Notícias

Almada vai ter uma ‘nova cidade’ que contará com investimento de 800 milhões

Almada vai ter uma ‘nova cidade’ que contará com investimento de 800 milhões

Chama-se Innovation District e é um projeto imobiliário apresentado pela Universidade Nova de Lisboa, com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Almada, que pretende investir 800 milhões de euros em 400 hectares de intervenção, dos quais 110 serão zonas verdes, para criar novas infraestruturas para mais 4500 habitantes. A iniciativa pretende criar uma “nova cidade global” que combinará a sustentabilidade com a inovação e conhecimento tecnológico. Estão previstas obras de expansão do Metro do Sul do Tejo até à Costa da Caparica bem como a reabilitação da zona de Porto Brandão.

As preocupações ambientais também fazem parte da proposta do “Almada Innovation District”. “O projeto prevê a criação de uma comunidade energética com produção própria, sustentável e neutra em carbono, estruturando o desenvolvimento urbano em torno dos parques verdes e integrando, também, métodos e soluções de construção ecológicas e sustentáveis”, refere a autarquia em comunicado.

A nível habitacional, antevê-se a criação de 1000 novos fogos que impulsionaram o desenvolvimento de novas atividades económicas que darão lugar a 17.000 novos postos de trabalho, que resultaram da atração de instituições âncora e empresas, nacionais e internacionais, e do desenvolvimento de um cluster de ciência e inovação.

A proposta começou a ser delineada que começou a ser delineada em 2019 com o Município de Almada, já conta com proprietários que com projetos submetidos para licenciamento. Estima-se que a primeira fase do “Almada Innovation District” esteja concluída em 3 anos, sendo que os promotores do projeto acreditam que o seu desenvolvimento pode ajudar à recuperação põs-pandemia. No rol de proprietários e investidores privados, estão nomes como Cordalequation, Rustik Puzzle, Sostate, Empresa Maia e Pereira, Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, Emerging Ocean, Rio Capital, Orbisribalta e Fundação Serra Henriques. Note-se que foi há um ano que estas entidades assinaram um memorando de entendimento com a Universidade Nova de Lisboa.

O vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, José Ferreira Machado, afirma que a génese do Innovation District são as pessoas, “o seu talento e as redes que estabelecem entre si”. “As pessoas precisam de sítios para viver e para interagir: lugares onde possam residir, trabalhar, conversar e usufruir dos seus tempos livres, ou seja, precisam de cidades como aquela que irá nascer em Almada e que irá reforçar a internacionalização da região da Grande Lisboa”.

Já a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, acredita que este é um “projeto estruturante para a afirmação de Almada, enquanto polo de inovação e de criação de soluções de sustentabilidade inovadoras, assumindo também um papel de projeção de Portugal a nível internacional”, esclarece.

Imovirtual Investidores Autor Blog Imovirtual

O nome diz tudo, não é? Tratam de todos os temas sobre investimento imobiliário.

Leia também

Ultima actualização: 11 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo