Imoblog

Lisboa: Marvila

Tudo sobre Marvila, Lisboa

Com uma área total de 7.12km2 e com Santo Agostinho como padroeiro, Marvila foi fundada a 7 de fevereiro de 1959. Até ao século XIX era uma zona de grande fertilidade. Banhada pelo rio Tejo, eram visíveis agradáveis quintas. Tal facto levou a que a área fosse essencialmente rural até há relativamente pouco tempo. Alguns destes vestígios ficaram permaneceram até hoje, tal como a Quinta dos Ourives, Quinta da Rosa, Quinta das Flores, Quinta das Amendoeiras, entre outras tantas. Quer a exploração destas quintas, quer a do mercado da Praça da Ribeira, estavam a cargo de pessoas oriundas do norte do país.

Apesar de ter dado o salto para a transformação numa zona urbana, bairrista e fabril, beneficiada com a realização do evento da Expo 98, o vestígio de uma grande atividade rural permanece.

 

A mudança de paradigma

Na zona oriental de Lisboa, os antigos armazéns abandonados deram lugar a galerias de arte, a restaurantes, locais de coworking e até fábricas de cerveja. A transformação é constante, com novidades todos os dias.

Sendo um dos bairros mais típicos da capital, Marvila abraçou a mais recente e a maior biblioteca de Lisboa, fazendo renascer uma casa senhorial abandonada há décadas. Esta é agora ocupada por um auditório com 187 lugares, uma horta comunitária e 23 mil obras para consulta, tendo foco na arte urbana e cultura hip-hop.

 

Marvila: um bairro para todos os gostos

Com um estilo habitacional que oscila entre aglomerados de prédios e vivendas clássicas, bem como, áreas de habitação social, o bairro tem à sua disposição muitas zonas verdes.

Considerada uma das zonas mais emergentes da cidade, Marvila tem ainda o preço médio do metro quadrado abaixo da média de Lisboa. No entanto, há zonas da freguesia cujos valores ultrapassam a conceituada Avenida da Liberdade.

De acordo com uma publicação do Diário de Notícias, no segundo trimestre de 2019, referindo-se ao final do ano de 2018, comprar casa nesta área era mais acessível que no resto da cidade. Mas no ano de 2019, os preços dispararam em 80%. Esta subida teve como causa a construção de um empreendimento de luxo, sendo que os preços das casas oscilam entre os 735 mil euros e os dois milhões de euros. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, no espaço de um ano, o valor mediano das vendas em Marvila passou de 1483 euros por metro quadrado para 2666 euros.

Entre abril e setembro de 2018, o Imovirtual desenvolveu um estudo a nível nacional denominado “Ideal Neighborhood”. Através de um questionário com classificação de 1 a 5, os utilizadores avaliaram as suas zonas de residência em diferentes categorias.

Pode consultar mais informações sobre este bairro lisboeta no website da Junta de Freguesia de Marvila.

 

Procura um imóvel para arrendar ou comprar nesta localidade? Consulte todas as ofertas disponíveis no website do Imovirtual, o seu portal de confiança.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 27 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo