Lifestyle

Tipos de sistema de rega para o jardim

Tipos de sistema de rega para o seu jardim

Com o calor a apertar e a necessidade de manter as plantas e flores do seu jardim hidratadas, esta é a altura ideal para investir no seu jardim, deixar as mangueiras e os regadores de lado e instalar um sistema de rega, caso ainda não o tenha feito. Além de preservar a estética e a funcionalidade do espaço, e de garantir que canteiro recebe a água necessária para a sobrevivência das espécies, os sistemas de rega automatizada também ajudam a poupar água. São a melhor solução para controlar o consumo e para a utilizar de forma consciente, nas quantidades apropriadas. Logicamente que devem ser planeados e instalados com a ajuda de profissionais, mas porque o queremos ajuda-lo a adiantar-se no processo e a garantir a vivacidade do seu jardim durante todo o ano, reunimos algumas dicas para começar já a planear e a escolher o sistema de rega adequado às suas necessidades. Ora veja.

Em planear é que está o ganho

Antes de instalar um sistema de rega é importante fazer a sua pesquisa e avaliação do terreno que vai cobrir. Isto significar dar atenção a pormenores como a configuração da área, o tipo de vegetação que pretende regar e a dimensão do seu jardim. Deve assegurar-se que o local está organizado tendo em conta as necessidades hídricas de cada planta. Desta forma, estará não só a garantir que cada cultura recebe a quantidade de água que necessita como também consegue otimizar os custos com a manutenção do jardim, nomeadamente no que diz respeito à poupança de água.

  • Desenhe a área que será abrangida pelo sistema;
  • Localize as fontes de água e eventuais obstáculos – como arbustos ou árvores.
  • Pense nos locais onde serão instalados os emissores, de forma a conseguir alcançar o máximo de área.
  • Faça um cálculo dos metros de tubo necessários para que a água chegue aos locais pretendidos.
  • Tenha em conta a região do país onde se encontra e a frequência de precipitação. É claro que um local mais chuvoso despensa tantos gastos de água.

Vantagens da instalação de um sistema de rega

Instalar um sistema de rega traz muitas vantagens sendo que tudo se pode resumir a uma palavra: POUPANÇA. Senão vejamos.

  • Ajuda a poupar água: benéficos para o ambiente e para o crescimentos das plantas, uma das funções do sistema de rega é poupar água, já que, apenas fornecem a quantidade necessária para o bom desenvolvimento da vegetação;
  • Facilitam a aplicação de fertilizantes através do sistema de irrigação.
  • Não causa erosão no solo
  • Ajuda a poupar na fatura: por ajudar na poupança de água, em termos práticos, também se traduz numa poupança a longo prazo na fatura da água
  • Poupa no tempo e esforço: deixe de lado os baldes, mangueiras e regadores. Com um sistema de rega pode fazer uso do programador para regar as suas plantas sem estar sequer no mesmo espaço que elas.

Como escolher o sistema de rega

Os sistemas de rega devem ser adaptados a cada terreno, considerando toda a sua morfologia, dimensão e dispersão das plantas, como já referimos. Existem vários tipos de sistema de rega direcionados para diferentes objetivos e áreas:

  • Rega por macro irrigação ou aspersão: Trata-se de um sistema onde a água é distribuída no solo sob o efeito de “chuva”. Desta forma, conseguirá alcançar uma rega uniforme e regular na totalidade da superfície. Existem dois sistemas para executar a rega por aspersão: os aspersores, direcionados para superfícies de média a grande dimensão, (Ex. Parques Públicos). Estes emissores rotativos funcionam a média pressão e podem alcançar uma distância de 6 a 25 metros; e os pulverizadores, utilizados na irrigação de regar pequenas áreas, estes emissores funcionam a baixa pressão e possuem um raio de alcance reduzido – entre 1.5 a 5.5 metros.
  • Rega por microaspersão: A distribuição da água é feita em parcelas do solo, por meio de microaspersores que distribuem a rega em forma de “chuva” ou nebulização. Trata-se de um sistema de rega de curto alcance, indicado para floreiras, pequenos canteiros ou pequenas superfícies onde a pressão total e o caudal disponível são reduzidos.
  • Rega gota-a-gota: Este tipo de sistema de rega é feito através de pontos do solo, criados com gotejadores de baixa pressão. Em teoria, estes estarão localizados junto a cada planta, de forma a distribuem a água sob a forma de gota.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 24 julho 2021
Botão Voltar ao Topo