Imoblog

Lisboa: Santo António

Tudo sobre a freguesia de Santo António em Lisboa

Santo António nasceu da agregação de três freguesias lisboetas – S. José, Coração de Jesus e São Mamede – devido à reorganização administrativa que ocorreu em setembro de 2013 na capital.

Esta freguesia é composta por cerca de 11.800 habitantes e engloba uma área total de 1,49 quilómetros quadrados.

Embora a sua nomenclatura seja recente, é uma zona repleta de diversidade cultural e histórica, albergando até alguns dos edifícios mais emblemáticos da capital.

 

Um bairro familiar no coração de Lisboa

À junta de freguesia de Santo António pertencem cerca de 5.700 famílias e 6.600 habitações. De acordo com os Censos de 2011, 62% dessas famílias são constituídas por filhos e apenas 9% possuem algum membro em situação de desemprego.

Em comparação com os Censos de 2001, a freguesia sofreu uma perda de população, maioritariamente da faixa etária dos 15 aos 24 anos. Porém, a maior parte da população continua a ter entre os 15 e os 64 anos.

Embora demonstre alguma representatividade etária, esta zona apresenta uma população envelhecida, sendo que mais de 20% das pessoas ultrapassa os 65 anos.

Quanto à formação, a maioria dos habitantes desta freguesia apresenta um nível de ensino elevado, sendo que 38% concluíram o ensino superior e apenas 2% são analfabetos.

 

A História da Freguesia de Santo António

As primeiras freguesias da capital surgem no final do século XII. Na época considerava-se uma freguesia um terreno que fosse delimitado e onde habitassem indivíduos seguindo o mesmo culto e tendo como ponto principal um templo ou uma igreja matriz.

Assim, em 1247 nasce a freguesia de São Mamede, onde se encontram alguns dos locais mais históricos da capital – como o Jardim Botânico de Lisboa e o Edifício da Imprensa Nacional.

Em 1567, com o aumento da população consequente do sucesso do comércio marítimo, foram criadas novas paróquias, nomeadamente a freguesia de S. José, e em 1755, devido à reorganização da capital após o terramoto, surge então a freguesia Coração de Jesus, abrangendo a zona do Marquês do Pombal e da Avenida da Liberdade.

Desde 2013 que estas três freguesias – S. José, S. Mamede e Coração de Jesus – formam apenas uma, a de Santo António, com um nome que homenageia o santo casamenteiro de Lisboa.

 

Património histórico

A freguesia de Santo António apresenta um vasto património histórico, albergando monumentos como o Aqueduto das Águas Livres, construído durante o século XVIII, e a Estátua do Marquês de Pombal, edificada em 1934. 

É também uma zona fortemente conectada à cultura e às artes, apresentando vários teatros – como o Teatro Tivoli e o Teatro Maria Vitória – e ainda a Cinemateca Portuguesa, o organismo que salvaguarda e a divulga o património cinematográfico nacional.

Além de tudo isto, esta freguesia guarda marcas do ilustre artista Almada Negreiros que ali viveu durante o século XVIII.  

No que diz respeito a monumentos religiosos, pode encontrar em Santo António a Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos e a Igreja de São José dos Carpinteiros, ambas do século XVI, e a mais recente (1924) a Igreja de S. Mamede.

A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de lisboa, que liga a Praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal.  Na noite de véspera do feriado de Santo António de Lisboa , a Avenida da Liberdade é ainda o palco principal dos desfiles tradicionais das festas da cidade que se executam, em que os bairros de Lisboa competem entre si pela “melhor marcha popular”.  É também considerada a 35.ª avenida mais cara do mundo, tornando-se referência para as classes mais abastadas pela variada de lojas e hotéis de luxo nela presentes.

Descubra as melhores vistas que esta freguesia tem para oferecer através de jogos de trilhos e descobertas.
 

Qualidade de vida: como é viver em Santo António?

O Imovirtual desenvolveu recentemente um estudo sobre as freguesias de Portugal, “Ideal Neighborhood”. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração dos residentes das freguesias, que avaliaram de 0 a 5 várias categorias, como a segurança, a limpeza, o estacionamento, os espaços de lazer e outros.

Dentro do concelho de Lisboa, a freguesia de Santo António apresenta a vigésima melhor classificação geral, com 4,00 pontos. As classes em que melhor se destacam são: a segurança, o acesso aos transportes públicos e a diversidade de lojas e restaurantes. As categorias a que foram atribuídas pontuações mais baixas foram o acesso a estacionamento e o custo de vida.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, Santo António é a freguesia de Lisboa mais cara para se viver, pagando-se uma média de 14,10 euros por metro quadrado – isto equivale a uma renda de 1.400€ por mês num apartamento de 100 metros.

 

Se está a pensar em comprar ou arrendar casa em Santo António, não se esqueça de consultar todas as ofertas disponíveis no Imovirtual

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 30 junho 2021
Botão Voltar ao Topo