Finanças

Conheça os requisitos para ser fiador

Conheça os requisitos para ser fiador

Certamente que já ouviu falar da pessoa fiador, quer seja em contexto de arrendamento ou de um Crédito Habitação. Um fiador é a terceira pessoa envolvida no contrato de crédito e a sua missão é comprometer-se a pagar a dívida do devedor caso este não o faça. Para isso, oferece o seu património ao banco como garantia de liquidação do montante em dívida. Na hora de concederem um empréstimo, os bancos além de solicitarem os documentos essenciais aos candidatos, também podem pedir a presença de um fiador para que o Crédito Habitação se realize. Isto acontece nos casos de clientes em que se verifiquem menos condições de estabilidade profissional ou financeira. Assim sendo, vale a pena lembrar quais são os requisitos para poder ser fiador de um empréstimo.

Leia também: Diferenças entre fiador e avalista

Requisitos para ser fiador

No geral, todas as pessoas podem ser fiadoras. No caso dos contratos de arrendamento, o fiador será a pessoa que irá assumir os encargos com a renda mensal. Se quiser livrar-se da responsabilidade, só o poderá fazer passados 5 anos da assinatura do contrato (no mínimo). Quanto aos fiadores de um Crédito Habitação, as diretrizes são diferentes por se tratar de uma maior responsabilidade, que exige mais garantias da parte do banco. Neste caso, esta figura deverá assumir as prestações mensais do imóvel se o devedor entrar em incumprimento. Isto se não requerer o benefício de excussão prévia aquando da assinatura do contrato. Ou seja, o fiador pode recusar-se a pagar as dívidas do devedor ao banco, enquanto o banco não executar em primeiro lugar, todos os bens do requerente do empréstimo.

Conheça: As implicações por ser fiador num crédito a habitação

Quanto aos critérios para ser fiador de um Crédito Habitação, esses variam de banco para banco. Mas de um modo geral, podemos dizer que as instituições financeiras atentam aos seguintes requisitos:

  1. Rendimentos de trabalho: devem ser suficientes para em caso de incumprimento por parte do devedor, sejam capazes de cobrir a dívida;
  2. Ter património mobiliário e imobiliário;
  3. Ter um histórico no banco que vai conceder o crédito;
  4. Nunca ter sido declarado insolvente;
  5. Não estar na lista negra do Banco de Portugal.

De ressalvar novamente que estes critérios são definidos por cada instituição financeira, sendo que esta lista que lhe apresentamos é uma generalização das características que possa necessitar de preencher.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Finanças’

Ultima actualização: 16 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo