Imobiliário

Os erros mais frequentes dos compradores de primeira habitação

Os erros mais frequentes dos compradores de primeira habitação

Comprar uma casa pela primeira vez pode ser um processo complicado e um pouco assustador, especialmente no caso de jovens casais que começam a equacionar uma vida a dois. A dimensão da oferta Mercado Imobiliário, o desconhecimento dos procedimentos e o entusiasmo pela nova etapa acabam por gerar alguns erros que podem ser facilmente evitados para facilitar todo o processo. Por isso, reunimos alguns dos deslizes mais comuns entre os compradores novatos para que possa antecipá-los, evitá-los e garantir que tudo corre dentro dos conformes durante a compra da sua nova casa.

 

Esquecer os custos

O Crédito Habitação não será o único custo na compra de uma casa. Com ele vem agregado o pagamento de despesas únicas como os custos do imposto de selo sobre o empréstimo, das comissões devidas ao banco, do registo mútuo com hipoteca, do seguro de vida e multirriscos, da escritura e dos impostos devidos ao estado, como o IMI e o IMT. Mas é claro que mensalmente estará sujeito aos gastos mensais, custos menores que ao fim do mês impactam a carteira, como é o caso do seguro de propriedade, impostos, contas de luz e água e outras taxas. Antes de comprar uma casa, avalie as suas poupanças para perceber se terá fundo de maneio para suportar todos os encargos.

 

Procurar uma casa antes do empréstimo

Procurar a casa perfeita é por si só um processo moroso e desgastante. Por isso, depois de encontrar o imóvel pretendido e decidir avançar com o negócio, não vai querer vai querer perder tempo a perguntar se pode comprá-la. Ter conhecimento do seu orçamento máximo e antes de iniciar a pesquisa é meio caminho andado para tornar o processo mais fácil e eficiente. Assim, quando decidir que está na hora de comprar uma casa, apresse-se logo a pedir uma pré-aprovação para um empréstimo.

 

Não contratar profissionais

Mudar de casa não é tão simples arrumar as suas coisas e alugar uma carrinha de mudanças. Além de ser crucial poder contar com o apoio de um Mediador Imobiliário para a procura de um novo imóvel, também deve fazer questão de planear contratar equipas especializadas em mudanças para quando o grande dia chegar. Não só irá garantir que os seus pertences irão chegar à nova morada sãos e salvos, como também irá poupar as pernas e braços.

 

Ser muito exigente

Não há nada de errado em saber o que se ambiciona para uma futura casa. Mas se a lista de itens obrigatórios ficar muito longa e específica, pode cair no erro de estar à procura da casa ideal por muito tempo. Lembre-se: casas perfeitas não existem, por isso a solução mais viável é investir num imóvel que lhe agrade e posteriormente realizar obras para fazer as alterações que pretender.

Encontre aqui os imóveis disponíveis para venda no Imovirtual

 

Falta de visão

Visitou 20 ou 30 imóveis e nenhum deles lhe agradou ou lhe pareceu pronto para a mudança? Muitas casas têm potencial oculto, por isso nas visitas presenciais, tente olhar além dos tapetes felpudos, dos candeeiros ornamentados e dos móveis dos anos 80. Imagine como será a aparência da casa com todos os seus pertences ou tente imaginar as divisões vazias.

 

Ignorar o futuro

Na escolha da sua casa, é importante pensar no futuro. Se pensa por lá ficar durante muito tempo, deve avaliar se aquelas 4 paredes terão potencial para se adaptar a todos os eventos da sua vida, como a chegada de um filho. Os quartos serão suficientes? A casa está localizada perto de escolas? Tem serviços como hospitais, transportes públicos, supermercados e farmácias nas redondezas? Estas são questões que não pode ignorar quando pensa em adquirir um imóvel.

 

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 02 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo