Imobiliário

A sustentabilidade no Mercado Imobiliário

A sustentabilidade no Mercado Imobiliário

Há cada vez mais clientes a preocuparem-se com a sustentabilidade dos edifícios. O conceito não é novo, tendo surgido na década de 90 denominando-se como “Edifícios Verdes”, já que mostravam preocupações com a energia e as condições de conforto. Mas ao longo dos últimos anos, a expressão tem sofrido diversas evoluções, nomeadamente a percepção que este tipo de construção teria benefícios a nível social, dos custos e da criação de valor. Assim, passaram as ser apelidados de Edifícios Sustentáveis.

Note-se que, de acordo com dados revelados no início do mês de fevereiro pelo INE e pela Marktest, o número de edifícios em Portugal tem vindo a aumentar, estabelecendo-se acima de 3,5 milhões. A grande maioria, não apresenta cuidados especiais no que toca à ecologia das infra-estruturas, sendo por isso, necessário proceder a uma reabilitação.

Manuel Duarte Pinheiro, Engenheiro, Professor no IST e criador do LiderA, explica que na construção nova “já temos uma legislação que tem todo um conjunto de requisitos. Temos de ter em alguns dos edifícios, espaços para pessoas com necessidades especiais, cadeiras de rodas e outras, já temos que ter a questão “já temos uma legislação que tem todo um conjunto de requisitos. Temos de ter em alguns dos edifícios, espaços para pessoas com necessidades especiais, cadeiras de rodas e outras, já temos que ter a questão acústica e a questão da energia, por isso os novos edifícios, começando no projeto, estando na fase de construção até à fase de Mediação Imobiliária, já tem isso em consideração. E por isso [esta preocupação] começa progressivamente a entrar”. Relativamente a edifícios para reabilitaçãovai-se fazendo pequenas intervenções em que se muda as janelas, se muda eventualmente os materiais, se substitui alguns e equipamentos e está-se a caminhar nessa componente“, esclarece no último episódio do AproximoCast.

Manuel Duarte Pinheiro admite que a qualidade da construção em Portugal é discutível, já que durante um dia nós podemos passar por altas e baixas temperaturas, dado o nosso clima ameno. Assim sendo, as nossas casas não estão bem preparadas para enfrentar as diferenças de temperatura, existindo um atraso significativo no que toca ao nível do conforto e dos isolamentos das casas. “A Mediação Imobiliária desde que tenha em seu stock este tipo de empreendimentos, acho que pode e deve promovê-los, porque isso assegura uma satisfação“, defende o especialista.

Assim, a Mediação Imobiliária é uma das áreas que melhor acompanha a evolução destas tendências, sabendo tirar o melhor partido das características que geram valor “é uma área que se perceber que o local tem uma boa paisagem, tem bons acessos ou tem melhores vidros, chama logo à atenção para isso“, refere o que especialista, que defende ainda que a Mediação Imobiliária tem um papel muito importante na fomentação de tendências. “O nosso mercado ainda não sabe que precisa de edifícios de elevada eficiência hídrica ou de outras componentes, mas quando os tiver ele vai achar que é positivo e que é de valorizar”.

Para quem é proprietário de um imóvel já edificado e pretender tornar a sua casa mais sustentável, Manuel Pinheiro deixa orientações “as pessoas têm de primeiro olhar para o seu apartamento e perceber se os vidros, os isolamentos e tudo o resto são adequados ou pode melhorar. E eventualmente aí pode fazer o reforço por dentro ou por fora”. Logicamente que estas mudanças vão assegurar condições de conforto, nomeadamente “a nível de aquecimento e arrefecimento e vai permitir que eventualmente necessite menos de ar condicionados ou outras soluções. Logo poupa energia”. Mas existem outras intervenções que podem ajudar a tornar a sua casa mais sustentável:

  • Substituição de torneiras, redutor de caudal ou misturador a fim de reduzir o consumo da água
  • Mudança da iluminação, das lâmpadas antigas para os LEDS
  • Utilizar as energias renováveis, painéis solares ou fotovoltaicos
  • Aumentar o contador de energia para ligar e carregar o carro elétrico

Saiba mais sobre este tema, ouvindo na íntegra o Episódio 39 do nosso podcast:

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Sustentabilidade

Ultima actualização: 28 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo