Decoração

Como transformar o terraço num espaço acolhedor

Transforme o terraço num espaço acolhedor

Após longas semanas confinados percebemos que um espaço exterior em casa é essencial. O terraço passou a ser encarado como um escape à realidade sem ter de sair do conforto do nosso lar.

Seja durante a pandemia, ou quando tudo passar, a verdade é que o terraço é o local perfeito para desconectar da rotina e esvaziar a mente. É um bom espaço para fazer exercício, para apanhar sol ou simplesmente para sentir a brisa do vento. Mas para isso, precisa de ser um espaço exterior acolhedor e prático, para que o tempo que passa aqui seja verdadeiramente agradável e relaxante. Seguem-se algumas sugestões que o podem ajudar a tirar o melhor partido deste espaço e a torná-lo na sua divisão preferida!

Dê cor ao seu espaço

apartamento com terraço, sofás brancos, plantas e velas

Antes de começar a comprar sofás, almofadas e vasos, deve escolher que tons quer dar ao seu terraço. Desde tons mais vivos, a cores mais sóbrias, é importante que o espaço exterior fique coerente com o interior da casa.

A importância do chão

terraço de apartamento com chão de madeira, plantas e lavatório

Podemos ter um terraço decorado com os melhores móveis e as plantas mais bonitas, mas o chão é fundamental para tornar o espaço acolhedor. É importante que seja um piso bastante resistente, por se situar numa área descoberta. Algumas sugestões:

  • Madeira – um material que nunca passa de moda e torna o espaço muito convidativo. Pode optar pelo deck compósito que é um dos materiais mais duradouros, além disso, é de fácil aplicação e exige menor manutenção.
  • Cerâmica – um dos pisos mais resistentes e, consequentemente, com menos manutenção necessária. É importante que tenha atenção à espessura da cerâmica, pois determinará a sua durabilidade. Pode escolher a cor que mais gosta e que mais combina com a sua casa. Aconselhamos que evite cores muito claras, devido ao reflexo do sol.
  • Relva artificial – se quer dar um ar de jardim ao seu terraço, esta é a melhor opção. Além disso, a aplicação é simples, a manutenção é quase nula e bastante resistente. Pode escolher o comprimento que prefere e aproveitar para andar descalço no seu terraço.

Móveis confortáveis e acolhedores

terraço com sofás, móvel de centro e baloiço

Os móveis são o principal elemento de conforto para o seu terraço. Deve escolher móveis com um tamanho proporcional ao seu jardim e que acolham todos com conforto, como é o caso dos sofás, poltronas, cadeiras e pufes.

Escolha uma mesa de jantar e cadeiras do estilo e material que melhor combinar com tudo o resto, conforme o seu gosto.

As mesinhas de centro também são indicadas, pois, criam um espaço mais aprazível. Sendo que são muito úteis para colocar, por exemplo, no meio de pufes ou em frente a um sofá de jardim.

Ilumine o seu espaço

terraço iluminado com lanternas, decorado com mesa e cadeiras

Para que possa desfrutar do seu terraço por mais tempo, a iluminação não pode faltar! Escolha, luzes com um tom amarelado para criar um ambiente mais relaxado.

Espalhe a luz pelo espaço, isto vai permitir criar diferentes ambientes no terraço e até fazê-lo parecer maior.

Use a luz como decoração! Pendure algumas lanternas pelo terraço e envolta de uma mesa ou mesmo de vasos, vai criar um ambiente onírico e muito convidativo.

Dê vida ao terraço com plantas

terraço de apartamento decorado com plantas e flores

As plantas vão trazer paz e tranquilidade para o seu novo cantinho. Também podem ser as responsáveis por trazer mais privacidade ao seu espaço. Se for este o seu objetivo compre vasos maiores ou arbustos como o cipreste.

As trepadeiras com flores podem ser também opções muito bonitas. Podem cobrir toda a parede, só um canto do terraço ou o teto.

Se tiver pouco espaço no seu terraço, sugerimos que crie o seu jardim vertical.

Deve ter atenção com o sol, vento e incidência de luz no local em que as colocar. As plantas delicadas devem ser evitadas em terraços com muito vento e que sejam mais desprotegidos.

Pinte os vasos com as cores que escolheu para o seu terraço, para que fique um espaço coeso.

Jardim de ervas aromáticas

ervas aromáticas em vasos para terraço

Pode também criar um pequeno jardim de ervas aromáticas. Fica com todas as plantas mais perto e já não se vai esquecer de comprar os condimentos para os seus cozinhados.

Encontre aqui os apartamentos disponíveis com terraço no Porto e em Lisboa.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo