Decoração

Lavandaria em casa: como criar um espaço bonito e funcional

Crie uma lavandaria doméstica com estas dicas

Lavar a roupa, estende-la e passá-la a ferro é uma das tarefas domésticas que se faz com mais frequência no nosso dia-a-dia. Nem todas as casas estão preparadas para receber esta divisão mas, ao contrário do que se possa pensar, é muito fácil criar uma lavandaria em casa. Com algum planeamento, visão e paciência, terá um local para tratar das suas roupas que se enquadre na decoração da casa e que ao mesmo tempo seja funcional. Para isso, basta seguir as nossas dicas e pôr mãos à obra.

Mas se preferir encontrar uma casa já com esta característica, pode procurar uma por entre os imóveis com lavandaria à venda no Imovirtual!

AS NOSSAS DICAS

Faça um plano

planeamento de lavandaria

Estabelecer prioridades é o segredo para o sucesso de qualquer projeto e este não é exceção. Pense no que seria útil ter na sua lavandaria doméstica: talvez um lavatório para fazer as lavagens à mão de peças de roupa delicadas ou um verão para pendurar a roupa que sai da máquina de secar e que necessita de ser passada a ferro. Provavelmente vai precisar de um sítio para guardar produtos de limpeza, ferros de engomar, sacos para lavagem de roupas. Mediante o tamanho do espaço que tem disponível para a sua lavandaria, pense naquilo que poderá fazer sentido para lhe facilitar o dia-a-dia.

Escolha as máquinas

máquinas de lavar e secar

Claro que as estrelas da lavandaria serão, sem quaisquer dúvidas, as máquinas de lavar e secar. Isto se optar por esta última – pode sempre instalar um estendal interno para secar a sua roupa sem fazer consumos elevados de energia, poupando o ambiente e a fatura da luz. É importante escolher uma máquina de lavar a roupa que satisfaça as suas necessidades, como mais ou menos capacidade (kg) e cujos programas de lavagem sejam do seu agrado. Posto isto, tire as medidas para não ter surpresas. Certifique-se que os eletrodomésticos cabem nos espaços que planeou para eles e que se encaixam na disposição da divisão.

Arrumação nunca é demais

arrumação lavandaria

Quando estiver a planear a disposição da sua lavandaria, pense que arrumação nunca é demais. Lembre-se que neste espaço vai acumular um grande número de objetos como frascos de amaciador, tira nódoas, pérolas de cheiro, detergente, cestos de roupa para lavar, ferros de engomar, tábuas de passar a ferro, escovas para remoção de nódoas, etc etc. Pense num espaço como um todo e otimize-o para conseguir tirar melhor partido dele.

Não se esqueça dos produtos de limpeza

detergente roupa

Se os eletromésticos são as estrelas da lavandaria, os produtos de limpeza é que os fazem brilhar. Faça uma lista com as suas necessidades e mantenha-a sempre por perto para saber aquilo que lhe falta. Assim, além de não correr o risco de deixar acabar o amaciador, também evita de andar nos corredores de limpeza do supermercado a comprar produtos em excesso. Para o ajudar nesta tarefa, deixamos-lhe alguns dos detergentes mais usados nas lavanderias:

  • Detergente para a roupa (em pó, líquido ou em cápsulas)
  • Amaciador (concentrado ou não)
  • Pérolas de Cheiro
  • Tira-nódoas (pó, gel, spray)
  • Detergente manual
  • Branqueador de Roupa
  • Toalhitas Anti-Transfência de Cor
  • Líxivia
  • Detergente da Loiça (ideal para remover nódoas de gordura)

Decore o espaço a seu gosto

decoração lavandaria

Como qualquer outro espaço, a lavandaria pode e deve ser decorada ao seu gosto. Lá por ser um “local de trabalho” não quer dizer que seja um sítio frio e aborrecido. Experimente decorar a sua lavandaria com os próprios produtos de limpeza, investindo em pulverizadores, frascos e jarras de vidro para armazenar sprays, pós, cápsulas e pérolas. Adicione um tapete para deixar a divisão mais aconchegante e traga a natureza a este lugar, com algumas plantas. Não se esqueça de decorar as paredes: talvez com um poster de um “Guia para Lavanderia”. Assim além de enfeitar o espaço, ainda tem acesso a informação útil que pode evitar que encolha aquelas calças de licra que tanto gosta.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 23 julho 2021
Botão Voltar ao Topo