Lifestyle

Conheça o calendário para plantar e organizar o seu jardim [janeiro a junho]

Para ter um jardim ou uma horta vistosos, coloridos e produtivos deve plantar as espécies botânicas e hortícolas próprias da época. Assim, nada melhor do que fazer um bom planeamento do que quer plantar. Nesse sentido, deixamos algumas ideias para escolher bem o que plantar no primeiro semestre do ano.

É sabido que a primavera é a estação do ano em que os jardins se encontram no seu máximo esplendor. Contudo, para que tal aconteça há que ter semeado e plantado as espécies mais adequadas a essa estação.

De janeiro a junho

Janeiro

E como o ano começa em janeiro, é logo aqui que deverá dedicar-se a preparar essa primavera florida no seu jardim, no terraço ou na horta.

Este é o mês mais trabalhoso, apesar de a grande maioria das plantas se encontrar em descanso vegetativo. Esta é uma excelente altura para semear petúnias, ervilhas de cheiro e gipsófilas. No entanto, também é uma boa altura para semear espécies anuais de verão, bienais, rosas e bolbos de vaso. No caso de ter uma horta, janeiro é um bom mês para semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, espinafres e nabiças.

Fevereiro

Já no mês de fevereiro a principal tarefa é a limpeza. Assim, de tesoura de poda em riste, deve retirar tudo o que se encontre seco, deteriorado ou com mau aspeto.

Por outro lado, esta é um bom momento para plantar coníferas, árvores de sombra de folha caduca e espécies de folha perene.

Já na horta, esta é a altura para semear abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beterrabas, cebolas, coentros, couve galega, couve de repolho, couve tronchuda, nabos, rabanetes, salsa e tomate.

Março

No mês que fecha o primeiro trimestre e com a primavera a chegar a passos rápidos, na horta deve insistir na sementeira de abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beringelas, beterrabas, cebolas, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve galega, couve lombarda, espinafres, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate.

Já no jardim é tempo de plantar asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas, verbenas e zínias, além de ageratos, petúnias e cravos-túnicos.

Abril

No mês de abril é altura de dedicar um pouco mais de atenção ao jardim, pois é essencial começar a adubar a terra e a aumentar as regas à medida que a temperatura vai subindo. Esta é também altura para plantar artemisas e cosmos (ao sol), astilibes (à sombra), asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas e zínias.

Na horta o momento é para semear abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beringelas, beterrabas, cenouras, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate se ainda não o foram nos meses anteriores.

Maio

O mês de maio é aquele em que tudo para começar a explodir no jardim, iniciando-se o espetáculo das flores a desabrocharem e o colorido a tomar conta do espaço.

Esta é ainda a altura para semear bolbos e tubérculos que florescem já no verão ou no outono, assim como begónias, dálias, asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas e zínias.

Na horta, a lista de sementeiras não varia muito em relação aos meses anteriores.

Junho

Com a chegada do mês de junho é tempo de voltar ao trabalho em torno do jardim, arranjar tempo, calçar as luvas e enfiar as mãos na terra. Esta época ideal para plantar vivazes, maciços à base de áster, rudbequias, heliantus e bolbosas como os gladíolos, begónias e agapantos.

Já na horta, mantêm-se as condições certas para continuar a semear abóboras, acelgas, agriões, alfaces, beldroegas, cenouras, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, flor de mostarda, rabanetes e salsa.

Ultima actualização: 24 outubro 2020
Botão Voltar ao Topo