Imoblog

Porto: Ramalde

Viver em Porto, Ramalde

A freguesia de Ramalde ocupa 5,68 km2 do concelho do Porto, na zona ocidental da cidade, e é habitada por mais de 45000 pessoas (segundo os Censos de 2011).

Uma das maiores freguesias do Porto é também um grande polo industrial da Invicta, abrangendo áreas muito valorizadas do Estádio do Bessa à Avenida da Boavista. Aqui, o preço médio por metro quadrado para um T1, ultrapassa os 2500€.

Como é viver em Ramalde?

No Estudo Ideal Neighborhood (abril 2018), levado a cabo pelo Imovirtual, conta a avaliação (de 1 a 5) dada pelos habitantes de cada freguesia, em diferentes categorias.

Ramalde, entra no quadro comparativo das freguesias do distrito do Porto com os seguintes resultados:

  • Segurança: 3,74
  • Limpeza: 3,58
  • Qualidade do ar: 3,46
  • Silêncio: 3,48
  • Transportes públicos: 4,18
  • Lojas e restaurantes: 4,08
  • Espaços de lazer: 3,50
  • Estabelecimentos: 3,93
  • Espaços de saúde: 3,79
  • Custo de vida: 3,69
  • Acessos: 4,37
  • Estacionamento: 3,73

Podemos verificar que os habitantes de Ramalde estão sobretudo satisfeitos com os acessos, os transportes públicos e as lojas e restaurantes existentes na zona.

De facto, a freguesia está bem servida no que diz respeito a transportes, desde o serviço de autocarros ao serviço de metro, com as estações de Ramalde, Francos e Viso.

No que toca a escolas, pode encontrar várias, para todos os níveis de ensino, desde a Escola Infantil “A Flor”, o Jardim de Infância do Viso/ASAS de Ramalde, a Escola eB1 João de Deus, a Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, (…) até ao IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) uma instituição de Ensino Superior.

Ainda ao nível da Educação mas também a nível Social, a junta de freguesia disponibiliza uma série de serviços de interesse publico como o Gabinete de Desporto, Educação e Juventude,  atividades de ocupação tempos livres jovens apoio domiciliário a idosos no Porto.

Consulte aqui informações sobre equipamentos e respostas sociais, desde creches a centros de dia, passando por serviços de apoio domiciliário a idosos, lares da terceira idade, entre outros, disponibilizadas. no site da junta de freguesia.

Já ao nível da Cultura, é preciso dar destaque ao Museu da Farmácia e à Casa Ramalde, sendo que a junta de freguesia promove, também, “ações culturais tais como Encontros, o Grupo Coral Infantil e Juvenil de Ramalde e o Grupo Coral Sénior de Ramalde;”

Na saúde, a classificação foi de 3.79, demonstrando alguma satisfação, sendo que existem diferentes estabelecimentos de saúde, como é exemplo a Unidade de Cuidados na Comunidade Cuidar, a Unidade de Saúde Familiar Espaço Saúde ou a Unidade de Saúde de Ramalde – S. Salvador ( entre outros).

Com uma avaliação mais baixa aparecem as categorias: qualidade do ar, silêncio e espaços de lazer.

A avaliação global de Ramalde é de 3,76 estrelas, ficando classificada em penúltimo lugar entre as sete freguesias do concelho, ultrapassando apenas Campanhã.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 25 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo