O estudo do distritio ideal de Portugal foca-se nos 18 distritos do país e ocorreu entre Abril e Setembro de 2018.

Método: Foi realizado um questionário quantitativo (classificação de 1 a 5), onde os utilizadores avaliaram os Distritos onde residem pelas suas características e, também, a tipologia da sua família. Obtivemos um total de 14.998 respostas. A média do número de pessoas que vive na mesma casa (incluindo o inquirido) corresponde a 3. A média do número de crianças e jovens com menos de 18 anos que vive na mesma casa (incluindo o inquirido) foi de 1 pessoa. As varáives consideradas no estudo, são as seguintes: 

De uma forma geral, os portugueses sentem-se mais satisfeitos com:

. Segurança;

. Qualidade do Ar.

No inverso da moeda, estão mais descontentes com:

. os Transportes Públicos;

. Espaços de Saúde.

A nota mais elevada, considerando todas as categorias é 4.35 e refere-se à Segurança em Viseu. A pior nota corresponde a 2.51 e refere-se aos Transportes públicos de Bragança. 

No que toca a regiões, o Norte foi a zona melhor classificada e o Alentejo obteve a pior classificação. Segue-se a avaliação global final por distrito:

Contrapostas as diferentes variáveis, Viana do Castelo é o distrito com melhor classificação, obtendo um resultado de 4,02. Beja, obteve o menor score de todos os distritos com 3,63 em 5 pontos. 

Viana do Castelo

 

É o momento de mudar de casa?  Imovirtual, de T-0 a T-Tudo