Imobiliário

Lisboa: antigo quarteirão do BPI vai dar lugar a hotel de luxo da cadeia Hyatt

Lisboa: antigo quarteirão do BPI vai dar lugar a hotel de luxo da cadeia Hyatt

A multinacional Hyatt anunciou a abertura do primeiro hotel Andaz em Lisboa. Com inauguração prevista para 2024, o hotel de luxo ficará sediado no chamado quarteirão do BPI, numa zona central, à rua. O Andaz Lisboa abrirá num acordo de gestão com a Feuring Hotel e alinhado com a estratégia de crescimento da Hyatt no Sul da Europa, e mesmo em Lisboa, onde abrirá em 2022 o Hyatt Regency Lisboa. A retração do turismo não significa que as grandes empresas do setor deixem de investir em bons negócios, como este anúncio para os antigos escritórios do BPI. 

Aquele que foi o principal imóvel do BPI em Lisboa, e o mais antigo, foi vendido em 2018 numa operação considerada “icónica” pela empresa mediadora e que ascendeu a mais de 66 milhões de euros. O chamado “quarteirão do BPI” resultou da compra ao longo dos anos pelo banco de vários edifícios do século XVIII, contíguos, de arquitetura pombalina, conformados pelas ruas Augusta, Rua do Ouro, Rua do Comércio e Rua de São Julião, absolutamente central. A área bruta de construção é de 11.100 metros quatros. 

Destaque para a localização

O anúncio internacional da abertura do Andaz Hotel Lisbon destaca a sua localização “junto à principal via pedonal” de Lisboa. Será aqui que ficará o edifício central do hotel, com 169 quartos, ficando para os outros quatro edifícios satélite do “quarteirão BPI” vários tipos de suites privadas. O projeto pretende que o hotel e o turista possam “abraçar Lisboa” desde dentro do local, e “vivenciar” os elementos característicos da cidade, refere a cadeia Hyatt. 

Dentro do figurino dos hotéis Andaz, um luxo leve, com estilo ligeiro e contemporâneo, o Lisboa promete oferecer “o lifestyle da capital portuguesa” e destaca que é um dos melhores destinos do mundo em 2019.  

Explorando ao máximo a localização e abrindo as portadas para a cidade – como é o estilo da cadeia Andaz – o hotel pretende “proporcionar uma experiência de estadia que incentiva os viajantes curiosos a explorar o centro histórico, as magníficas praças e a zona ribeirinha, bem como os vibrantes bairros de Bairro Alto e Chiado”. É igualmente destacada a “mundialmente famosa” gastronomia de Lisboa. 

Segundo Nuno Galvão Pinto, vice-presidente regional para a Europa da Hyatt, há uma demanda de hotéis com quartos e apartamentos de luxo em Lisboa, com o estilo da marca Andaz: Hotéis de luxo não uniformizados aproveitando um estilo de vida local, “com imagens, sons e sabores de cada propriedade para uma experiência local distinta”, refere o site corporativo. Muito centrais, seja em Amesterdão, Londres, 5.ª Avenida, San Diego ou West Hollywood, tentam uma osmose de luxo com o exterior circundante. 

Arquitetos e designers locais colaboram

Para conseguir o mesmo em Lisboa, além de alargar a colaboração da Hyatt com a Feuring, depois dos projetos em Milão, Veneza e Frankfurt, o projeto do hotel Andaz Lisboa, o seu traço, recuperação e design ficaram entregues a um conjunto de arquitectos e designers locais. Os arquitectos responsáveis pelo Andaz Lisboa serão Andreas Mörschel – que já trabalhou na recuperação de um prédio na rua Augusta – e Pedro Reis – também já com projetos de recuperação no centro da capital. Na área de design de interiores foi contratada a empresa que já trabalhou para o Vidago Palace e Bairro Alto Hotel, a Bastir

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Veja também:

Ultima actualização: 24 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo