Imobiliário

Torne a sua casa mais segura com um sistema de alarme

Tudo sobre sistemas de alarme

Nos dias que correm todo o cuidado é pouco no que toca à segurança em casa. Quer viva numa moradia completamente murada, num apartamento ou num condomínio privado, é conveniente considerar a necessidade de instalar um sistema de alarme. Este tipo de mecanismo é eficaz na prevenção contra invasões, assaltos, furtos e demais ações violentas, que certamente quererá manter longe da sua família, especialmente se esta for constituída por crianças. Um sistema de videovigilância também será muito útil na altura em que tiver de abandonar a sua residência e se ausentar por motivos profissionais ou de férias.

Hoje em dia, já existem alarmes inteligentes possíveis de ligar ao hub doméstico e às assistentes virtuais, Google Home e Alexa. Mas além destes produtos, estão disponíveis no mercado, empresas especializadas na proteção residencial, que prestam apoio e monitorizam 24h por dia. Dependo das suas necessidades, deve avaliar qual a opção mais viável para a sua casa. Independentemente do que escolha, explicamos-lhe agora tudo sobre sistemas de alarme.

Também lhe pode interessar: 10 dicas para tornar a sua casa mais segura para as crianças

Porque devo instalar um sistema de alarme?

Se vive numa zona de risco é conveniente pensar em apetrechar a sua casa com um bom sistema de alarme. Todo o cuidado é pouco e mais vale prevenir do que remediar, por isso invista num sistema completo que lhe traga segurança a si e à sua família. Outra razão para instalar este tipo de proteção prende-se, como já referimos, com a sua ausência. Se tiver por hábito passar longos períodos fora de casa, de férias ou em trabalho, ou se o imóvel em questão se tratar de uma segunda habitação, será uma mais valia poder contar com o auxílio e proteção extra que o sistema de alarme confere.

Como funcionam os sistemas de alarme?

Os sistemas de alarme são constituídos por diversos componentes onde se incluem, regra geral, sirenes, sensores, central de alarme e um painel de controlo. Claro que a sua constituição vai diferir, consoante o tipo de serviço que escolher, se contratar uma empresa especializada, ou no kit que escolher, se comprar o seu próprio alarme nas lojas especializadas. No caso das empresas, existem pacotes mais ou menos personalizados, com mais ou menos extras, que representam diferentes níveis de proteção. Outros equipamentos que podem fazer parte do sistema de alarme são detectores volumétricos anti-intrusão; câmaras de vigilância; chave eletrónica; detector magnético de abertura de portas; gravador digital e router.

No caso de existir uma falha de segurança causada por um intruso, o alarme irá disparar e emitir um sinal para o seu telemóvel ou para a empresa de segurança a que estiver adjudicado.

Como posso instalar um sistema de alarme?

A maioria de sistemas de alarmes apresentam as componentes já referidas. Para instalar este tipo de esquema, deve ter todo o kit à sua disposição e ter atenção a alguns pormenores.

  • A central de alarme deve ser instalada dentro de casa, resguardada de sol e chuva, perto de uma tomada elétrica que a mantenha sempre ativa;
  • A bateria deve ser instalada dentro da central, sendo necessário ser devidamente conectada;
  • Os detetores de perímetro devem ficar em cima de muros. É crucial ficarem perfeitamente dispostos de forma a fechar o perímetro de proteção, impedindo quaisquer brechas que possam ser aproveitadas por intrusos. Note que, galhos de árvore que possam arrastar para o perímetro devem ser imediatamente cortados impedindo o acionamento indevido;
  • Os sensores de movimento necessitam ser posicionados em locais estratégicos, desviando o seu direcionamento a locais como ruas e avenidas;
  • As sirenes devem ficar em locais protegidos de vandalismo, mas visíveis para restringir a ação de invadir.

Apesar de ser possível instalar o seu sistema de alarme sozinho e sem recurso a ajuda profissional – apenas com alguns conhecimento de eletrónica e o guia do kit que comprou – o melhor mesmo é contratar uma empresa especializada para tratar do serviço e poder prestar assistência 24h por dia. Prosegur, Securitas Direct e Grupo 8 são algumas das marcas disponíveis no mercado.

Quais as vantagens em ter um sistema de alarme?

Existem várias vantagens associadas à instalação de um sistema de alarme, sendo a mais flagrante o aumento da proteção e segurança em ambiente familiar. Mas se um imóvel contar com este tipo de apetrecho, será valorizado na altura de o vender. Com um sistema de alarme pode controlar em tempo real o seu ecossistema de segurança, e ativar ou desativar qualquer equipamento que faça parte do perímetro através de um clique no seu smartphone.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Imobiliário

Ultima actualização: 20 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo