Lisboa: São Vicente
Tudo sobre a freguesia de São Vicente em Lisboa
São Vicente nasceu da agregação de três freguesias lisboetas – Graça, São Vicente de Fora e Santa Engrácia – devido à reorganização administrativa que ocorreu em setembro de 2013 na capital.
Esta freguesia é composta por cerca de 14 500 habitantes e engloba uma área total de 1,99 quilómetros quadrados.
Está integrada no centro histórico da capital, onde se encontram a maioria das freguesias menos populosas de Lisboa, e é rica em património histórico e cultural. Os seus habitantes são ainda herdeiros de um orgulho barrista.
Com uma localização central privilegiada, São Vicente é uma das freguesias da capital que enfrenta o atual desafio de equilibrar a sua herança histórica, com as necessidades urbanas atuais e a sua crescente importância turística.
No período mais emblemático das celebrações populares da cidade, São Vicente celebra o Santo António com um arraial que nasceu em 2014 e já se tornou uma referência em Lisboa, ombreando com Alfama e Mouraria.
Centrados no Largo da Graça, o único local da freguesia com capacidade de albergar um evento desta dimensão, os Arraiais de São Vicente são sinónimo de diversão e alegria para os residentes e para os milhares de visitantes que neste período se juntam em São Vicente.
No verão é uma das zonas mais famosas pelas celebrações do Santo António, trazendo a alegria e a diversão aos milhares de visitantes que vêm até aos arraiais de São Vicente no largo da Graça.
Freguesia de São Vicente em números
À junta de freguesia de São Vicente pertencem cerca de 7.710 famílias e 2.475 habitações. De acordo com os Censos de 2011, 57 % dessas famílias são constituídas por filhos e apenas 11% possuem algum membro em situação de desemprego.
Em comparação com os Censos de 2001, a freguesia sofreu uma perda de população, maioritariamente da faixa etária dos 15 aos 24 anos – uma quebra de 38%. Porém, a maior parte da população continua a ter entre os 15 e os 64 anos.
Embora demonstre alguma representatividade etária, esta zona apresenta um dos índices de envelhecimento mais altos do concelho e mais de 20 % dos residentes desta freguesia ultrapassam os 65 anos.
Quanto à formação, a maioria dos habitantes – 26% – apresenta apenas o primeiro ciclo do ensino básico completo e cerca de 19% concluíram o ensino superior. Apenas 3% da população é analfabeta.
Património rico em história
A freguesia de São Vicente é conhecida pelas suas vilas operárias e pátios históricos que em cada esquina revelam um pouco da história de Lisboa. Nela é também possível observar uma das vistas mais bonitas da capital através dos seus ilustres miradouros – o Miradouro Sophia de Melo Breyner Andresen e o Miradouro de Nossa Senhora do Monte.
Esta zona alberga ainda alguns dos monumentos nacionais mais importantes, como o Panteão Nacional, que homenageia e perpetua a memória dos cidadãos portugueses que se destacaram, e a Estação de Santa Apolónia, onde foi realizada a primeira viagem de comboio em Portugal.
Uma freguesia repleta de cultura
A Junta de Freguesia de São Vicente realiza diversos projetos e iniciativas de cariz cultural, privilegiando a colaboração com entidades locais. Alguns dos eventos mais conhecidos são os Arraiais de São Vicente e o Festival de Folclore Usos e Costumes em Lisboa.
O primeiro realiza-se no período mais emblemático das celebrações populares da cidade, em junho. A freguesia celebra o Santo António com um arraial que nasceu em 2014 e que já se tornou uma referência na capital. E, o segundo realiza-se em setembro e é um o festival que inclui um desfile etnográfico e a atuação de diversos ranchos folclóricos convidados.
Esta zona é ainda palco de um festival realizado em colaboração com a FNAC – o Fnac Live –, que promove a divulgação de novos artistas através da concretização de concertos em diversos espaços da freguesia, e um espetáculo de fado, tradição da antiga freguesia de Santa Engrácia, que se realiza anualmente nas escadas do Bairro Washington – o Fado nas Escadinhas.
Pode também aproveitar para explorar locais secretos desta freguesia através de jogos de descoberta que o levaram ao encontro das melhores vistas sobre a cidade.
O que dizem os residentes?
O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal, “Ideal Neighborhood”. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração dos residentes das freguesias, que avaliaram de 0 a 5 várias categorias, como a segurança, a limpeza, o estacionamento, os espaços de lazer e outros.
Dentro do concelho de Lisboa, a freguesia de São Vicente está no 45º lugar com uma classificação geral de 3,63 pontos. As classes em que melhor se destacam são: a segurança, o acesso aos transportes públicos e a qualidade dos estabelecimentos de ensino. As categorias a que foram atribuídas pontuações mais baixas foram o acesso a estacionamento, o custo de vida e a variedade de espaços de lazer.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, São Vicente é uma das freguesias de Lisboa menos cara para se viver, pagando-se uma média de 12,07 euros por metro quadrado- isto equivale a uma renda de 1207 euros por mês num apartamento de 100 metros.
Se está a pensar em comprar ou arrendar casa em São Vicente, não se esqueça de consultar todas as ofertas disponíveis no nosso site.

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.
Leia também
- Lisboa: Santa Maria Maior uma freguesia de Tradições
- Casas em Lisboa – Onde Comprar Moradia ou Apartamento?
- Lisboa: Santo António





