Vila Franca de Xira: o que há para descobrir?

Vila Franca de Xira: o que há para descobrir?
Vila Franca de Xira é uma freguesia a meia hora de Lisboa que privilegia de um inigualável património natural – desde a beleza do rio Tejo ao esplendor das Lezírias do Ribatejo.
Esta freguesia é composta por cerca de 18 197 habitantes (2011) e engloba uma área total de 212,86 km² .
Vila Franca de Xira é reconhecida como a terra mãe de grandes nomes do toureio mundial. Por toda a região é visível a influência da tauromaquia – elementos como o campino, o touro e o cavalo constroem a identidade desta freguesia. E estes elementos ganham ainda mais vida quando o entusiasmo popular se transforma em manifestações festivas, como as esperas e as largadas.
A História da Freguesia
No início do século XIX toda esta região foi abalada pelas invasões francesas. Deste modo, a localização estratégica de Vila Franca de Xira destacou-se na criação de um sistema defensivo, construído em grande sigilo entre 1810 e 1812, para fazer face ao invasor francês que se iniciava nesta região. Esse sistema ficou conhecido como as linhas de Torres Vedras.
Vila Franca de Xira desempenhou ainda um papel preponderante durante os tempos conturbados que acompanharam a instauração do liberalismo em Portugal. De 27 de Maio a 3 de junho de 1823 ocorreu um golpe de estado comandado por D. Miguel, a Vilafrancada, e todo o seu regimento, guarnição e o próprio rei D. João VI ficaram instalados na freguesia.
Nesse sentido, foi no século XIX, que Vila Franca de Xira foi “promovida” e tomou a forma administrativa de concelho, tal como hoje o conhecemos, consequência do reordenamento geral dos municípios promovido pelo regime liberal.
Locais a não perder em Vila Franca de Xira
Vila Franca de Xira é rica em património natural e os Passadiços do Tejo – percursos que, embora não apresentem nome oficial, são assim designados devido à proximidade com o rio – são a prova viva disso. Os Passadiços do Tejo são uma rede de caminhos pedonais e clicáveis com 5627 metros e composto por quatro percursos.
Além disso, há ainda, situado no coração da Reserva Natural do Estuário do Tejo, um dos melhores locais do país para observar aves – o Espaço de Visitação e Observação de Aves. Um lugar esplêndido devido aos lagos que o rodeiam e às mais de 200 espécies que sobrevoam aquela zona.
A freguesia também está repleta de património histórico. A Praça de Touros Palha Blanco com mais de um século de existência é um dos ex-líbris da cidade, ao representar a cultura tauromáquica da região, já que a festa brava corre no sangue da terra. A Fábrica das Palavras, onde outrora existiu uma fábrica de descasque de arroz, é um edifício de arquitetura moderna que acolhe a biblioteca municipal e um centro cultural. E há ainda, no centro da cidade, o Museu Municipal e o Museu do Neo-Realismo.
Como é viver em Vila Franca de Xira?
O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias e os concelhos de Portugal, “Ideal Neighborhood”. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração dos residentes das localidades, que avaliaram de 0 a 5 várias categorias, como a segurança, a limpeza, o estacionamento, os espaços de lazer e outros.
Dentro do distrito de Lisboa, a freguesia de Vila Franca de Xira obteve uma classificação geral de 3,69 pontos. As classes em que melhor se destaca são a segurança, o acesso aos transportes públicos e a qualidade dos estabelecimentos de ensino. As categorias a que foram atribuídas pontuações mais baixas foram o acesso a estacionamento, a qualidade do ar e a variedade de espaços de lazer.
Se está a pensar em comprar ou arrendar casa em Vila Franca de Xira, não se esqueça de consultar todas as ofertas disponíveis no nosso site.

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Leia também
- Lisboa: Santa Maria Maior uma freguesia de Tradições
- Casas em Lisboa – Onde Comprar Moradia ou Apartamento?
- Lisboa: Alvalade





