Locais Idílicos em Portugal Para Relaxar

10 março 2021

De IMOVIRTUAL

Locais Idílicos em Portugal Para Relaxar

Paz e sossego. Poder fechar os olhos durante o tempo que desejar e deixar os seus problemas a uma imensurável distância. Se faz muito tempo desde que se sentiu assim, este artigo é para si.

Nele descobriremos alguns dos mais belos locais de Portugal para relaxar, rodeado de beleza inigualável e, possivelmente, levá-lo numa aventura através de alguns segredos bem guardados deste país que aguardam a sua próxima visita.

Nenhum destes locais poderá ser considerado de forma absoluta como o lugar mais bonito de Portugal, pois cada um tem argumentos muito próprios a seu favor. Cada um deles tem, porém, o potencial para figurar numa lista dos locais mais belos do país. Esta lista facilmente ultrapassaria várias centenas de pontos, motivo pelo qual lhe deixamos apenas algumas sugestões para começar a planear a sua próxima viagem em busca de algo sem preço: o descanso.

Quais os Mais Belos Locais Para Relaxar a Norte de Portugal?

A nossa lista nesta secção apenas poderia facilmente chegar aos milhares de exemplos. Longe de querermos deixar algum deles de fora, teremos que nos dar por satisfeitos com apenas alguns dos sítios mais bonitos de Portugal para visitar.

O Norte do país é pródigo em antigas aldeias, paisagens de perder o fôlego e uma hospitalidade absolutamente lendária. Visitá-lo é uma oportunidade de nos conectarmos com a nossa história mais antiga e absorver alguns dos mais notáveis contrastes que nos moldam enquanto país e povo.

Parque Nacional da Peneda-Gerês

imovirtual

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das mais icónicas “manchas verdes” do país e seguramente digno de constar na nossa lista de locais tranquilos em Portugal. Estendendo-se por uma enorme área de 702km2, serve de casa a uma diversidade de fauna e flora absolutamente notáveis.

Localizado no topo do país na fronteira com Espanha, é um local com inúmeras opções para aqueles que procuram excelentes locais para relaxar. Cascatas, lagoas translúcidas e trilhos através de alguma da mais incólume natureza do país são motivos mais que suficientes para incluir esta zona no topo das suas prioridades.

No topo da serra do Gerês, o Santuário Senhora da Peneda é ombreado por uma cascata e imerso no verde que caracteriza este local apaixonante de Portugal. Se este quadro não o leva a um estado mental de puro relaxe, qual levaria?

Parque Natural de Montesinho

Não o vamos deixar fugir já da cabeceira do país. Apontando ainda mais para o interior e igualmente a tocar a fronteira com Espanha, o Parque Natural de Montesinho é ideal para aqueles que buscam paisagens bonitas em Portugal de perder o fôlego.

Com uns incríveis 750km2 de puro verde, é tal como a Peneda-Gerês, casa para importantes espécies de fauna e flora. A aldeia mais bonita de Portugal poderia facilmente ser a Aldeia de Montesinho, nas quais poderíamos considerar Baçal, Guadramil, Rio de Onor ou Varge.

As tradições transmontanas que aqui subsistem, aliadas a uma beleza singular e a uma serenidade quase absoluta coloca esta zona de Portugal nos locais paradisíacos a visitar.

Praia do Moledo – Caminha

Nem só de verde se faz um local perfeito para relaxar. Num país abençoado com uma costa absolutamente apaixonante e plena de contrastes, existe algo de absolutamente mágico em usufruir de meras horas ou dias junto ao Atlântico.

Caminha tem ainda mais surpresas à sua espera. Os passadiços, ou ecovia, são um encantador passeio ribeirinho entre a Mata Nacional do Camarido que providenciam uma quase imediata mudança de ambiente ali junto ao mar.

A costa nacional está cheia de exemplos semelhantes, porém a tranquilidade que caracteriza este areal com vista para Espanha figura entre os nossos favoritos.

Encontre aqui alguns dos mais irresistíveis imóveis disponíveis em Caminha!

Quais os Mais Belos Locais Para Relaxar no Centro de Portugal?

imovirtual

Portugal tem sítios paradisíacos à sua espera em qualidade e abundância, independentemente da região em que se encontre. O contraste com o Norte é já bastante óbvio em inúmeros aspetos, desde a vertente geológica até à diversidade de tradições ainda presentes.

Termos que nos pautar por poucos exemplos é um exercício complexo em que deixamos de fora centenas de exemplos que nos brotam à ideia a cada instante. Assim sendo, optámos por alguns dos mais icónicos e relaxantes.

Parque Natural da Serra da Estrela

Com os seus 888.5km2, a Serra da Estrela é por defeito o local preferido dos portugueses durante o inverno. Sendo o ponto mais elevado de Portugal Continental, os frequentes nevões nos meses mais frios do ano atraem milhares de turistas a estas paragens.

Não obstante, é durante os demais meses do ano um dos melhores locais para relaxar em praticamente todo o país. Com paisagens verdadeiramente arrebatadoras, os seus rios e lagos são complementos ao ar puro e onde as opções para caminhadas entre a natureza abundam.

Um mundo natural de contrastes, merece igual consideração no Inverno durante a época de nevões, onde a escolha certa de alojamento poderá garantir igual paz e sossego enquanto os demais se divertem na zona da Torre.

Aldeias do Xisto

Cada uma delas podia facilmente clamar o título de “a aldeia mais bonita de Portugal”. Vamos aproveitar para concordar, porém tal designação poderia igualmente incluir centenas de pequenas aldeias pelo nosso território fora.

Estão designadas 27 Aldeias do Xisto ao longo de 16 concelhos que integram a zona centro de Portugal. Entre Castelo Branco e Coimbra encontramos lugares idílicos onde o descanso tem convite a cada passo dado.

Imaginar a vida por aqui em outros tempos convida-nos a uma profunda reflexão acerca da forma como vivemos hoje. Imersos numa tremenda beleza e com uma particular sensação de isolamento, na atualidade constam entre alguns dos mais procurados locais para relaxar.

Fazemos um pequeno parêntesis nesta secção para relembrar que as Aldeias Históricas de Portugal são, também elas, verdadeiras maravilhas ao alcance de uma visita. Entre o grupo de 12 que integra esta lista consta a famosa aldeia de Piódão, não só uma das mais belas do país, mas também marcada por pontos onde a paz e sossego são praticamente garantidos.

Quais os Mais Belos Locais Para Relaxar no Alentejo?

imovirtual

Alguns dos lugares mais bonitos de Portugal para morar situam-se em pleno Alentejo. Igualmente terra de contrastes, ora nos conquista pelo verdejante do inverno como nos aquece com a aridez do verão.

Desde a Costa Vicentina até às centenárias encostas medievais de algumas das vilas mais icónicas do país, a dimensão do Alentejo e a sua reduzida densidade populacional são os ingredientes ideais para quem tenta encontrar as condições para o descanso que aqui abundam.

Rota Vicentina

O Sudoeste de Portugal é um dos mais belos segredos por descobrir em todo o país. A rota original é, aliás, pedestre e cobre cerca de 400km ao longo de toda a costa. Pode ser dividida em outras secções de menor distância e ser descoberta a pé ou de carro. Esta é sem dúvida uma das grandes aventuras através das paisagens bonitas de Portugal.

Incluídos nesta fantástica rota estão alguns dos mais sublimes locais do país propícios a usufruir de todo o descanso que possa almejar: 

  • Porto Covo
  • Vila Nova de Milfontes
  • Zambujeira do Mar
  • Odeceixe
  • Aljezur
  • Arrifana
  • Carrapateira
  • Vila do Bispo 

Estes são locais onde pode e deve parar durante um par de dias. A sua beleza envolvente é para lá de sublime, com praias secretas, encostas e pequenas povoações nas suas proximidades que fazem desta aventura uma imperdível em todo o Portugal.

Chegado ao Cabo S. Vicente, Sagres está à vista e merece visita pelo contraste que serve entre Alentejo e Algarve. Dali a Lagos é um mero pulo!

Encontre aqui alguns dos melhores imóveis em Sagres à sua espera!

Monsaraz

A vila medieval de Monsaraz parece ter sido pensada num sonho. Originária de outras eras, ocupa o cume de uma serra onde as suas muralhas de xisto ofereceram proteção às suas gentes durante muitos anos.

Essa mesma caraterística é ainda hoje uma garantia de paz e sossego que caracteriza esta bela vila alentejana. Entre as mais icónicas paisagens bonitas de Portugal, oferece-nos horizonte até perder de vista. Uma praia fluvial nas proximidades convida a banhos e passeios memoráveis através da aparentemente infinita planície do Alentejo.

Se o Alentejo é a sua paixão, descubra alguns dos mais acolhedores imóveis de Monsaraz!

Quais os Mais Belos Locais Para Relaxar no Algarve?

imovirtual

Esqueça as praias apinhadas e o trânsito infernal. Deixe as filas para o restaurante de parte e evite as multidões, mesmo que seja verão. Parecem ingredientes impossíveis de obter numa receita por demais complexa.

Na verdade, o Algarve é de longe muito mais do que a zona da Oura ou a Praia da Rocha em pleno agosto. Ainda que muitos apreciem esse tipo de movimento, nesta lista o descanso é essencial. Se assim for, pode sempre visitar qualquer um destes pontos no outono ou inverno e ficará agradavelmente surpreso.

Alte

Ali perto de São Bartolomeu de Messines encontra-se Alte. Se poderia ser candidata a aldeia mais bonita de Portugal não nos compete dizer, até para não provocar a fúria de outras candidatas omitidas neste artigo.

Porém, constará seguramente dos sítios mais bonitos de Portugal para visitar. As Fontes de Alte e a Cascata Queda do Vigário são apenas alguns dos ingredientes que esta aldeia típica algarvia apresenta aos seus visitantes. Afastada da habitual romaria de verão, é um local idílico para descansar durante uns merecidos dias.

Confirme por si mesmo o charme singular dos imóveis disponíveis em Alte!

Ilha da Culatra e Ilha do Farol

As duas são praticamente indissociáveis uma vez que partilham a mesma língua de areia. A forma de as alcançar diverge, uma vez que terá que se aventurar pela Ria Formosa de barco a partir de Faro ou Olhão, mais frequentemente.

Ao chegar, entenderá porque surgem estes nomes quando se fala de locais tranquilos em Portugal. Figurando entre os locais em melhor estado selvagem do país, é abençoado por águas tranquilas e cristalinas, com areal a perder de vista.

Contrastando com a habitual romaria que o verão leva às praias da região, é possível encontrar por estas paragens pura paz e sossego. Mesmo em agosto.

Descubra em maior detalhe o apelo dos imóveis algarvios disponíveis em Faro!

Quais os Mais Belos Locais Para Relaxar nas Ilhas?

Esta secção será por demais problemática, pois facilmente poderíamos incluir todos aqueles que surgissem.

Portugal usufrui do privilégio de conter no seu território dois dos mais belos arquipélagos que existem em todo o mundo: Açores e Madeira. Alguns poderão insinuar que o Funchal é a cidade mais bonita de Portugal, uma vez que a sua baía é procurada por milhões de visitantes todos os anos. Outros poderão apelar a favor de São Miguel sem encontrarem grande oposição. Nesta lista de interminável concordância, preferimos sair um pouco dos locais mais procurados e optar por aqueles que parecem perfeitos para o descanso.

Arquipélago dos Açores

imovirtual

O arquipélago dos Açores está cada vez mais presente no radar dos portugueses. Desde a ilha principal, São Miguel, até às restantes.

Se existem em Portugal locais paradisíacos, os Açores colocam esse patamar bastante elevado. Nas Flores é possível usufruir de verdadeira paz e sossego durante praticamente todo o ano. A ilha é considerada uma das mais belas de todo o arquipélago e com argumentos que incluem a Lagoa dos Patos, as diversas Caldeiras ou a incrível Fajã Grande.

Para uma experiência mais profunda para relaxar em termos muito próprios, a ilha do Corvo logo ali ao lado é uma das povoações mais isoladas de Portugal. Com cerca de 460 habitantes, oferece uma oportunidade única de sentir a insularidade no seu estado mais profundo.

Além disso, a Lagoa do Caldeirão facilmente consta entre os sítios mais bonitos de Portugal para visitar. Podíamos continuar arquipélago fora, com a impressionante ilha do Pico e muitas das suas charmosas aldeias, do Faial com a sua baía, a impressionante paisagem do Vulcão dos Capelinhos ou da Caldeira. O triângulo não fica completo sem uma menção à encantadora ilha de São Jorge onde nos aventuramos ainda por uma marca de ruralidade e genuinidade que não falham em nos oferecer o descanso que procuramos.

A relação dos Açores com o Atlântico alterou-se ao longo dos anos. De indústria baleeira a protetores exímios da fauna e flora, são um local único no mundo. É aqui que podemos ver ao vivo inúmeras espécies de baleias ou nadar com golfinhos em mar aberto. Consta ainda entre os melhores locais do mundo para mergulhar. Se tudo isto não for suficiente, a hospitalidade dos açorianos, o clima ameno e a gastronomia irresistível vão levar até o mais cético à rendição.

As restantes ilhas constam em Portugal nos sítios paradisíacos a não perder. A ilha Terceira, Graciosa e Santa Maria são também locais a não perder para todos aqueles que possam por aqui aventurar-se. A termos absolutamente de escolher, optaríamos por todas as 9 ilhas!

Descubra alguns dos mais fantásticos imóveis açorianos disponíveis em São Miguel.

Arquipélago da Madeira

imovirtual

Já havíamos mencionado os argumentos a favor da Madeira. É sem dúvida um dos lugares mais bonitos de Portugal para morar. A seu favor, um clima ameno, gentes amáveis e uma oferta natural que vai muito mais além da bela cidade do Funchal.

Aventurar-se num passeio pelas muitas levadas é embarcar num convite a conhecer alguns dos locais mais tranquilos em Portugal. Desde cumes que trespassam nuvens até construções impossíveis em rochedos escarpados, o melhor da Madeira é muito frequentemente descoberto no seu interior.

É também lá que vai usufruir de locais para relaxar sem igual e onde a vida aparentará ser ainda mais doce do que uma poncha.

Sem esquecer que no arquipélago existe um lugar que é em Portugal dos locais paradisíacos a não perder. O Porto Santo é ainda uma gema por descobrir e à distância de poucos, porém facilmente tem argumentos para convidar a uma visita para quem procura descansar. Uma linha de areia dourada banhada por água cristalina podia ser suficiente. A juntar a estes fatores junta-se o facto de ter uma população com cerca de 5.000 habitantes dispersos pelos seus 40,5km2.

Conheça em detalhe a oferta de habitação disponível em Porto Santo!

Por muitos anos que vivêssemos e palavras que pudéssemos escrever, nunca seria possível dar a devida atenção a cada local valioso de Portugal. Entre aldeias, vilas, cidades e ilhas paradisíacas, o nosso valor enquanto país reside num território abençoado pela natureza.

Das íngremes paisagens transmontanas às praias que banham o nosso país, alguns destes locais que o tempo praticamente esqueceu convidam-nos à redescoberta. Neles, podemos banhar os pés em águas que outrora trouxeram vida a tais paragens. No que toca à oferta de locais tranquilos em Portugal, estamos sempre próximos de algo que nos convida a reencontrarmo-nos.

Sozinhos ou em família, o lugar mais bonito de Portugal será sempre o último que visitámos e o próximo que visitaremos. Com infinitas opções ao nosso dispor, apontar a qualquer ponto cardeal trará a paz e sossego que mais do que caraterística do nosso território, nos caracteriza enquanto povo.

A escolha final reside somente consigo. Dentro e fora desta (curtíssima) lista existe todo um Portugal que encerra tradições históricas, paisagens e encanto para lá de palavras. Partir à sua descoberta é descobrir um pouco de nós próprios.

Veja também:

🏙️As Melhores Zonas do Porto para Viver

🏙️Vantagens e Desvantagens de Viver no Interior de Portugal

🏙️O Nosso Guia Para Tipologias de Moradias e Apartamentos

Ultima actualização: 10 março 2021

Partilhar