Notícias

Douro vai ter nova ponte que custará 50M€

Douro vai ter nova ponte que custará 50M€

O concurso público para a concessão da construção da nova ponte sobre o Douro foi lançado esta semana, na presença do Primeiro-Ministro que revelou a necessidade de “começar a reconstruir o amanhã dos portugueses. Há um depois da covid-19”. Estima-se que a construção da travessia, que vai ser construída entre as pontes Arrábida e D.Luís I, irá representar um investimento de 50 milhões de euros. A ponte, que irá contar com vias para peões e bicicletas, está destinada para a utilização exclusiva do metropolitano, que contará com uma nova linha para ligar o Campo Alegre e à VL8. Esta será a primeira grande obra concretizada ao abrigo do Plano de Recuperação de Resiliência (PPR).

António Costa reconhece os constrangimentos que a edificação irá causa, como a necessidade de fechar o trânsito e o barulho, mas acredita que será uma alavanca para dinamizar a economia e proporcionar a criação de novos postos de trabalho. Nas palavras do Primeiro-Ministro, será uma obra “que fica para o futuro”. Durante o lançamento do concurso público, que decorreu na passada terça-feira, o líder do executivo destacou ainda a ação da União Europeia no combate à pandemia. “Ao contrário do que aconteceu na anterior crise, a resposta foi aumentar o investimento publico”, destacou ao Diário de Notícias.

Em declarações à TSF, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, revelou a urgência em “fazer estes investimentos para que a economia possa recuperar após a pandemia, mas há coisas que não se conseguem fazer depressa e uma delas é uma ponte sobre o rio Douro, entre duas fragas no Porto e em Gaia, a 500 metros a poente da obra maior do Edgar Cardoso, que é a Ponte da Arrábida, e a nascente da Ponte Luís I, que é uma ponte da escola do Eiffel. Tem que ser um projeto muito cuidado”.

Durante o evento, também foi apresentado um concurso de ideias para o projeto, com um juri composto por 11 elementos, entre os quais os arquitetos Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa, Inês Lobo e os engenheiros Júlio Appleton e Rui Calçada. Ainda que seja um “desafio técnico extraordinário”, o Ministro do Ambiente espera poder “atrair os melhores projetistas de pontes do mundo” com o concurso mundial de ideias para projetistas de pontes. Os candidatos devem submeter os seus projetos, contemplando um estudo de exequibilidade e custos finais, até julho de 2021. Os três primeiros classificados receberão prémios entre os 50 e os 150 mil euros e o vencedor será conhecido durante o segundo semestre deste ano.

Quanto às obras, fonte oficial do Governo avança que devem arrancar nos primeiros meses de 2023.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 07 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo