Imobiliário

ImoExplica: Casas passivas

Tudo sobre Casas passivas

E se pudesse viver numa casa que além de produzir baixos consumos energéticos, também respeita elevados padrões de conforto térmico e qualidade do ar interior? Não há dúvidas que a Certificação Energética é cada vez mais um fator preponderante na hora de comprar imóvel, mas as Casas Passivas vão muito além do documento obrigatório por lei para transacionar imóveis. Segundo a Associação Casa Passiva, existem cerca de 60000 edifícios construídos segundo este conceito pelo mundo fora. Em Portugal, o numero de Casas Passivas ainda não muito expressivo, mas no futuro a tendência pode vir a ser revertida.

As Casas Passivas, no original Passivhaus, surgiram na Alemanha no final da década de 80, por intermédio de um projeto de arquitetura realizado em Darmstadt. O tipo de construção acabaria por vir a ser formalizado pelo Professor Bo Adamson e pelo Dr. Wolfgang Feist, sendo que este último viria a torna-se numa importante peça para a fundação do Passive House Institute em 1996. Atualmente é este organismo que gere toda a pesquisa e certificação dos edifícios construídos sob este conceito.

O que são Casas Passivas?

A Associação Casa Passiva define-as como uma “construção baseada em estratégias passivas, que resulta no baixo consumo de energia, garantindo um elevado conforto térmico dos espaços interiores através de um “pulmão” que estabelece um caudal de ar mínimo constante, necessário para manter a qualidade e salubridade do ar interior, pode ler-se no site da instituição.

Dentro de uma Passive House:

  • A temperatura mínima deve rondar os 20º e a máxima os 25º;
  • Não existem grandes variações térmicas, mas sim uma boa qualidade do ar;
  • As poupanças energéticas podem atingir os 75% em comparação com os edifícios convencionais;
  • Há uma redução drástica das emissões de CO2.

Quais são os princípios das Casas Passivas?

O sucesso da construção das Passive Houses assenta em cinco princípios:

  • Bom nível de isolamento térmico da envolvente opaca;
  • Minimização das pontes térmicas;
  • Estanquidade ao ar;
  • Ventilação mecânica com recuperação de calor;
  • Envidraçados eficientes.

Como reconhecer uma Casa Passiva?

À primeira vista não é possível distinguir uma Casa Passiva de uma construção que não o é, esclarece a Eco Passive House, já que existe total liberdade no que ao sistema de construção e materiais diz respeito. Todavia, existe um conjunto de requisitos, implementados pelo Passive House Institute, a que todas as construções devem obedecer.

Quais são os requisitos de uma Casa Passiva?

De acordo com o site da Associação Casa Passiva, uma construção deste tipo terá de obedecer a 5 requisitos:

  • As necessidades de energia para aquecimento (Nh) devem ser inferiores a 15 kWh/m2.a  ou a carga de aquecimento inferior a 10 W/m2 ;
  • As necessidades de energia para arrefecimento (Nc) devem ser inferiores a 15 kWh/m2.a  acrescida das necessidades de desumidificação, ou a carga de arrefecimento inferior aos 10 W/m2;
  • As necessidades de Energia Primária (Np) para equipamentos e produção de água quente sanitária não devem exceder os 120 kWh/m2.a no âmbito da classificação Classic;
  • A temperatura interior do edifício (T), para que se garanta o conforto, deverá estar compreendida entre os 20 ºC e os 25 ºC (em países quentes a temperatura máxima pode ser de 26 ºC). A temperatura máxima não deve exceder mais de 10% das horas num ano.
  • A  estanquidade ao ar é limitada pela taxa de renovação de ar por hora de 0,6 , verificado com recurso ao Ensaio de Porta Ventiladora para uma pressão (positiva e negativa) de 50 Pa;

Quanto custa uma Casa Passiva?

Os valores para a construção de uma Casa Passiva podem ser os mesmos que para um edifício convencional, defende a Associação Passivhaus Portugal. Todavia, a instituição alerta que “os custos de operação de uma Passive House são substancialmente mais baixos que um edifício convencional devido às reduzidas necessidades energéticas e de manutenção”.

alexandre luís imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 01 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo