O que não pode faltar num jantar italiano em casa

27 março 2021

De Maria Luísa

O que não pode faltar num jantar italiano em casa

Conhecer um novo país sem sair de casa pode parecer um pouco inusitado, no entanto, a pandemia obrigou o mundo a fazer coisas que nunca se pensou serem possíveis. Descobriu-se que se pode fazer muito mais do que pensávamos sem sair do conforto do nosso lar.

É possível entrar em contacto com o mundo e com outras culturas, ver paisagens de cortar a respiração, aprender novas línguas e experienciar novos sabores e formas de cozinhar, tudo isto em casa. Porque não dar um saltinho a Roma e preparar um autêntico jantar italiano? Descubra tudo o que é preciso para embarcar numa deliciosa aventura.

👉 Por onde começar

Um jantar italiano digno é repleto de muito alarido, muita comida, bom vinho, música e a animação é o prato principal.

mesa com ingredientes típicos italianos frescos

Para os italianos as refeições são muito valorizadas, eles apreciam a comida. A qualidade dos ingredientes que utilizam é a base fundamental para uma refeição de qualidade. Consomem produtos orgânicos, geralmente criados por um produtor local. Portanto, o primeiro passo para fazer uma refeição italiana é munir-se de alimentos de qualidade.

Uma mesa bem grande de madeira é essencial para que caibam todos os pratos que vai preparar. Uma refeição italiana divide-se em 4 momentos:

  • Antipasto
  • Primo Piatto
  • Secondo Piatto
  • Dolce
  • Un digestivo

👉 A decoração

prato italiano de massa, numa mesa decorada com toalha de xadrez branca e vermelha

Escolha loiça branca, para dar um ar de sofisticação à sua mesa. As flores também dão sempre um toque especial. Escolha, flores com cores vivas e típicas da Itália, como é o caso dos girassóis ou das margaridas.

Por fim, coloque na mesa velas e ervas aromáticas que providenciam um ambiente muito agradável. O olfato é um dos sentidos que nos faz viajar para locais específicos com mais facilidade, pois traz memórias e recordações. Além disso, os pratos italianos usam e abusam de ervas aromáticas.

mesa decorada com vaso de manjericão

👉 Os 4 momentos

1. Antipasto

tábua com enchidos fatiados

Esta é a primeira etapa de uma refeição italiana. É composta por fatiados, escolha duas ou três variedades diferentes; pedaços de queijos; pão; azeitonas e legumes cozidos, que podem ser brócolos, beringela, cogumelos, pimentos, etc.

Não se esqueça que os olhos também comem. Disponha todos os ingredientes numa tábua grande de madeira, bem cortados ou em pequenas tigelas.

2. Primo Piatto

prato de massa com molho de tomate

É a primeira etapa do prato principal. Normalmente, é composto por hidratos de carbono. Ou seja, as massas, os risotos ou a sopa. Mas geralmente, são as massas que lideram.

Primeiro deve escolher a categoria de massa (penne, fusilli, spaghetti…), existe uma grande diversidade, por isso pode optar por escolher a sua preferida, ou se preferir pode ser mais ousado e experimentar novos formatos.

Agora é a hora de escolher o molho para acompanhar. A variedade de molhos também é muita, dos mais simples aos mais complexos. O pesto; alho, óleo e pimenta; queijo e pimenta; alla carbornara (a famosa carbonara); al limone (com limão); alla norma (com tomates, manjericão, beringelas e ricota)…

3. Secondo Piatto

prato com carne, limão e pimenta

É o segundo momento do prato principal. Normalmente, composto por uma proteína de carne seja ela branca ou vermelha, ou de peixe, com pouco ou nenhum acompanhamento.

4. Dolce

tiramisù italiano

Os italianos não são só conhecidos pelas pastas, mas também pelas deliciosas sobremesas. Pode escolher um gelado, uma salada de frutas, um delicioso tiramisù ou a pannacotta. Doces saborosos e não são muito difíceis de confecionar.

5. Un digestivo

desenho explicativo do caffè corretto, coposto por álcool e café

Uma grande refeição italiana finaliza sempre com um digestivo. Habitualmente, o caffè corretto, um licor ou o famoso limoncello.

 

Desfrute da sua viagem a Itália sem sair de casa!

 

Leia também:

🏡 Quais os cuidados a ter na instalação da sua churrasqueira?

🏡 Como fazer o melhor churrasco?

🏡 Tem uma sala pequena? Saiba como aproveitar o espaço ao máximo

Ultima actualização: 30 março 2021

Partilhar