Decoração

Como aplicar a política dos 5 R’s para a criação de uma decoração sustentável?

Como aplicar a política dos 5 R’s para a criação de uma decoração sustentável?

Devido à pandemia Mundial causada pela COVID19, muitos portugueses isolaram-se nas suas casas em quarentena, tendo agora mais tempo livre para se dedicarem ao seu lar. Fazer pequenas obras ou alterar a decoração, com baixos custos,  pode ser agora uma excelente ocupação para se manter ativo. No entanto, é importante manter a consciencialização ambiental que nos últimos anos se tem verificado, e continuar com a crescente preocupação com a forma como vivemos e o impacto repercutido para o Planeta. Pretendemos levar a cabo uma vida cada vez mais amiga do ambiente e evitar as consequências nefastas das alterações climáticas, que já não são apenas uma previsão, mas sim uma realidade.

A sustentabilidade tornou-se, assim, num estilo de vida que tem sido adotado não só nas pequenas tarefas do dia-a-dia, como também em grandes projetos, nomeadamente aquando da construção de uma casa ou na abertura de um novo negócio.

Por isso, a decoração não é exceção e neste artigo iremos abordar como pode realizar uma decoração sustentável.

A política dos 5 R’s

Provavelmente já ouviu falar sobre a política dos 3 R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Contudo, esta política tem sido defendida como desatualizada e foi criada uma nova e mais atual, a política dos 5 R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar e Reciclar.

Iremos aplicar estes princípios na arte de decorar para que torne a sua casa mais amiga do ambiente sem perder o estilo.

 

Repensar

O primeiro passo para uma decoração sustentável é repensar todos os seus hábitos. Quase todos temos aquele móvel em casa que, embora seja lindo, não tem muito espaço para arrumação e acaba por ser inútil. Por isso, antes de comprar algo pondere se esse objeto é mesmo necessário, se satisfaz todas as necessidades e se se enquadra no estilo da sua casa. Por fim, deve ter em atenção as características do artigo, privilegiando aquilo que é feito a partir de materiais reciclados. 

 

Reduzir

E quando aquela peça de decoração que adorávamos se estraga ao fim de um ano de utilização? Por vezes, a degradação dos objetos é consequência do nosso descuido. É, por isso, necessário que haja uma manutenção frequente dos nossos móveis, sofás, candeeiros, e etc. para que consigamos uma maior durabilidade dos mesmos, evitando, assim, comprar novos ao fim de pouco tempo.

Portanto, o segundo passo para a realização de uma decoração amiga do ambiente é reduzir o consumo de novos artigos preservando os que já tem.

Algumas dicas:

  • Coloque saquetas absorventes de humidade nos armários;
  • Aplique regularmente uma loção de tratamento de peles no seu sofá;
  • Evite colocar peças de arte coloridas junto a janelas com ampla entrada de luz.

Reutilizar

A terceira etapa para a obtenção de uma decoração sustentável é reutilizar. Com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar o mesmo artigo para outro fim. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar a ser eficiente.

Por exemplo, reutilize uma lata de conserva para fazer um vaso. Basta cobrir com um cordão e está pronto a utilizar. Se necessitar de uma estante utilize uma palete ou uma caixa de madeira antiga. Para além de estar a dar uma segunda vida a estes objetos, estará a acompanhar as tendências atuais da decoração.

 

Reparar

Se temos o pé da cadeira da mesa de jantar partido o impulso é presumir que se tem de comprar um novo conjunto de 4 cadeiras. Contudo, provavelmente esse pé pode ser reparado e, muitas vezes, consertar um objeto quebrado sai mais barato do que comprar um novo. Além de estar a ser sustentável, pode ainda economizar.

Deste modo, sempre que tiver algo estragado considere como opção o seu arranjo e, no fim, analise os orçamentos – consertar velho versus comprar novo.

 

Reciclar

O último passo para a concretização de uma decoração sustentável é reciclar. Caso não seja possível reutilizar ou reparar determinado artigo, deve garantir que o coloca no local de recolha adequado, para que o mesmo possa ser reciclado.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Descubra mais sobre Decoração

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo