Barómetro

Lisboa: Parque das Nações

Viver no Parque das Nações, Lisboa

Uma freguesia voltada para soluções inovadoras, vanguardistas e sustentáveis, o Parque das Nações é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente à zona leste da capital.

Esta freguesia lisboeta tem muitas opções gastronómicas, culturais, desportivas e de lazer, sendo este uma zona ideal para toda a família.

 

O que tem o Parque das Nações para oferecer?

A arquitetura contemporânea do Parque das Nações, os espaços de convívio e o projeto de urbanização e requalificação urbana trouxeram uma dinâmica diferente e renovada à zona oriental da capital.

 

Património

Conhecida pela sua arquitetura contemporânea, esta freguesia tem vários edifícios criados por arquitetos de renome:

  • Gare do Oriente, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, tendo esta estação recebido o Prémio Brunel de Arquitetura em 1998;
  • Pavilhão de Portugal, projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira;
  • Torre Vasco da Gama, o edifício arranha-céus mais alto de Portugal, projetada pela SOM e Profabril.

 

Transportes e Educação

A freguesia do Parque das Nações é servida do metro de Lisboa,  de comboios, do Aeroporto Humberto Delgado e de autocarros.

O Parque das Nações tem a nível de educação Pré-escolar, Básica (1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo), Secundária e Ensino Superior.

 

Saúde e Comércio

No que diz respeito aos cuidados de saúde, o Parque das Nações não é servido de nenhum hospital público na freguesia, mas tem várias instituições hospitalares privadas, como por exemplo, a clínica Lusíada Parque das Nações e o Hospital Cuf das Decobertas, ambos com especialidades médicas e cirúrgicas.

A nível de comércio, o Parque das Nações tem um Centro Comercial Vasco da Gama, localizado junto à Gare do Oriente, dispondo de acessos por comboio, metro e autocarro. Tem cerca de 170 lojas, incluindo 33 restaurantes, 6 salas de cinema e um ginásio.

 

Lazer

É uma freguesia criativa, cultural com edifícios de arquitetos de renome e jardins ao longo de 5 km com o rio Tejo como plano de fundo.

Parque das Nações é conhecido pela sua oferta de cultura e lazer, tendo arte urbana nos jardins, nos edifícios premiados e inúmeros de eventos. A sua Biblioteca David Mourão-Ferreira proporciona uma oferta diversificada de atividades para todas as idades.

Devido à Exposição Mundial de 1998 (EXPO’98) foram construídos diversos pavilhões, alguns dos quais ainda permanecem ao serviço dos habitantes e visitantes, integrados no agora designado Parque das Nações. Dois dos pavilhões mais conhecidos são a Altice Arena e o Oceanário.

A Altice Arena, originalmente conhecido por Pavilhão da Utopia, tem uma capacidade de 20 000 espetadores, sendo o maior pavilhão de espetáculos de Portugal. Inúmeros cantores nacionais e internacionais já atuaram neste pavilhão.

O Oceanário de Lisboa, originalmente conhecido por Pavilhão dos Oceanos, é um aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia. É o segundo maior oceanário da Península Ibérica e, segundo o Tripadvisor, foi considerado o melhor oceanário do mundo em 2017.

A nível de desporto tem dois polidesportivos abertos a toda a população situados na Quinta das Laranjeiras e Casal dos Machados, e ainda tem a Piscina Municipal do Oriente.

 

Eventos

O “Bazar no Parque” é um mercado de artigos reciclados e em segunda mão que podem ser trocadas ou vendidos a preços acessíveis. Este evento realiza-se de maio a outubro, no último sábado do mês (exceto no mês de agosto), no Passeio do Neptuno.

“Chá com livros” é um dos programas culturais criados pela Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todas as primeiras terças-feiras do mês, das 19h00 às 201h00, no café “Esplanado”, há tertúlias com autores convidados, onde partilha-se experiências e leituras.

Já o “Coro das Nações” é um coro amador desta freguesia que aposta num repertório diversificado, com Luís Bragança Gil como maestro. Este coro ensaia todas as quintas-feiras, das 21h00 às 23h00, no IPDJ.

No que diz respeito aos arraiais, o Arraial dos Navegantes é um dos mais procurados na cidade de Lisboa. Decorre todos os anos no Parque das Nações, durante o primeiro fim de semana de junho.

 

Parque das Nações em números

Parque das Nações é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, que pertence à Zona Leste da Capital. Tem uma área de 5,44 km2 e mais de 21 mil habitantes (censos de 2011).

Segundo a aplicação GeoHab, do INE – Instituto Nacional de Estatísticao valor médio de vendas de imóveis no Parque das Nações ronda os 4049 por m2.

O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal. Este estudo foi realizado junto dos residentes desta freguesia, onde avaliaram várias categorias, como a segurança, limpeza, estacionamento, espaços de lazer e outros do Parque das Nações.

Conheça os resultados:

  • Segurança: 4.35
  • Limpeza: 4.04
  • Qualidade do ar: 3.43
  • Silêncio: 3.78
  • Transportes Públicos: 4.09
  • Lojas e Restaurantes: 4.18
  • Espaços de Lazer: 4.05
  • Estabelecimentos de ensino: 3.55
  • Espaços de saúde: 3.41
  • Custo de vida em geral: 2.95
  • Acessos: 4.24
  • Estacionamento: 3.71
  • Avaliação Global: 4.38

Se está a pensar em comprar ou arrendar casa no Parque das Nações, não se esqueça de consultar todas as ofertas disponíveis no nosso site

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 27 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo