Finanças

Tipos de juros e as suas diferenças

Tipos de juros e as suas diferenças

Sempre que necessita de requerer um empréstimo para a compra de uma casa, de um carro ou até mesmo de um eletrodoméstico terá de lidar com os juros. No fundo, estes tratam-se do preço do dinheiro e podem ser aplicados sempre que pede dinheiro emprestado ao banco ou sempre que faz um depósito a prazo numa instituição bancária. No fundo, o juro é a remuneração, ou a compensação, que advém do empréstimo de dinheiro. Normalmente o juro surge em forma de percentagem e dependendo desse valor é possível calcular o montante para cada situação específica. A periodicidade de pagamento do juro também dependerá dos contratos: o juro pode ser pago mensalmente, semestralmente ou anualmente. Existem vários tipos de juros e no artigo de hoje falamos-lhe de quatro:

Leia também: Crédito Habitação: taxa de juro caí no inicio de 2022

Juro Simples

O juro simples corresponde ao valor obtido pela aplicação de um montante de capital num depósito durante um determinado período de tempo. Para fazer o cálculo de um juro simples basta multiplicar o capital pela taxa de juro em vigor nesse mesmo período.

Juro Composto

O juro composto tem em consideração o reinvestimento dos juros no capital inicial. No fundo, o juro devido em cada período é adicionado ao capital inicial, constituindo um novo capital, maior que o inicial, o qual vai ser também ele remunerado. Por outras palavras, num depósito com juro composto são obtidos juros sobre juros e um capital crescente ao longo do tempo. Enquanto o juro simples cresce proporcionalmente com o tempo, o juro composto cresce mais do que proporcionalmente com o tempo.

Juro Corrido

O juro corrido corresponde a um determinado período de tempo, que ainda não foi recebido (depósito) ou pago (empréstimo). Trata-se de um conceito utilizado nos negócios que envolvem a compra e venda de obrigações, correspondendo ao valor calculado entre a data do pagamento mais recente e a data de venda de uma obrigação. O cálculo é relativamente simples: multiplica-se o juro diário líquido do empréstimo pelo tempo que passou (número de dias) desde o último pagamento.

Juro de Mora

Os juros de mora funcionam como uma taxa pelo incumprimento no pagamento do empréstimo. Por outras palavras, trata-se da sobretaxa cobrada pelo não pagamento atempado de capital em dívida ou de juros vencidos.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Finanças

Ultima actualização: 02 junho 2022
Botão Voltar ao Topo