Finanças

Tudo sobre seguro multirriscos

Comprou uma casa? Saiba tudo sobre o seguro multirriscos

Na hora de comprar casa recorrendo ao Crédito Habitação, existem dois seguros que deve contratar obrigatoriamente: o Seguro de Vida e o Seguro Multirriscos. Este último protege-o de alguma eventualidade que o obrigue a reconstruir o seu lar e recuperar bens que ficaram destruídos. Também conhecido como seguro habitação ou seguro da casa, este produto é muito importante para a segurança do seu imóvel. Por isso, faça contas à vida, organize a sua pesquisa, consulte as várias opções no mercado das mais variadas seguradoras e determine que tipo de coberturas podem ser mais vantajosas para a sua situação pessoal. Mas antes de partir à descoberta da oferta certa para si, é importante ficar a conhecer melhor o Seguro Multirriscos.

Saiba mais: Tudo sobre seguro do recheio

O que é um seguro multirriscos?

Um seguro multirriscoss tem como principal função oferecer um conjunto de coberturas que protegem os danos no seu imóvel e ainda o recheio da sua casa.

O que cobre o seguro multirriscos?

Logicamente que as coberturas vão variar de seguradora para seguradora, consoante o pacote de serviços que escolher. No entanto, de acordo com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), de um modo geral estas são as mais comuns:

  • A reparação de danos causados no edifício, na própria fracção ou noutras fracções, por ocorrência de riscos distintos do incêndio como, por exemplo, inundações, tempestades e riscos eléctricos;
  • A reparação de danos causados nos bens móveis da habitação;
  • Indemnização por furto ou roubo;
  • A responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);
  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação.

É obrigatório contratar um seguro multirriscos?

Não, porem como já referimos, se vai recorrer a um Crédito Habitação para comprar a sua casa, o seguro multirriscos é uma das exigências do banco. No entanto, o único seguro obrigatório por lei é o seguro contra incêndios nos edifícios em regime de propriedade horizontal, já que este garante a indemnização pelos danos causados por incêndio nas frações autónomas e partes comuns.

Como posso poupar com um seguro multirriscos?

Existem alguns factores a que deve tomar atenção na apólise do seu seguro multirriscos para evitar estar a gastar dinheiro desnecessário. Passamos a enumera-los:

  • Se contratar um seguro multirriscos através de entidades bancárias para o crédito habitação pode sair-lhe mais caro; 
  • Deve tomar atenção a todas as coberturas da sua apólice, já que pode estar a pagar mais por algo que não necessita;
  • Existem seguradoras onde compensa aglutinar todos os seus seguros. É uma questão de sondar a entidade e perceber o que lhe pode trazer mais poupança.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 26 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo