Lifestyle

Como escolher o frigorífico ideal

Como escolher um frigorífico

É provavelmente o eletrodoméstico mais importante em casa, já que passa a maior parte do ano (senão todo) em funcionamento. Na hora de escolher um frigorífico para a sua casa, deve ter em conta (pelo menos) três fatores: a durabilidade, poupança e o espaço que o aparelho vai tomar na sua cozinha. Existem vários tipos de frigoríficos e dependendo do espaço que tem disponível e dos seus objetivos, terá de avaliar qual é aquele que mais se adequa ao seu agregado familiar. Este é um dos pormenores a que deve ter atenção na hora de eleger o aparelho, mas existem mais factores que deve ter em conta, que passamos a enumerar:

Leia também: Como organizar o frigorífico e congelador

Tipos de Frigorífico

A tipologia de um frigorífico vai influenciar o espaço ocupado pelo eletrodoméstico, o seu design e, claro, o espaço disponível para armazenar alimentos. Dependendo das suas preferências pessoais, das necessidades da sua família e do local onde o frigorífico vai ficar localizado, deve escolher um dos 5 tipos de frigorífico:

  • Frigorífico sem congelador: sem espaço para congelador;
  • Frigorífico com congelador: organizado em duas zonas separadas, sendo que a zona de congelação se situa na parte superior e a de refrigeração na parte inferior;
  • Combinado: tal como o modelo anterior, também os combinados são concebidos em duas zonas separadas, a diferença reside na disposição das partes do frigorífico: neste modelo a zona de refrigeração situa-se na parte superior e a zona de congelador na parte inferior;
  • Frigorífico de Encastre: ideal para aqueles que não gostam de eletrodoméstico à vista e que preferem ter a cozinha mais liberta;
  • Frigorífico Americano: este tipo de frigorífico também é conhecido como side by side. Também possui as duas zonas (congelação e refrigeração) com a diferença de que neste modelo estão dispostas lado a lado (tal como o próprio nome indica).

Capacidade do Frigorífico

  • Até 250 L: para casais ou famílias pequenas
  • De 251 a 300 L: para famílias de 3 a 4 elementos
  • De 301 a 350L: para famílias de 4 a 6 elementos
  • De 351 a 400 L: para famílias superiores a 6 elementos
  • Superior a 400 L: para famílias superiores a 8 elementos

Tecnologia de Refrigeração

No que respeita ao sistema de refrigeração do frigorífico, hoje em dia já existem várias tecnologias e deve ter em conta aquela que é mais vantajosa para sua situação, considerando a rapidez de recuperação da temperatura. Apresentamos-lhe agora 4 tipos de tecnologia de refrigeração.

  • No frost: não acumula gelo e recupera facilmente a temperatura após a abertura das portas. Ideal para quem faz descongelações periódicas, esta opção é mais cara a nível energético o que se reflete na fatura da luz;
  • Ventilado: a circulação de ar, que permite manter uma temperatura constante e consequentemente melhor conservação dos alimentos. Este tipo de sistema evita a condensação;
  • Estático: o frio é gerado a partir de um gás que arrefece as paredes do equipamento. É mais lento a atingir as temperaturas definidas e acaba por acumular gelo com facilidade. Se escolher um aparelho com este tipo de tecnologia, note que deverá fazer pelo menos duas descongelações ao ano.
  • Low Frost: a sua tecnologia é semelhante à do No Frost. Porém, nos frigoríficos deste tipo existe alguma humidade para melhor preservar os alimentos. A formação de gelo é mais reduzida, tanto no sistema de refrigeração como no sistema de congelação.

Eficiência Energética

O fator eficiência energética é muito importante, tanto para a redução do ruído do aparelho como para aliviar os níveis de consumo, e consequentemente as suas contas ao final do mês. Este indicador avalia o uso da energia necessária para que o frigorífico cumpra a sua função, de refrigerar e congelar, gastando o mínimo de energia elétrica possível. Para determinar a eficiência energética de um aparelho, existe uma escala que vai desde a categoria A+++ à categoria D, sendo esta última a mais baixa.

Também lhe pode interessar: Eficiência energética: Poupar com o Autoconsumo

As estrelas do congelador

Quando falamos em número de estrelas, estamos a referir-nos ao prazo máximo que um alimento pode ser guardado no congelador sem que a sua qualidade se altere. Este indicador é calculado segundo as temperaturas que os aparelhos conseguem atingir. Passamos agora a enumerar os tipos de categorias:

  • uma estrela (*) – atingem uma temperatura até -6ºC e conservam os alimentos congelados até uma semana;
  • duas estrelas (**) – atingem uma temperatura até -12ºC e conservam os congelados até um mês;
  • três estrelas (***) – atingem temperaturas até -18ºC. Permitem conservar alimentos previamente congelados até um ano;
  • quatro estrelas (****) – temperatura entre -18º e -24ºC. e os alimentos podem ser congelados até um ano.

Preço

Logicamente que ao procurar por um eletrodoméstico para a sua casa, deve ter em conta o seu orçamento. Hoje em dia já existem opções de frigoríficos para todas as carteiras, sendo que uns são mais elevados que outros. O ideal será estabelecer um tecto para a compra de um frigorífico (ex. 600€) e a partir daí filtrar todas as possibilidades que estão ao seu alcance, lembrando que atualmente já existem várias facilidades de pagamento na maioria das lojas.

Design/Cores

Tal como o mobiliário que constitui a decoração da casa, também o design e cores de um eletrodoméstico tão imponente como o frigorífico, fazem diferença no ambiente de cozinha. Talvez tenha os aparelhos todos de uma só cor, como o inox, ou necessite um frigorífico com uma imagem muito própria (exemplificando, os modelos da Smeg e IKOHS). Seja qual for a sua situação, existem opções para todos os gostos, de várias cores, tamanhos e feitios.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Leia mais artigos sobre Lifestyle

Ultima actualização: 21 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo