mais eficaz do que ação da água e detergente. Simplesmente passe a esponja mágica nas manchas de café e veja as suas chávenas e canecas a ganharem uma nova vida. Depois não se esqueça de lavar bem as loiças para eliminar quaisquer resíduos da esponja que possam ter ficado para trás.

Reavivar os ténis

Comprou umas sapatilhas brancas novas e já conseguiu a proeza de as sujar? A esponja mágica pode ser uma ótima ajuda na remoção de riscos e sujidade da parte de borracha dos seus ténis. O truque é não desistir de esfregar até que tudo esteja como novo.

Eliminar o calcário das torneiras

É um dos itens que mais tendência tem a acumular sujidade em casa. Por lidarem com água diariamente, é muito comum começarem a aparecer manchas de calcário nas torneiras. Isto significa que acabam por ficar baças e sujas. Utilize a esponja mágica para voltar a dar uma nova vida às torneiras da sua cozinha e casa de banho.

Limpar a ferrugem dos metais

Com o passar do tempo, o uso e a humidade a que estão sujeitas, as superfícies de metal têm tendência a acumular ferrugem, difícil de eliminar. Com um pouco de tempo e paciência é possível remover tal sujidade com a esponja mágica, que além de ser fácil de manusear, também lhe permite aceder aos cantos mais recônditos.

Estes são apenas alguns dos usos da esponja mágica, que poderá ser utilizada em outras situações. Lembre-se que a esponja mágica vai ficando gasta com o tempo, não sendo possível muitos usos. No entanto, este é um material relativamente barato, o que acaba por compensar o seu uso.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Lifestyle’

Ultima actualização: 17 maio 2022
Botão Voltar ao Topo