Imobiliário

Onde viver em Vila Nova de Gaia

Onde viver em Vila Nova de Gaia: zonas e oportunidades de imóveis

É conhecida pelas famosas caves do Vinho do Porto que por lá assentam raízes e por dividir o cenário idílico da Ribeira com a cidade Invicta. Vila Nova de Gaia é o terceiro concelho mais populoso do país, com 304 149 habitantes, segundo os dados preliminares dos Censos 2021. Esta popularidade muito se relaciona com o custo de vida: para quem trabalha e estuda na Área Metropolitana do Porto (AMP), é mais barato viver em Gaia – como é conhecida corriqueiramente – do que na capital do Norte do País. Por isso, não é de estranhar que grande parte da sua população residente se desloque diariamente e outros polos da AMP para trabalhar. Gaia também é o maior município da zona em termos de área, sendo que, o território está dividido por 15 freguesias, umas mais rurais, outras mais urbanas o que faz com que exista um diversificação da atividade económica

Vila Nova de Gaia oferece várias infraestruturas a nível de comércio, indústria, serviços, saúde, educação e turismo. O concelho é servido pelo Metro do Porto e pelos autocarros da STPC, mas também por várias auto-estradas que facilitam a deslocação para dentro e fora de Gaia – A1, A29, A20, A32, A41 e A44 são alguns exemplos.

Apesar da sua forte componente residencial, há muito para visitar em Vila Nova de Gaia, começando logicamente pelas caves do Vindo do Porto, passando pelas Praias (Madalena e Granja são alguns exemplos), pelo Jardim do Morro, de onde é possível apreciar a beleza da Ribeira, e pelos monumentos e património, como o Mosteiro de Grijó, que contam a história da terra. A nível de comércio, além das lojas mais tradicionais, também encontra duas grandes e importantes superfícies: o Gaia Shopping e o Arrábida Shopping. Na saúde, os gaienses podem contar com várias clínicas, farmácias e laboratórios de análises, assim como com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Espinho e o Hospital da Arrábida. Supermercados, bancos, escolas e universidades, também fazem parte do rol de serviços que esta zona tem para oferecer.

A nível de imóveis, Vila Nova de Gaia apresenta um oferta extensa e apelativa. O Imovirtual disponibiliza à data deste artigo, 10 850 casas para venda e 807 para arrendamento. Se está a ponderar viver neste concelho, apresentamos-lhe agora algumas oportunidades de negócio em 5 freguesias do concelho e damos-lhe a conhecer um pouco mais sobre estas zonas.

Encontre a sua casa de sonho

• Os imóveis à venda em Vila Nova de Gaia
• Os imóveis para arrendar em Vila Nova de Gaia

Arcozelo

Localizada junto à costa, paredes meias com a cidade de Espinho, Arcozelo goza de uma localização geográfica muito apelativa. Próxima do mar, oferece a possibilidade de visitar algumas das praias da zona, destacando-se a Praia da Aguda, a Praia de Miramar e a Praia da Granja, É uma zona com grande tradição piscatória, por isso não é de estranhar que junto às praias encontre ótimos restaurantes para degustar pratos de peixe. A nível do desporto oferece infraestruturas como o Estádio Municipal de Arcozelo e o Miramar Golf Club. Se é fã de caminhadas, não querer deixar de visitar os Passadiços da Ribeira do Espírito Santo, onde é possível conviver com a natureza e fauna. A nível de transportes vale a pena destacar a estação de comboio da Aguda, que faz parte da linha de Aveiro. Arcozelo está muito bem servida a nível de escolas, farmácias, supermercados, restaurantes e cafés. Se pretende fugir do reboliço da cidade e viver perto do mar, esta pode ser a zona certa para investir num imóvel.

Oportunidades de Imóveis em Arcozelo

Apartamento T3

Com duas varandas e dois lugares de estacionamento para duas viaturas

apartamento t3 arcozelo

Encontre esta e outras casas à venda em Arcozelo
Encontre casas para arrendar em Arcozelo

Canidelo

Tal como Arcozelo, Canidelo é também uma das 15 freguesias de Vila Nova de Gaia que oferece a possibilidade de conviver diariamente com o mar. Goza da proximidade com a Ribeira do Douro e é servida por várias praias onde é possível estender a toalha, desfrutar de uma esplanada ou simplesmente dar um passeio. Alguns exemplos são a Praia dos Lavradores e a Praia das Pedras Amarelas. É o palco escolhido para acolher o festival MEO Marés Vivas que se realiza no lugar de Cabedelo. Quem por lá assentar arraias não irá sentir falta de escolas (desde jardim de infância à secundária), farmácias, cafés, supermercados e outros demais serviços que estão a disposição dos habitantes da freguesia. Se for adepto da natureza, não pode deixar de visitar o Parque de São Paio e a Reserva Natural Local do Estuário do Douro. Quanto a imóveis, Canidelo oferece uma vasta seleção de casas para venda e para arrendamento. Conheça as oportunidades.

