Imobiliário
Em Destaque

Pagar crédito habitação antecipado

Gostaria de pagar o crédito habitação antecipado? Neste artigo vamos explicar como o pode fazer e quais as vantagens de pagar com antecedência.

O que é o crédito habitação?

Vamos começar por esclarecer o conceito de crédito habitação, para esclarecer eventuais dúvidas que possa ter.

O crédito habitação é um empréstimo que as instituições financeiras geralmente concedem para aquisição de um imóvel. Para tal, é realizado um contrato entre a instituição financeira e a parte que pretende adquirir o imóvel em questão. Saiba qual é o melhor crédito habitação para si aqui.

Como pagar crédito habitação antecipado

O crédito habitação pode ser pago com antecipação, antes do prazo acordado previamente no contrato. E porquê pagar o crédito habitação antecipado? Se o cliente tiver a capacidade financeira para pagar antecipadamente, os juros a pagar pelo empréstimo serão menores do que se decidir esperar até ao estipulado no contrato, o que revela ser uma forte vantagem.

O reembolso pode ser parcial ou total. Vamos explicar as diferenças entre ambas as opções abaixo.

Reembolso antecipado parcial

O reembolso antecipado parcial do crédito habitação significa que parte do capital é pago, não envolvendo a sua totalidade. Ao fazer este pagamento, reduz o montante do capital em dívida, o que por sua vez reduz os juros a pagar sobre o empréstimo – o que significa uma redução das suas prestações mensais. Este é o benefício de pagar o crédito habitação antecipado. De um modo geral, é preferível utilizar as poupanças para pagar antecipadamente uma parte do empréstimo do que investi-las num programa de poupança. As taxas de juro que recebe sobre os seus ativos de poupança são normalmente mais baixas do que as que paga sobre os empréstimos que contrai.

O reembolso parcial antecipado ocorre na data de vencimento da prestação, e o cliente deve avisar o credor com pelo menos sete dias úteis de antecedência.

Reembolso antecipado total

O reembolso antecipado total do crédito habitação acontece quando o valor completo da dívida é pago antes do prazo previamente estabelecido no contrato. Geralmente este tipo de pagamento antecipado decorre quando o mutuário pretende transferir o empréstimo para uma outra instituição.

Em qualquer altura durante o período do contrato, o mutuário pode efetuar um reembolso antecipado total do empréstimo do crédito habitação. Porém, é imperativo avisar o credor com pelo menos dez dias úteis de antecedência.

A instituição onde se encontra o empréstimo deve fornecer à instituição para a qual o empréstimo é transferido todos os dados e elementos necessários à transferência, incluindo o montante do capital em dívida e a duração do contrato inicial, no prazo de dez dias úteis – caso o empréstimo seja transferido para outra instituição de crédito.

pagamento crédito habitação antecipado

Custo do pagamento do crédito habitação antecipado

Para fazer um pagamento do crédito habitação antecipado, habitualmente é necessário pagar um valor à instituição de crédito.

Se o contrato tem taxa de juro variável, a comissão deve ser igual ou inferior a 0,5% do capital reembolsado. Se a taxa de juro é fixa, a comissão deve ser igual ou inferior a 2% do capital reembolsado.

Atenção: se o motivo pelo qual quer pagar o crédito habitação antecipado inclui desemprego, deslocação profissional ou óbito, fica isento de pagar a comissão.

É importante também mencionar que, nos contratos de crédito habitação com taxa de juro variável para a aquisição ou construção de habitação própria permanente, o cliente está dispensado do pagamento desta comissão até ao final de 2023.

Botão Voltar ao Topo