Lifestyle

Dia da Mulher: projetos de arquitetura de sucesso no feminino

Dia da Mulher: projetos de arquitetura de sucesso no feminino

Hoje é dia 8 de março, data que marca o Dia Internacional da Mulher e que assinala a luta pela igualdade de género. Oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), já antes deste reconhecimento, centenas mulheres, um pouco por todo o mundo, tinham saído à rua para protestar e reivindicar os seus direitos. Luta essa que continua a ser constante.

Apesar da mulher ter conquistado várias liberdades como o direito ao voto, ainda existe um longo caminho a percorrer. E não vamos mais longe: em Portugal, segundo dados do Jornal Eco revelados há cerca de duas semanas, mais de metade dos cargos de RH são ocupados por mulheres, mas os homens continuam a ter os salários mais altos. Aliás, a Agência Lusa vai ainda mais longe alegando que as mulheres ganham menos 16% do que os homens, embora tenham mais habilitações.

Além da disparidade salarial, mentalidades retrógradas continuam a acreditar que o lugar da mulher é na cozinha ou a cuidar dos filhos. Mas a resiliência nunca abandonou o sexo feminino e, apesar de todos os esteriótipos que lhe são atribuídos, a verdade é que hoje em dia a mulher é muito mais do que uma doméstica. Muitas juntam o percurso académico com o trabalho, o cuidado das crianças, da família e do lar. E hoje é o dia de celebrar tais feitos.

No ano passado, o Imovirtual celebrou as mulheres no imobiliário, através do testemunho de duas Consultoras Imobiliárias, que pode relembrar no artigo Mulheres no Imobiliário: as histórias, os desafios, o sucesso. Este ano, decidimos continuar com a saga, mostrando-lhe 5 projetos emblemáticos de arquitetas conceituadas. Lembrando que a arquitetura é uma profissão que está diretamente ligada ao ramo das casas e que ainda é maioritariamente monopolizada por homens. Num mercado de trabalho tão exigente, estas são obras de renome, reconhecimento e de extrema qualidade, lideradas por mulheres.

Veja: Consultoria Imobiliária: será esta uma profissão que iguala Homens e Mulheres?

Amanda Levete

Museu Maat

Lisboa, Portugal

museu maat amanda levete

Zaha Hadid

Museu Messner Mountain

Bolzano, Itália

Museu Messner Mountain zaha hadid

Carme Pinós

CaixaForum

Zaragoza, Espanha

caixaforum zaragoza carme pinós projeto

Olga Quintanilha

Twin Towers

Lisboa, Portugal

twin towers lisboa

Tatiana Bilbao

Los Terrenos

Nuevo Leon, Mexico

los terrenos tatiana bilbao

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Lifestyle’

Ultima actualização: 08 março 2022
Botão Voltar ao Topo