Oportunidades de Imóveis em Canidelo

Apartamento T2

Com varanda e garagem

apartamento t2 para venda em canidelo

Encontre esta e outras casas à venda em Canidelo

Encontre casas para arrendar em Canidelo

Mafamude e Vilar do Paraíso

É a maior e mais urbana freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia contando com um total de 52 911 (dados Censos 2021). Mafamude e Vilar do Paraíso é fruto da agregação das duas freguesias que aconteceu no âmbito da reforma administrativa nacional em 2013. Tem uma tradição associativa muito forte, com destaque para entidades como Vilanovense Futebol Clube, Futebol Clube de Gaia e Associação Cultural e Recreativa «Os Amigos Vilarenses». O Parque de São Caetano., o Jardim de Vilar do Paraíso e o Parque dos Ribeirais são pontos de paragem obrigatória para quem gosta de passar tempo em contacto com a natureza. Por lá encontra também várias escolas, clínicas veterinárias, restaurantes, cafés, igrejas e comércio. E claro, no campo dos imóveis ficará muito bem servido. Apresentamos-lhe algumas oportunidades.

Oportunidades de Imóveis em Mafamude e Vilar do Paraíso

Apartamento T3

Remodelado e com 2 arrumos na cave

apartamento t3 à venda em mafamude e vilar do paraíso

Encontre esta e outras casas à venda em Mafamude e Vilar do Paraíso

Encontre casas para arrendar em Mafamude e Vilar do Paraíso

Oliveira do Douro

Oliveira do Douro é uma zona do concelho de Vila Nova de Gaia que vive das indústrias de calçado, metalurgia e candeeiros, assim como do comércio. Localiza-se na parte esquerda da Margem do Rio Douro e alberga muitas gentes oriundas de vários pontos do país. Tem no seu património, importantes pontos de interesse, com destaque para o Aqueduto da Serra do Pilar, o Mosteiro dos Frades e Quinta dos Frade, a Quinta da Lavandeira (Parque da Cidade) e a Quinta do Sardão. Note ainda que Ramalho Ortigão, Camilo Castelo Branco, Almeida Garret (antigo residente da zona) e Júlio Dinis fazem importantes referências nas suas obras acerca de Oliveira do Douro. Além dos locais de grande interesse turístico, esta freguesia oferece todas as infra-estruturas que necessita para viver em pleno assim como uma oferta considerável de imóveis. Veja as oportunidades.

Oportunidades de Imóveis em Oliveira do Douro

Apartamento T1

Com terraço

Encontre esta e outras casas à venda em Oliveira do Douro

Encontre casas para arrendar em Oliveira do Douro

Santa Marinha e São Pedro da Afurada

É provavelmente a mais conhecida freguesia da Vila Nova de Gaia, já que é nela que se situa a ponte pedonal que liga a margem norte e a margem sul do Rio Douro: a Ponte D. Luís I. Esta é mais uma das freguesias que sofreu alterações por conta da reforma administrativa nacional de 2013: Santa Marinha e São Pedro da Afurada tornaram-se numa só zona. Gozam da proximidade com a Foz do Douro, e por isso mesmo, não é de estranhar que Afurada tenha como principal atividade económica a Pesca – nomeadamente da Sardinha. Está bem servida a nível de transportes, supermercados, escolas, hotéis, restaurantes, centros comerciais e demais comércio. A nível de imóveis é possível encontrar oportunidades bem aliciantes. Se gosta de viver perto dos centros urbanos, esta pode ser a zona certa para si. Confira as oportunidades de casas disponíveis para venda e arrendamento no Imovirtual.

Oportunidades de Imóveis em Santa Marinha e São Pedro da Afurada

Apartamento T2

Com marquise/lavandaria

apartamento t2 para comprar em santa marinha e são pedro da afurada

Encontre esta e outras casas à venda em Santa Marinha e São Pedro da Afurada

Encontre casas para arrendar em Santa Marinha e São Pedro da Afurada

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 12 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo