Notícias

Número de edifícios em Portugal aumentou na última década

Número de edifícios em Portugal aumentou na última década

Na última década o número de edifícios em território nacional aumentou para mais de 3,5 milhões. A notícias é avançada pela publicação Notícias ao Minuto, em conformidade com dados provisórios dos Censos, citados pela Marktest. A empresa especializada em estudos de mercado, refere em comunicado no seu website que “De acordo o INE, e segundo os dados provisórios dos Censos 2021, existem em Portugal 3.573.416 edifícios. Este valor representa um aumento de apenas 0,8% relativamente ao anterior recenseamento, de 2011“, deixando ainda a nota que “foi neste último período intercensitário que o número de edifícios registou o acréscimo mais reduzido”.

Relativamente a regiões e em termos absolutos, o maior aumento aconteceu nos concelhos do Seixal (mais 2.080), Barcelos (mais 1.822) e Vila Nova de Famalicão (mais 1.436). Mas em termos relativos foi nos “concelhos da Golegã, Madalena e Corvo que o número de edifícios mais aumentou entre Censos, respetivamente mais 12,6%, 12,4% e 7,7%”, refere a Marktest.

Os concelhos de Porto, Lisboa e Funchal, foram aqueles onde o “parque edificado [mais] perdeu”, sendo que na região da Invicta foram contabilizados menos 5.021 edifícios, seguindo-se a capital com menos 3.273 e o Funchal com menos 1.226. Já em termos relativos, as maiores quebras foram observadas em “Tarouca (menos 12,9%), Porto (menos 11,3%) e Penela (menos 8,8%)”.

A nota da Marktest dá ainda conta de que 59% dos edifícios existentes foram construídos entre 1961 e 2000 e que 87% dos edifícios são constituídos por um alojamento.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

  • INE: Preço das casas aceleram significativamente em Lisboa
  • Preço das casas sobe 11,7% em Lisboa e 10,3% no Porto
  • Arrendamento: Paços de Ferreira constrói 60 habitações a preço reduzido

Ultima actualização: 09 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo