Notícias

Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis recebe reforço de €15M

Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis recebe reforço de €15M

Por conta da grande adesão ao Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis, que já se encontra na 2ª edição, o Ministério do Ambiente teme antecipa que a dotação atual de 45 milhões de euros se esgote ainda antes do fim do prazo de apresentação de candidaturas. Por isso, anunciou um reforço em mais 15 milhões de euros, o que perfaz uma dotação global de 60 milhões de euros. “Constatando-se que a adesão a este Programa se mantém muito elevada é previsível que a dotação já reforçada venha a esgotar-se ainda antes do prazo limite para a apresentação das candidaturas, pelo que importa reforçar a dotação em mais 15 milhões de euros, tendo em vista assegurar a continuidade e ininterruptibilidade do Programa e a estabilidade das candidaturas”, lê-se no despacho publicado ontem em Diário da República.

O mesmo documento refere ainda que “garantem-se todos os benefícios inicialmente estabelecidos pelo Programa, considerando que a transformação dos edifícios para uma maior eficiência energética potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente: a melhoria dos níveis de conforto térmico; a redução da fatura e da dependência energética do país; a redução de emissões de gases com efeito de estufa; a melhoria da qualidade do ar interior; o benefício para a saúde; a promoção da produtividade laboral; a redução da pobreza energética; a extensão da vida útil dos edifícios e o aumento da sua resiliência

Recorde-se que este programa foi lançado em 2020, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, com o objetivo de reativar uma parte da economia nacional, paralisada pela crise pandémica, com medidas de reforço ambiental e poupança energética nos edifícios anteriores a 2006. Assim, esta iniciativa apoia a melhoria da eficiência energética das habitações através da troca de janelas, instalação de isolamentos ou equipamentos de climatização, entre outros.

Saiba: Como aderir ao “Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis”

O montante já financiado corresponde ao apoio a 16.148 candidaturas, que envolvem um apoio global de 26,8 milhões de euros, de um total de 56.552 candidaturas submetidas. Note-se ainda que as tipologias que reúnem mais candidaturas são as referentes a painéis fotovoltaicos (38,5%), janelas mais eficientes (34,5%) e bombas de calor (27%). Falando em regiões, Lisboa lidera as candidaturas (22,3%), seguida do Porto (11,7%), Setúbal (9%) e Braga (9%)

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 27 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo