Imobiliário

Arrendar casa completa ou por quarto? – vantagens e desvantagens

Filhos estudantes: vantagens de arrendar um quarto ou uma casa completa

Face à proliferação do mercado de arrendamento, são cada vez mais as pessoas que procuram diferentes opções de habitação em busca dos preços mais acessíveis.

O tipo de habitação partilhada é mais procurado por jovens estudantes ou por profissionais que trabalham por períodos curtos ou limitados numa localidade.

Naturalmente, existem vantagens e desvantagens no arrendamento de uma habitação por inteiro ou de forma partilhada, quer para o arrendatário, quer para o proprietário do imóvel.

Arrendamento de um imóvel por inteiro

No arrendamento por inteiro, podemos referir como vantagens a privacidade inquestionável que a mesma confere ao inquilino. A desvantagem adjacente prende-se com o valor único da renda mensal que recai somente sobre o seu orçamento.

Sob o ponto de vista do proprietário, também podemos afirmar que se torna mais simples lidar com apenas um inquilino do que com vários. O processo da realização do contrato, recebimento da renda mensal e emissão dos respetivos recibos fica muito mais simplificada.

Arrendamento partilhado

O arrendamento por quarto atrai pelos preços praticados que são, naturalmente, menores que o valor da renda de uma habitação completa.

Este tipo de arrendamento confere ao inquilino uma possibilidade de viver em determinadas zonas, como os centros da cidade, que de outra forma poderia não ser possível, pelo valor avultado do arrendamento.

Um inquilino que partilhe casa com outras pessoas também beneficia da partilha de experiências, do conhecimento de novas pessoas e culturas. É possível colmatar a solidão de viver sozinho, criando laços com outras pessoas, e estar disponível a oportunidades pessoais e profissionais que esta partilha possa gerar.

 

Quais são os prós e contras do arrendamento partilhado?

No arrendamento partilhado, o inquilino não tem poder de decisão no que diz respeito ao aluguer dos restantes quartos, isto é, a entrada de outros inquilinos não depende da sua avaliação e aprovação.

Neste sentido, nunca sabe ao certo com quem vai dividir a casa. Para que haja uma boa relação entre todos os inquilinos é importante que as regras de convivência e respeito pelos espaços comuns sejam clarificadas desde a entrada de cada novo inquilino.

Quanto ao proprietário, o arrendamento por quarto permite alcançar uma fonte de rendimento mais elevada, ou seja, permite obter um maior lucro.

A permanência do inquilino poderá ser mais facilmente gerida. A título de exemplo, no que respeita ao aluguer de quartos a estudantes, poderá determinar o período letivo habitual para reavaliação dos contratos de arrendamento.

Como desvantagem do arrendamento partilhado, e aproveitando ainda a menção à permanência dos inquilinos, podemos referir que este tipo de senhorio pode estar frequentemente envolvido na procura de novos inquilinos, para ocupar o lugar daqueles que vão deixando a habitação. Este facto pode levar à ausência de uma renda mensal por mais tempo que o desejado.

O arrendamento por quartos exige ainda um trabalho de maior entrega por parte do senhorio, pois terá de estar disponível para os diferentes inquilinos, que possuem diferentes necessidades. Desde cedo é importante que defina as regras do arrendamento, deixando claro os direitos e deveres do arrendamento.

Uma outra situação vantajosa do arrendamento por quarto prende-se com a permanência do senhorio na própria habitação, como se fosse outro inquilino. Nestes casos, o proprietário que também vive na casa pode delimitar uma ou mais áreas às quais os restantes inquilinos não podem aceder. Este pormenor confere ao proprietário alguma privacidade e segurança, sem a preocupação com possíveis danos ou problemas com os outros habitantes.

Para o inquilino, ter o proprietário da habitação como companheiro de casa, também tem as suas vantagens, nomeadamente no que respeita ao contacto rápido e direto com o seu senhorio.

 

O tipo de arrendamento depende da intenção e necessidades do proprietário do imóvel. Após uma decisão ponderada, crie um anúncio online no Imovirtual, o portal imobiliário de referência.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo