Lifestyle

Urban Jungle: como construir um jardim vertical num apartamento

Urban Jungle: como construir um jardim vertical num apartamento

Viver num apartamento não é sinónimo de alienação da natureza. Pelo contrário, existem plantas com fins terapêuticos que facilitam a vida dentro de casa, como Imovirtual explicou neste artigo, além de darem um toque de je ne sais quoi a qualquer tipo de ambiente. Por isso não é de estranhar que ultimamente o conceito de Urban Jungle tenha conquistado cada vez mais apreciadores da jardinagem, ansiosos por poderem pôr as mãos à “horta”, nos seus pequenos apartamentos com falta de espaço horizontal. Consiste na criação de um jardim em formato vertical recorrendo a materiais como a madeira, o plástico ou o bambu para a otimização da estrutura. Inclusivamente, há quem recorra à reutilização e ao reaproveitamento de materiais para a delimitação do jardim.

Seja qual for o tipo de estrutura escolhida para sustenta o jardim vertical, as plantas devem ser escolhidas a dedo, sob pena de algumas das espécies não coadunarem bem com outras. Neste artigo apresentamos-lhe algumas dicas para criar uma verdadeira selva na sua sala ou um jardim de ervas aromáticas vertical na sua cozinha.

Ideias para Materiais de Suporte

Além das tradicionais paredes repletas de plantas e flores, existem outras opções para criar o seu jardim vertical. Uma delas é as paletes de madeira, um elemento muito versátil e bastante utilizado no mundo do design. Pela sua facilidade de renovação e pelo aspeto rústico, conquistam vários ambientes e apresentam diversos tipos de aplicações. No caso dos jardins verticais, podem ser usadas para suster toda a estrutura de plantas. Dependendo do lugar onde as paletes irão ficar expostas é necessário dar-lhes um tratamento mais aprofundado e cuidado. Por exemplo, se pensar em inseri-las numa parede da sua varanda o jardim vertical irá estar exposto às intempéries e ao sol, além das regras periódicas. Por isso, é conveniente utilizar um acabamento mais robusto para madeiras, de forma a evitar acidentes indesejáveis.

Também pode criar um jardim vertical com possibilidade de migração através do uso de uma escada. Hoje até pode estar na sala, mas amanhã pode ser movido para o quarto. Além da sua facilidade de montagem, este suporte também possibilita o reaproveitamento de materiais.

urban jungle

Outra das formas simples de criar um jardim vertical é através de prateleiras. Baratas, de fácil montagem e muito versáteis, este tipo de decoração permite a mudança de posicionamento das plantas com facilidade. Além disso, ao escolher este método terá a ainda a possibilidade de harmonizar as prateleiras com a restante decoração da sua casa ou, pelo contrário, apresentar algo disruptivo e claramente distinto dos normais ambientes. Não existe uma ordem propriamente dita para a colocação das prateleiras, o importante é ficarem em harmonia com o ambiente.

Se nenhuma destas técnicas o convencer a aventurar-se pelo mundo do Urban Jungle, temos a certeza que os jardins suspensos tratarão de o fazer. Tal como o nome indica, as plantas surgem a partir do teto, através de cordas ou de arames. É sem dúvida uma opção mais excêntrica e dependendo plantas escolhidas, pode vir a fazê-lo sentir em plena selva.

O que plantar no seu jardim vertical

A escolha das plantas para o seu jardim deve ser pensada e ponderada. Existem vários factores que condicionam a seleção, como a localização, o clima e a própria estrutura. E definitivamente, há plantas que deve excluir do seu jardim vertical à priori, umas porque necessitam de muito espaço, outras porque sujam muito. É o caso dos chorões, da flor-de-cera, das estrelícias e da alfazema. O certo é que planear é a palavra de ordem e logicamente que a preferência deve recair sobre plantas perenes, ou seja, de longa durabilidade. De resto, toda a arquitetura do jardim está mais relacionada com as preferências pessoais de cada pessoa.

Se tiver o objetivo de construir uma parede repleta de plantas então sugerimos que opte por espécies como a pérola verde, a hera, a biríope, a avenca, a barba-de-serpente, o singónio, a sambaia e a colar de Pérolas variegata. Por outro lado, se ambiciona ter um ambiente rodeado de flores então a escolha é menos limitada: orquídeas, gerberas, malmequeres, begónias e jacintos são algumas das opções.

Os amantes da cozinha irão certamente ficar rendidos a uma “mini-horta” em casa. Para isso, é preciso ter em conta que a maioria das espécies comestíveis prefere um local com boa luz solar e regas frequentes. Manjericão, Salva, Tomilho-limão, Alecrim, Oregãos, Amores Perfeitos, Rúcula, Salsa, Coentros e Hortelã são alguns dos exemplos de plantas que vivem bem em apartamentos.

Não descure o cuidado das plantas

Um jardim vertical pode ser utilizado como um elemento decorativo de uma divisão, mas é importante não esquecer que se trata de uma parte viva e que por isso é necessário ter alguns cuidados com ele. A começar pela luz: a maioria das plantas requer exposição solar, por isso é importante que o jardim vertical esteja posicionado num local estratégico, que beneficie da luz do sol por períodos generosos. Ainda assim, a exposição em demasia pode ferir ou mesmo acabar com a vida de algumas das plantas, por isso é importante conhecer bem todos os tipos de espécies a incorporar no conjunto e cuidar delas com gentiliza e apreço. Assim, no rol de cuidados não deve descartar os períodos de rega frequentes e a fertilização. Para os mais distraídos, a boa notícia é que existem plantas que não requerem tantos cuidados neste campo, como é o caso dos cactos e suculentas. Finalmente é importante escolher o recipiente adequado para acondicionar a planta. Se optar por construir um jardim suspenso, prefira vasos leves.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 07 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo