Lifestyle

Closet: como o manter organizado

Organize o seu closet com estas dicas

Ter um closet é o sonho de muitas mulheres mas rapidamente pode virar um pesadelo se a tendência for acumular roupa compulsivamente, sem determinar um sistema de organização. Este espaço, muitas vezes chamado de quarto de vestir, deve ser visualmente apelativo. Como se de uma loja de roupa se tratasse. Afinal, as mulheres (e homens também, claro) estão por lá a exibir o seu espólio de roupas. Mas além da componente estética, os closets devem também contemplar a funcionalidade, para se encontrar facilmente determinada peça ou acessório. Não há regras no que respeita à sua construção e organização, sendo que muitas das vezes é composto por estantes, armários e compartimentos com traves para sustentar os cabides.

caos no closet

Por lá são armazenados todos os tipos de roupa – vestidos, saias, calças,blusas, camisas, camisolões, pijamas, roupa de desporto. Mas também acessórios, malas e sapatos. Deve ser um lugar limpo, cheiroso e inspirador…. mas muitas vezes transforma-se no verdadeiro caos e a célebre frase “Tanta Roupa e Nada Para Vestir” (que entretanto Maria Guedes tornou num livro, que ajuda, precisamente a organizar o closet), acaba por surgir na mente de mulheres e homens exasperados com o dito cujo quarto de vestir. Pois bem, queremos ajudá-lo a ter um closet bem estruturado, por isso apresentamos-lhe 4 dicas que prometem ajudá-lo nessa tarefa.

Faça limpezas regulares

limpeza de closet

Idealmente no inicio de cada estação – Outono, Inverno, Primavera e Verão – para se livrar daquilo que já não usa e dar lugar a novas roupas. Ou simplesmente para vagar o espaço para dar lugar às mais apropriadas para a estação que se avizinha. O importante é destralhar. Inspire-se numa destas 5 séries da Netflix para fazer esta limpeza – a da Marie Kondo é a nossa favorita. Se tiver força de vontade para tal, pode sempre tentar fazer este destralhe mensalmente, de forma mais leve e rápida, evitando assim as limpezas profundas e mais demoradas a cada início de estação.

Invista em cabides iguais

cabides iguais

É comum abrirmos os closets e vermos cabides de diferentes nacionalidades: uns de arame cinzento, outros de plástico preto, uns de madeira e ainda uns de metal com ganchos usados para prender saias. Os cabides são caros bem sabemos e nem toda a gente está disposta a deitar fora ou a doar a sua coleção em prol da estética do armário. Todavia, como já referimos, o closet vai buscar inspiração às lojas de roupa: é um expositor de roupa – da sua roupa. E como tal alguma vez viu na Zara, H&M ou Tiffosi, cabides de diferentes cores e nacionalidades? Não, regra geral são todos iguais. Por isso, antes de pôr mãos à obra, determine quais são aqueles que tem em maior número no seu armário, corra para uma loja de decoração e organização e procure aqueles que mais se assemelham aos seus cabides. Assim, evita deitar fora toda a sua coleção de cruzetas e ainda economiza algum dinheiro. Ah e na hora de pendurar as suas roupas, não se esqueça de o fazer com os cabides todos virados para o mesmo lado, para manter a coesão do espaço.

🤔 Sabia que… em alguns locais de Portugal o cabide é conhecido como cruzeta?

Defina um critério de organização

critério de organização closet

Seja por cores, tamanhos ou tipo de peças de roupa o que importa é que o seu closet esteja bonito e funcional para si. Não queremos que se perca todas as manhã à procura das suas peúgas e que por isso se atrase para o emprego. Além das formas de organização que referimos, também pode optar por organizar as peças por categorias: roupa de trabalho, pijamas, roupa de festas, roupa de desporto.

Invista em gabaritos para standardizar as dobras das roupas

roupa dobrada de forma standard

Pois é, chegou a altura de falar dos gabaritos, e não nos referimos aos modelos das peças dos navios, mas sim às placas que muitas Personal Organizers portuguesas vendem nas suas lojas para standardizar as dobras de camisolas, calças, roupa íntima e demais peças do roupeiro. Ao utilizar os gabaritos nas suas roupas irá garantir que todas elas estarão dobradas no mesmo tamanho e feitio, sendo que o seu closet se tornará muito mais apelativo a nível estético. Em termos de funcionalidade, esta técnica também ajuda na organização e na otimização do espaço. Se ficou intrigada/o com os gabaritos, saiba que os pode obter através do site da Personal Organizer Bruna Salgueiro, autora do site Organizar com Alma, bem como da loja da profissional Sandra Miranda, SM Organiza.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 31 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo