Lifestyle

5 destinos portugueses para visitar nas próximas férias

5 destinos portugueses para visitar nas próximas férias

As temperaturas de verão já nos começaram a fazer visitas desde o início do mês de maio. Mas oficialmente, só entramos nesta estação no final do mês de junho. Isto significa que agora é a altura ideal para começar a planear as suas férias. Quer viaje sozinho, com família ou amigos é importante que planeie tudo de antemão para garantir viagem e hotel nos locais que pretende e sobretudo para poupar alguns euros. Pode sempre optar pelas viagens internacionais e visitar alguns países conhecidos pelo seu clima quente durante esta época: o Sul de Espanha e de França, as Ilhas Canárias e a costa Amalfitana em Itália são alguns dos destinos prediletos na Europa.

Mas a verdade é que o nosso país possuí lugares verdadeiramente incríveis de norte a sul. Indiscutivelmente as Ilhas fazem parte deste rol e sendo também alguns dos destinos preferidos dos turistas nacionais, assim como Lisboa, Porto e Algarve. No artigo de hoje falamos-lhe de 5 destinos alternativos para visitar durante estas férias de verão. Recomendamos que visite estas localizações recorrendo a um carro, já que será mais fácil para se deslocar até aos pontos de interesse. Quer goste de praia, cidade ou campo, há opções para todos os gostos. Ora veja.

Conheça: Teletrabalho e férias: 5 destinos portugueses para juntar o útil ao agradável

Vila Nova de Milfontes

Começamos a nossa vigem pelo Alentejo, mais propriamente em Vila Nova de Milfontes, uma das localidades que faz parte do conselho de Odemira. Situada na margem norte da foz do rio Mira, a chamada “princesa do Alentejo” integra a rota da Costa Vicentina. Aliás, é uma das paragens obrigatórias para quem faz este percurso sendo que por lá vai encontrar um misto maravilhas: praias de mar e rio, boas ondas, boa gastronomia, desportos aquáticos e trilhos para desbravar. É uma ótima opção para famílias com crianças, mas também para quem viaja sozinho. A Praia do Patacho, a Praia do Malhão e a Praia das Furnas são alguns pontos de interesse a destacar para quem pretende estender a toalha na areia.

Monsaraz

Continuamos pela região do Alentejo, mas desta vez viajamos até ao interior, mais propriamente a Monsaraz. Esta vila faz parte do distrito de Évora, tendo conquistado um lugar nas 7 Maravilhas de Portugal e sendo por isso um local de paragem obrigatória. Presenteia-nos com uma vista deslumbrante para o castelo medieval no cimo da montanha banhado pelas águas límpidas do emblemático Alqueva. É um local cheio de história, tradição e memórias, que pode facilmente ser explorado apenas num dia, mas que sem dúvida o vai convidar a ficar por mais tempo.

Aveiro

Rumamos agora a norte, mais propriamente ao litoral centro, até aquela que é conhecida como veneza portuguesa e que José Saramago descreveu como corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”. Estamos obviamente a falar de Aveiro e da sua ria cheia de moliceiros que transportam os turistas em passeios cheios de história. Aliás, essa é uma das atividades que deve experimentar quando chegar a esta terra, a par da degustação de ovos moles e da tripa doce e da foto da praxe na Ponte dos Laços. A apenas uma viagem de 10 minutos de carro encontra a Praia da Costa Nova, com as suas emblemáticas casinhas coloridas ás listas, o cenário perfeito para sacar da máquina fotográfica e registar boas memórias.

Encontre aqui casas para férias para arrendar em Aveiro

Douro Vinhateiro

E por falar em rios, está na altura de passarmos para região do Douro Vinhateiro, conhecida pelos seus socalcos naturais impressionantes. É das suas encostas que provém o famoso vinho do Porto, um dos cartões de visita do nosso jardim à beira-mar plantado. Em 2001, as paisagens arrebatadoras desta região conquistaram o título de Património Mundial da Humanidade atribuído pela UNESCO. Apesar do enoturismo ser um dos pontos-chave do Douro Vinhateiro, a verdade é que existem várias aldeias e localidades históricas prontas a ser descobertas – pode sempre optar por fazer a Rota das Aldeias Vinhateiras para não perder pitada. Uma vez na região do Douro, considere experimentar os trilhos pedestres, a gastronomia apetecível e os vários miradouros que proporcionam vistas sob paisagens de tirar o folego.

Veja também: Descubra o Douro com um cruzeiro magnífico

Viseu

Terminamos a nossa viagem no centro de Portugal, mais propriamente em Viseu, uma cidade que nos presenteia com um sem-fim de jardins coloridos e com um magnífico património histórico-cultural. O ideal é agendar a sua visita entre agosto e setembro já que esta a altura que várias gentes rumam a esta região para visitarem a emblemática Feira de São Mateus – que este ano se realiza entre os dias 4 de agosto e 21 de setembro. Viseu é uma das cidades mais antigas de Portugal, terra do lendário Viriato e casa de vários Museus que vale a pena deitar o olho, como é o caso do Museu Grão Vasco, o Museu de Arte Sacra e Casa-Museu Almeida Moreira.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 26 maio 2022
Botão Voltar ao Topo