Lifestyle

3 dicas para evitar que os gatos destruam a casa

Gatos destroem-lhe a casa? Estas dicas ajudam-no a controlar os felinos

Donos do seu nariz, curiosos por natureza e muito brincalhões, os gatos são criaturas incríveis e excelentes companheiros. Mas a verdade é que nem sempre são os melhores amigos da decoração e organização de casa. Com as suas unhas afiadas e curiosidade astuciosa, os felinos são muitas vezes protagonistas de hilariantes, mas ao mesmo tempo exasperantes para os donos que ficam com mobílias arranhadas, sofás estragados e plantas em fim de vida. Apesar de tudo, é possível adaptar um gato à vida de apartamento (ou moradia): isso apenas requer alguma paciência e cuidados. Deixamos-lhe 3 dicas para o ajudar no processo.

Leia também: E se os gatos pudessem escolher uma casa?

Não se esqueça de comprar um arranhador

Os gatos gostam muito de se exercitar. Arranhar as unhas é uma excelente forma de o fazerem, já que este gesto movimenta todo o corpo do animal, fazendo-o esticar os músculos e tendões, desde as unhas até ao fundo do dorso. Além disso, este movimento também garante unhas sempre bem afiadas e ao fazerem-no, os gatos libertam um odor que lhes permite reconhecer determinado sítio como sendo deles. Assim, se um felino começar a arranhar as patas no sofá, terá sempre tendência a fazê-lo. Por isso é importante investir em arranhadores desde início para garantir a saúde do seu animal, dos seus móveis e para evitar acidentes indesejados. Experimente posicionar os arranhadores nos locais onde o gato goste de descansar ou em último caso, junto a locais que já sofreram às garras do felino (como sofás, cortinas e tapetes).

Existem vários modelos de arranhadores, inclusivamente em forma de tapetes, por isso escolha aquele que for mais adequado às necessidades do seu animal de estimação.

Invista num spray anti-arranhões

Se mesmo assim o seu companheiro continuar a sabotar os sofás, cortinas e rodapés, experimente investir num spray anti-arranhões. Trata-se de um pulverizador educativo para evitar que os felinos arranhem tapeçarias e móveis. Existem várias opções no mercado, de diversas marcas. De um modo geral, os efeitos duram 2 semanas após a pulverização das superfícies que se deseja tratar. Não deixam marcas ou cheiros indesejados e ajudaram a educar o seu gato a não fazer asneiras.

Plantas vs. Gatos: ganhar a batalha com erva-gateira

É de conhecimento geral que plantas e gatos têm uma relação conturbada. Poucos são os felinos que não querem saber delas. Para os mais curiosos, toda a folha é motivo para cheirar, arranhar, trincar ou mandar um vaso ao chão. É preciso ter muito cuidado com os seus animais e a suas plantas, já que existem espécie tóxicas, tanto para gatos como para cães. Assim, uma forma de evitar o interesse dos gatos pelas plantas de interior é deixar-lhes à disposição erva gateira. Esta planta trás vários benefícios para a saúde dos felinos uma vez que ajuda na digestão e na eliminação de bolas de pêlo.

Conheça 5 plantas pet-friendly

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 08 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo