Lifestyle

Passagem de ano: onde dar as boas vindas a 2022 em Portugal

Passagem de ano: onde dar as boas vindas a 2022 em Portugal

Estamos na reta final de 2021 e cada vez mais perto do Reveillon, que este ano, à semelhança do que aconteceu em 2020, também não irá ser celebrado com fogos de artifício e concertos memoráveis em território nacional. É que os números da pandemia da COVID-19 continuam a estragar os festejos e a maioria dos municípios já cancelou os seus programas de passagem de ano. Mas uma coisa é certa: existem muitas maneiras para festejar e uma delas é sem dúvida dar as boas vindas a 2022 num lugar diferente. As viagens essenciais e não-essenciais são permitadas em território nacional sendo necessário apresentar certificado de vacinação e teste negativo, no caso de viagens feitas por avião (consulte todas as restrições em vigor no site Visit Portugal). Existem muitos pontos turísticos interessantes em Portugal para explorar e nada melhor do que aproveitar o fim de semana do Reveillon para partir à descoberta de novos locais. Deixamos-lhe a sugestão de 6 lugares e recomendamos que faça a sua reserva o quanto antes, para não perder pitada.

Madeira

o que visitar na madeira

Mesmo com a pandemia a assombrar os festejos da passagem de ano, a Madeira é a excepção à regra. Os habitantes da ilha e os turistas que a visitam vão poder contar com os tradicionais fogos de artifício e a poncha, que este ano terá de ser adquirida em cafés, restaurantes e bares ao invés de na rua. Importa ressalvar que deverá passar por um controlo sanitário para aceder ao recinto das festas e que por isso deve ter na sua posse, certificado digital ou teste negativo. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que destaca a ocupação de 85% das unidades hoteleiras para o Natal e Passagem de Ano. Uma vez na Madeira, não se fique apenas pela festa da passagem de ano: aproveite para conhecer alguns dos pontos de interesse e tradições mais emblemáticas da ilha. Visite o Jardim Tropical Monte Palace, tire uma foto com as casas de Santana, explore Fajãs dos Padres, faça uma levada e suba ao Cabo Girão.

Gerês

o que visitar no gerês

Qualquer altura do ano é indicada para fazer as malas e partir à descoberta do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Pela zona, encontra várias unidades hoteleiras e alojamentos locais para passar a meia noite de dia 31 de dezembro. Mas o melhor de tudo é que pode aproveitar para conhecer algumas das pérolas que esta região do Minho esconde. A Barragem de Vilarinho das Furnas, o Santuário da Nossa Senhora da Peneda e a Cascata de S. Miguel são algumas delas. Se é um explorador nato e gosta de caminhadas, então o Gerês é um ótimo local para dar as boas vindas a 2022. Para melhor organizar o seu roteiro, convidamo-lo a ler o nosso artigo Conheça os encantos do Gerês.

Porto

o que visitar no porto

Os festejos de passagem de ano foram cancelados pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira que justificou a decisão ao Diário de Noticias: “Vamos evitar a concentração nas ruas por essa razão. Era nossa intenção fazer o fogo-de-artifício na praia, mas as circunstâncias são o que são e temos de nos ajustar”. Assim o concerto da banda GNR, anteriormente agendado para o dia 31, foi antecipado para dia 30 no Pavilhão Rosa Mota e “será gratuito para os portadores do cartão Porto ponto” e que tenham “vacinação completa”, revela o autarca. Mas se há lugar que não faltam pontos de interesse para explorar é o Porto e durante o fim de semana da passagem de ano, pode aproveitar para explorar o Centro Histórico da cidade, atravessar a ponte D. Luís I, admirar a beleza da Igreja das Carmelitas, ver o pôr do sol no Jardim do Morro ou apreciar a beleza da Ribeira enquanto degusta um copo de um bom vinho.

Serra da Estrela

Imagine dar as boas vindas ao novo ano com família ou amigos em plena maravilha natural, a Serra da Estrela? Quem sabe até tenha a sorte de visitar o ponto mais alto de Portugal após um nevão. Seja como for esta é uma região mágica e única que oferece vários pontos de interesse para explorar, onde se inclui a subida à Torre, a visita à Aldeia de Natal, Cabeça (até 2 de janeiro), o passeio pelo Covão d’ Ametade, a contemplação do emblemático Covão dos Conchos, a fotografia da praxe na Lagoa Comprida e a procura pela mágica cascata do Poço do Inferno.

Lisboa

o que visitar em lisboa

Abandonamos o Norte e Centro de Portugal, para rumarmos até à capital de Portugal. Lisboa é indubitavelmente um dos locais mais visitados em Portugal. À semelhança do que aconteceu no Porto, os festejos de passagem de ano também foram cancelados pela autarquia. E apesar do Terreiro do Paço não acolher o recinto de festas do Reveillon e os típicos concertos, uma vez na capital, a visita a este ponto de interesse é obrigatória – especialmente à noite, quando as luzes de natal de iluminam. Chiado, Parque Eduardo VII (que na altura da passagem de ano, ainda acolherá o Mercado de Natal, Wonderland Lisboa), Bairro Alto, Miradouro São Pedro de Alcântara, Alfama e Belém, são algumas das zonas e pontos de interesse que deve incluir no seu roteiro pela cidade.

Faro

o que visitar no algarve

E quem fala em Faro, fala em toda a região do Algarve na sua generalidade. É que embora o sul do país seja mais concorrido durante o verão, por conta das suas maravilhosas praias, águas cristalinas e formações rochosas, o Algarve também tem o seu encanto durante o Inverno. Particularmente, costuma ser muito procurado por grupos de amigos para dar as boas vindas ao novo ano. Mas tal como acontece no Porto e em Lisboa, também os municípios algarvios cancelaram as suas festas de Reveillon. Mas ainda assim há muitos bons motivos para rumar a sul: faça uma roadtrip pelas principais cidades do sul, acompanhe o Percurso dos Sete Vales Suspensos, aproveite para visitar Sagres, explore o Parque Natural da Ria Formosa, deguste as iguarias do mar nos vários restaurantes da região e visite a Ponta da Piedade. Se procura mais razões para visitar o Algarve, leia o nosso artigo: 5 lugares a visitar no Algarve.

Encontre aqui todas as casas de férias para arrendar no Algarve

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 19 dezembro 2021
Botão Voltar ao Topo