Imoblog

Lisboa: Campolide

Tudo sobre Campolide

Campolide é uma freguesia portuguesa, localizada na zona centro da cidade de Lisboa. Foi criada em 1959, com a reforma administrativa de Lisboa, a partir do antigo território de São Sebastião da Pedreira e Santa Isabel. Foi, em tempos, terra de cultivo e eleita terra de bons vinhos, que originaram o tão conceituado Vinho de Campolide. Por toda a encosta era possível avistar olivais, pomares e vinhas. Atualmente, esta encosta guarda Campolide, um bairro calmo, seguro e muito cobiçado pelos jovens.

Possui a mesma designação e ocupa praticamente a mesma área, 2,77km2, desde a sua formação. Área esta que acolhe cerca de 15.460 habitantes, distribuídos por cerca de 9.255 alojamentos. 65% dos edifícios são prédios compostos por 1 a 2 pisos, com construções realizadas entre as décadas de 40 a 70 (aproximadamente 45% dos edifícios). Grande parte dos edifícios tem, em média, 1 a 2 alojamentos.

 

O que tem Campolide para oferecer?

Campolide é habitada por famílias, idosos e, cada vez mais, jovens, que percorrem diariamente as mais de 115 ruas da freguesia, para trabalhar, passear, fazer desporto ou compras. Até porque a maioria do comércio está aqui concentrada, tendo sido um dos maiores da cidade durante vários anos. Se preferir, pode ainda dirigir-se às Amoreiras, onde se encontra o Amoreiras Shopping Center.

A grande atração dos jovens por esta freguesia deve-se ao facto de possuir o Campus Universitário de Campolide, onde se localizam algumas das faculdades da Universidade Nova de Lisboa, tais como a Faculdade de Economia e Gestão, a Faculdade de Direito e a NOVA Information Management School. Para além destas faculdades, acolhe a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o Serviço de Ação Social e a Residência Universitária Alfredo de Sousa.

As iniciativas levadas a cabo pela Junta de Freguesia de Campolide trazem inúmeras vantagens para os residentes, nomeadamente a nível cultural, desportivo, social, educacional, de saúde e outros. A título de exemplo, no âmbito cultural, são realizadas cárias iniciativas que promovem a preservação de tradições da região, como as marchas ou as próprias tradições académicas, documentários sobre a freguesia, festejos de datas importantes como o Dia Mundial da Poesia, concertos, entre outras atividades.

Campolide, para além dos espaços verdes que oferece, possui locais emblemáticos que tornam esta freguesia ainda mais única e especial. De todos, destacam-se a Torre das Amoreiras, o Aqueduto das Águas Livres, o Jardim das Amoreiras, o Arco de São Bento, o Chafariz do Alto do Carvalhão e a Ermida da Cruz das Almas.

 

Como é viver em Campolide?

Segundo a aplicação GeoHab, do INE – Instituto Nacional de Estatística, o valor médio de vendas de imóveis em Campolide ronda os 2.905€/m2.

Num estudo realizado pelo Imovirtual, junto dos residentes de Campolide, foi possível avaliar a freguesia nas mais variadas componentes. Conheça os resultados:

Se está a pensar em comprar ou arrendar casa em Campolide, não se esqueça de consultar todas as ofertas disponíveis no Imovirtual.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 21 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo