Finanças

Quais as questões que deve colocar ao agente imobiliário antes de comprar uma casa?

Quais as questões que deve colocar ao agente imobiliário antes de comprar uma casa?

Sabemos que comprar uma casa não é uma decisão que se tome de ânimo leve.  É um processo que envolve a tomada de várias decisões e que gera muitas dúvidas e incertezas.

Comprar uma moradia ou um apartamento? Optar por um T2 ou um T3? Dar preferência a um jardim ou uma garagem? São normalmente as questões em que nos focamos inicialmente, esquecendo os detalhes que podem ser relevantes.

Portanto, para que nenhum aspecto físico esquecido, elaboramos uma lista das questões que deve colocar ao consultor imobiliário, antes de comprar um imóvel.

 

Qual o motivo da venda do imóvel?

A razão pela qual um proprietário vende a casa pode estar relacionada com a mesma. Barulhos noturnos ou infiltrações são alguns dos problemas mais comuns que os proprietários tentam ocultar. Deve, por isso, questionar o consultor imobiliário sobre o motivo da venda.

Há quanto tempo vive o atual proprietário? E quem viveu lá antes dele?

Além de questionar a idade do edifício, deve também procurar o seu histórico. Um imóvel com muitas entradas e saídas de proprietários em pouco tempo é um indicador negativo. Pode significar que existe também algum problema na residência.

 

Qual é o estado legal da propriedade?

Deve perguntar ao agente imobiliário se o imóvel cumpre todos os requisitos legais a que está sujeito.

  • Os requisitos financeiros

Pode pedir uma Certidão de Registo Predial para saber se existem penhoras ou hipotecas sobre a habitação. No caso de existir hipoteca, deve abandonar a compra da casa porque, caso contrário, vai assumir uma dívida que não lhe pertence.

  • Os requisitos fiscais

Solicite uma declaração da Autoridade Tributária que comprove a regularização do pagamento dos impostos obrigatórios, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

  • Os requisitos de propriedade

Por fim, verifique se a habitação está livre de herdeiros ou contratos de arrendamento por parte de terceiros. Esta informação deve constar na Certidão de Registo Predial.

 

Que obras já se fizeram no imóvel? E quais estão planeadas?

Verifique se a casa já sofreu alterações relativamente à planta inicial e se estas foram realizadas legalmente – ou seja, tendo sido comunicadas à Autoridade Tributária. Com base nas obras ou remodelações que o proprietário referir, análise também que manutenção teve a habitação. De acordo com a Lei Portuguesa, os edifícios devem ser alvo de obras de conservação a cada 8 anos.

Por fim, verifique ainda se irá ser efetuada alguma alteração no imóvel que o possa demover da compra.

 

Como é a vizinhança?

É muito importante perceber tipo de vizinhos que irá ter na sua futura casa. Uma boa vivência com a vizinhança é essencial para que se sinta bem em casa. Por isso, pergunte ao consultor imobiliário como são os vizinhos. 

Há ou vai haver alguma obra no condomínio?

Esta é uma questão que não pode esquecer. Já imaginou o que seria comprar uma casa a bom preço e dois meses depois ser lhe solicitado um montante um generoso para o pagamento de obras de condomínio?

Pode não parecer, mas esta é uma situação bastante frequente. Por isso, deve pedir ao agente imobiliário que contacte o administrador do condomínio e confirme se existem ou há previsão de existirem alguns encargos de que não tenha conhecimento. Como comprovativo pode exigir uma cópia do livro de atas da assembleia de condóminos. Aproveite também para se informar qual valor a pagar referente aos encargos com as partes comuns do condomínio, e se for o caso, questione se o antigo proprietário do imóvel liquidou todas às quotas a pagar ao condomínio. 

 

Como é o local?

Já pensou como seria ter uma padaria, com pão quente todo dia, ao lado de casa? É um detalhe que poderia facilitar o seu dia-a-dia. Por isso, é importante perguntar ao consultor imobiliário que serviços e infraestruturas existem nas redondezas. Estar próximo de supermercados, de hospitais, transportes, escolas ou creches é um ponto muito positivo.

 

O preço é negociável?

As pessoas não negociam todas da mesma forma. Há proprietários que atribuem um preço mais alto assumindo que irá haver negociação, mas também existe quem dê um preço que considera justo, não tendo pretensões de o alterar.

Se tem um imóvel debaixo de olho que excede o seu orçamento máximo, assumindo que irá poder negociar o seu preço, esta deve ser a primeira questão a colocar ao agente imobiliário, para que não perca tempo num negócio inconcretizável.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 16 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo