Lifestyle

7 áreas onde nunca pensou que o aspirador pudesse ser útil

As 7 áreas onde nunca pensou que o aspirador pudesse ser útil

Em muitos lares, o aspirador é o melhor amigo na hora da limpeza, especialmente se estivermos a falar de um robot que limpa o seu chão por si. Mas há muitas famílias que ainda não utilizam este gadget, sendo que o que têm em casa é apenas o típico aspirador tradicional, o vertical ou até mesmo um aspirador de mão. Como já referimos, normalmente quando utilizamos este eletrodoméstico, o objetivo é erradicar a sujidade do chão da casa. Mas a verdade é que o aspirador pode ser utilizado em outras ocasiões, áreas e compartimentos para facilitar o processo de limpeza. A pensar nisso, a publicação americana de lifestyle, decoração e design de interiores, Apartment Therapy (AT), mostrou 7 locais da sua casa onde pode fazer uso deste aparelho salva-vidas. Ora veja.

No colchão da cama

Mudar os seus lençóis, cobertores e colchas da cama é uma boa solução para as limpezas diárias e até semanais. Mas a verdade é que de tempos a tempos deve limpar o próprio colchão da cama. Isto porque este local tem muita tendência a acumular poeira e cabelos que prejudicam a sua saúde respiratória, nomeadamente no que toca a alergias. Como é lógico, não é possível colocar um colchão na máquina de lavar a roupa, nem tão pouco seria fácil secá-lo. Assim, experimente utilizar o aspirador com o acessório para estofos antes de trocar os seus lençóis de cama.

Para o reverso dos tapetes

É provável que já utilize frequentemente o aspirador para limpar o topo do seus tapetes. Mas sabia que também o pode e deve usar para limpar a parte debaixo? Neste local é muito comum acumularem-se pêlos de animais de estimação, pó, cabelos e outras sujidades. Assim, pode criar o hábito de o virar todos os meses para higienizar com ajuda do amigo aspirador.

No fogão

Esta dica é principalmente útil para quem tem um aspirador de mão. Mas independentemente do modelo que possuir, pode usar o aspirador para remover a sujidade do fogão (em vez de a atirar para o chão, pois assim terá de a varrer novamente). O ideal será fazê-lo durante as limpezas diárias, para assim facilitar a sua vida na hora de fazer a limpeza semanal. Para otimizar o seu tempo, a Apartment Therapy recomenda que enquanto estiver a executar esta tarefa, mergulhe as grelhas do fogão (caso existirem) em sabão na sua pia, para assim remover gordura e sujidade.

Para limpar a vassoura

Não vale a pena tentar varrer o chão quando a sua vassoura está mais suja do que o lugar que pretende limpar com ela. Claro que pode remover os detritos agarrados á vassoura manualmente, mas será muito mais fácil se o fizer recorrendo a um aspirador. Para esta dica, o ideal será utilizar um aspirador com mangueira.

No forno

Voltamos novamente à cozinha, desta vez para falar da utilização do aspirador no seu forno. Por mais estranho que pareça, à semelhança do fogão, este também pode ser um local a beneficiar do poder de sucção deste eletrodoméstico. É que o forno é muitas vezes um eletrodoméstico onde se acumulam muitas migalhas e resíduos queimados. Por isso antes de lhe fazer uma limpeza a fundo com produtos humidos e detergentes líquidos, deve retirar toda a sujidade com o aspirador. Verá que a higienização será muito mais fácil.

Para higienizar os estores

Esta dica é particularmente útil para os estores com tiras, cuja limpeza é demorada e cansativa. Em vez disso porque não utilizar o seu aspirador para poupar tempo e trabalho? Com o acessório de limpeza de tapetes e carpetes, limpe com cuidado as suas persianas. Esta também é uma dica que vale para aspirar a parte interior das cortinas, especialmente se estas forem compridas, já que acumulam imenso pó e detritos.

Na casa de banho

Há quem pense que o aspirador não deve ser usado na casa de banho, sendo que por isso prefira utiliza a vassoura. Mas a verdade é que não há ferramenta mais útil do que o aspirador para livrar o pavimento de pelos e cabelos, especialmente no que toca à base da sanita, onde muito se acumula. O aspirador, ao contrário da vassoura, elimina a sujidade sem a espalhar, sendo que por isso irá facilitar e muito, a sua próxima limpeza do WC.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 04 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo