Imobiliário

O Bairro Solum em Coimbra

Tudo sobre Solum, Coimbra

É uma zona relativamente recente em Coimbra, tendo em conta que a sua expansão começou na segunda metade do século XX, na década de 60. Nos últimos anos, a Solum, como é conhecida pelos coimbrenses, é um bairro habitacional que tem crescido exponencialmente e atraído cada vez mais moradores. Faz parte da freguesia de Santo António dos Olivais e hoje é considerada por muitos uma das zonas mais prestigíadas da cidade

solum coimbra

Infra-estruturas

Apesar de se tratar de um bairro habitacional, a Solum oferece um vasto numero de infra estruturas aos seus moradores, entre as quais:

Comércio

A Solum está muito bem servida a nível de comércio. Além do Centro Comercial Alma Shopping, onde se pode encontrar as mais variadas lojas de cadeias conhecias, os cinamas NOS e o supermercado Auchan. O bairro conta ainda com o Gira Solum Galerias, o Atrium Solum e diversas lojas de comércio de rua, onde se incluem negócios de roupa, papelarias, mercearias, agências de viagens, supermercados entre outros.

Restauração

Um pouco por todo o bairro vai encontrar um café para pedir uma bica e um pastel de nata ou um restaurante para saciar a fome à hora de almoço ou jantar. A Solum está tão bem servida no campo da restauração como no do comércio.

Espaços Verdes

Se pretender respirar um pouco de ar puro e desfrutar de um piquenique em família na natureza, na Solum vai encontrar três locais em que o pode fazer:

  • Jardim de Santo António dos Olivais
  • Jardim da Praça 25 de Abril
  • Jardim da Praça dos Heróis do Ultramar
  • Jardim da Solum

Saúde

A nível de infra-estruturas de saúde vai encontrar na Solum várias clínicas das mais variadas especialidades, com destaque para a Clinica do Hospital da Luz. A nível de farmárcias, o bairro também está bem servido.

Escolas

Se tem filhos, certamente que uma das suas preocupações na hora de escolher uma nova zona para viver é a educação deles. Neste departamento os pais e crianças também estão bem servidos: a Solum tem duas Escolas Secundárias – Avelar Brotero e Infanta Dona Maria – assim como a Escola Básica Eugénio Castro e alguns centros escolares. É também neste Bairro que está situado um dos Polos Universitários do Instituto Politécnico de Coimbra, a Escola Superior de Educação de Coimbra.

Desporto

Para quem gosta de manter um estilo de vida saudável é fácil consegui-lo nas várias infra-estruturas desportivas da zona. Destaque para o Estádio Cidade de Coimbra, construído para o Euro 2004, para o Pavilhão Multidesportos Dr. António Mexia e para as Piscinas Municipais. Para os amantes de ginásio, também é possível encontrar uma boa oferta na Solum.

Transportes

A zona da Solum é servida pelos autocarros da SMUTC.

Outras infra-estruturas

Gasolineiras, igrejas, bancos e serviços (como CTT e Agências de Seguros) também são infra-esturas que fazem parte do Bairro Solum.

Casas

Quer comprar ou arrendar uma casa na Solum, Coimbra? O Imovirtual tem no seu Portal uma grande oferta de anúncios de imóveis nesta zona da cidade dos estudantes. Confira tudo nos seguintes links:

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 30 julho 2021
Botão Voltar ao Topo