Lifestyle

Guia para tornar a sua Casa Inteligente

Guia para tornar a sua Casa Inteligente

As casas inteligentes estão na moda, não só por toda a conveniência que os gadgets proporcionam, mas também pelas vantagens energéticas. A domótica tornou possível a gestão automática dos consumos de energia, aquecimento, água: tudo a partir de aplicações de telemóvel que prometem simplificar a sua vida. Porém, o mundo dos aparelhos smart é muito vasto e complexo e o investimento tem de ser pensado, tanto a nível monetário como em termos de necessidades do quotidiano. Planear é a palavra de ordem e na hora de escolher os aparelhos para a sua smart home deve fazer escolhas conscientes. Por isso, o Imovirtual apresenta-lhe um guia para o ajudar a navegar por este mundo.

Antes de começar

Comece por planear e estabelecer prioridades. Que tipo de produtos facilitariam o seu dia-a-dia? Talvez necessite de uma mão extra nas lides da casa e isso possa ser resolvido com um aspirador inteligente. Se foi mãe ou pai recentemente, então seria ótimo poder contar com um monitor de bebé. O importante é determinar quais os dispositivos smart mais adequados às suas necessidades e quais devem incorporar a sua rede de Casa Inteligente. Não se esqueça que para controlar os gadgets necessita de um comando. Pode ser apenas um simples smartphone ou tablet que contenha as aplicações de controle ou então, pode centralizar a gestão num smart hub. Existem várias opções no mercado de marcas como a Google, Amazon e Lenovo, com diferentes características. Mais uma vez, neste campo, deve escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Sempre presentes em todos os cantos da casa

É claro que quando falamos em Casas Inteligentes pensamos automaticamente nas Assistentes Virtuais. Existem várias opções no mercado, mas as mais conhecidas são a Google Assistant e a Alexa, da Amazon. A grande maioria dos dispositivos inteligentes já vem preparado para funcionar com estas duas vozes. Na hora de escolher a sua Assistente, trata-se mais uma vez de uma questão de preferência pessoal. Contudo, lembre-se que a Google Assistant está conectada aos servidores Google, o que significa que é capaz de responder a muito mais perguntas que a Assistente da Amazon e dar muito mais informações acerca de determinado tópico. No caso de se estar a perguntar se pode contar com a Assistente Virtual em todas as divisões da casa, a resposta é sim, basta equipar todo o imóvel com as colunas próprias (que também são ótimas para ouvir música), e criar uma rede. Mais uma vez, tanto a Google como a Amazon oferecem vários produtos distintos.

E por falar em gadgets que podem servir toda a casa, a iluminação inteligente é um deles. Com as lâmpadas smart pode criar ambientes verdadeiramente imersivos, controlando a intensidade da luz e a sua cor. Além disso pode programar as luzes para acenderem a determinada hora e se conectar todo o circuito à sua Assistente Virtual, pode pedir-lhe para ligar a iluminação de determinada parte da casa, sempre que quiser.

Mas existem mais aparelhos smart para melhorar a sua comodidade em toda a casa. É o caso dos termostatos inteligentes, que programam a temperatura para uma determinada hora; das tomadas inteligentes, que ao permitirem a programação de uso, possibilitam uma poupança energética; e dos interruptores inteligentes que transformam um simples estore elétrico num estore inteligente, controlado pela Assistente Virtual.

A Segurança vem em primeiro lugar

Atualmente, já existem no mercado vários aparelhos inteligentes para melhorar a segurança da sua habitação. É o caso das fechaduras e portões inteligentes, cujos modelos podem ser operacionalizados a partir do smartphone ou mesmo com o auxílio de sensores de movimento inteligentes, que detetam a presença humana. A par disso, a segurança de uma smart home pode ser reforçada através de câmeras de segurança inteligentes, muito utilizadas para prevenir situações de perigo. Existem aparelhos que permitem o reconhecimento facial dos utilizadores, evitar falsos alarmes e criar um perímetro de segurança.

Acordar tranquilamente

E que tal poder acordar tranquilamente ao som da música pré-definida do seu despertador inteligente, saber que a sua máquina de café trata do pequeno-almoço por si e que as refeições do cão e do gato já estão programadas para o dia todo? Em programar é que está o ganho! Pode ter acesso a tudo isto na sua casa inteligente, assim como a uma panóplia de eletrodomésticos que prometem facilitar a sua vida, desde frígoríficos multi-funções com hubs integrados, a máquinas de lavar a louça e a roupa que permitem a programação das lavagens e lhe indicam quais os programas mais indicados para o tipo de sujidade daquilo que pretende lavar.

Para relaxar e desfrutar de uma verdadeira casa inteligente

Já aqui falamos de monitores de bebé, os melhores amigos dos país e mães galinhas que não gostam de perder pitada do dia-a-dia da criança, mas ainda assim precisam de um time out. Existem várias opções de mercado e todas elas permitem a observação do berçário através de uma câmara que transmite o sinal para o dispositivo de controlo. Escusado será dizer que pode vigiar o bebé a partir de qualquer lado da casa, o que lhe permite desfrutar de outras atividades.

E já que estamos a falar em momentos de descanso, numa casa inteligente não pode faltar uma Smart TV para assistir a filmes e séries em família. Provavelmente é o gadget inteligente mais conhecido do mercado, mas a verdade é que ótimo poder contar com uma televisão com toda uma panóplia de aplicações, acesso à internet, conetividade com outros dispositivos, controlo por voz, entre muitas outras.

Por último, mas não menos importante, também é possível pedir à sua Assistente Virtual para lhe preparar um banho. Para isso apenas precisa de torneiras inteligentes ou uma banheira que faça a mesma função. Assim, pode tornar a sua casa num spa enquanto acaba as últimas tarefas do dia.

Dia de Limpezas? Eles ajudam

Se gostava de ter um tempo extra para esticar as pernas no sofá, mas as lides domésticas não lhe permitem, saiba que já existem gadgets para o ajudar nesse departamento. Os mais conhecidos são os aspiradores robot, que aspiram e limpam as superfícies nos dias programados e a horas definidas, através de um circuito de mapeamento que lhes comunica qual a superfície de trabalho. E claro, pode controlar todas as funcionalidades a partir do seu smartphone.

Mas se precisa de uma mãozinha extra em trabalhos mais pesados, por exemplo no jardim, saiba que já existem cortadores de relva e limpadores de piscinas inteligentes para lhe facilitar a vida. E por falar em plantas, tem ainda a possibilidade de controlar a hora da rega do jardim, através de sistemas de irrigação inteligentes, que não só permitem uma maior produtividade de rega, como também possibilitam a redução de gastos energéticos e poupança de água.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais dicas para a sua casa

Ultima actualização: 07 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo