Notícias

IHRU lança concurso para aquisição de prédios e frações habitacionais

IHRU lança concurso para aquisição de prédios e frações habitacionais

A entidade pública promotora da política nacional de habitação, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) está à procura de imóveis nas zonas de Lisboa, Porto e Algarve para reforçar a sua oferta de habitação. Para isso, o IRHU lançou na passada sexta-feira um anúncio de consulta ao mercado para a aquisição de prédios e frações habitacionais. A notícia é avançada pelo Notícias ao Minuto que teve acesso ao comunicado do IHRU, onde é revelado que “Os imóveis a adquirir localizam-se em vários concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa, do Porto e da região do Algarve e devem cumprir os requisitos e condições estabelecidos no anúncio”.

Os ditos requisitos incluem quem pode apresentar propostas, assim como o teto máximo de preços para cada uma das tipologias de imóveis. De acordo com o Notícias ao Minuto, “qualquer pessoa que seja proprietária dos imóveis objeto da proposta, bem como empresas de mediação imobiliária (devidamente licenciadas) podem apresentar propostas no âmbito da referida consulta“. Já quanto a preços, os valores das habitações não podem ultrapassar os 213 mil euros para os T1, 295 mil euros para T2, 373.000 euros para T3 ou 430 mil euros para um T4.

A iniciativa do IHRU está integrada na estratégia de alargamento da oferta habitacional pública a custos acessíveis, que tem o objetivo de ” garantir o acesso à habitação às famílias que não têm resposta por via do mercado, nomeadamente as populações com rendimentos intermédios”. Os proprietários interessados têm até 11 de fevereiro de 2022 para entregar as propostas via correio registado com aviso de receção.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Leia também

Ultima actualização: 18 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo