Lifestyle

Engomar a roupa: dicas para facilitar esta tarefa

Truques para engomar a roupa sem vincos

Engomar a roupa é para muitos a tarefa quebra-cabeça das lides domésticas e aquela que se arrasta por mais tempo. É que além de exigir algum esforço físico, esta também é uma tarefa que consome bastante tempo, fazendo com que muita gente acabe por protelá-la. Existem algumas soluções no mercado que facilitam a sua vida na hora de pegar o ferro de engomar e pôr as mãos à obra. Nomeadamente, estamos a referir-nos aos ferros de engomar verticais, que contrariamente ao método tradicional, não o obrigam a estar de pé e inclinado sobre uma tábua, podendo ser utilizados já com as roupas colocadas em cabides. São uma ótima opção para quem pretende poupar tempo, mas logicamente que não são 100% eficazes para tecidos mais difíceis de engomar. Para esses, é certo que terá de continuar a utilizar o método tradicional. Mas não se preocupe, o Imovirtual saiu em seu resgate para garantir máxima eficácia e esforço reduzido. No artigo de hoje damos-lhe a conhecer 5 dicas que prometem facilitar a sua vida e garantir roupas sem vincos mais facilmente. Ora veja.

Pode interessar-lhe: Truques para recuperar roupa que encolheu na máquina

Atenção aos detergentes

Na hora de colocar as suas roupas na máquina de lavar, deve ter atenção a certos pormenores. Em particular, é fulcral que nunca ultrapasse a capacidade da máquina, colocando peças a mais. Isso será meio caminho andado para garantir vincos indesejados nas suas roupas. Da mesma forma, deve tomar cuidado com a quantidade de detergente e amaciador que utiliza nas lavagens. É que contrariamente ao que possa pensar, quando usados em excesso os produtos podem prejudicar a lavagem, já que dão origem a roupas mais duras e com mais vincos.

Sacuda a roupa antes de a estender

Este truque é igualmente válido para quem pretende evitar o ferro de engomar. Depois de retirar as roupas da máquina, recomendamos que sacuda sempre as peças para assim evitar vincos desnecessários e facilitar na hora de engomar uma pilha de roupa.

Seque as roupas em cabides

Para os tecidos mais fáceis de ganharem vincos, o ideal é colocar as peças para secar na corda diretamente num cabide. Falamos logicamente de camisas, sedas e roupas de linho que sejam propícias a marcas. Todas as peças de materiais mais resistentes, como o caso das malhas, podem ser colocadas diretamente na corda após as sacudir.

Dobre as roupas após estarem secas

Com as roupas secas, é verdade que a tendência é para as deixar desdobradas e amontoadas no cesto à espera da magia do ferro de engomar. Um erro crasso que pode dificultar o seu trabalho na hora de pôr as mãos à obra. Deve tratar as roupas que necessitam da ajuda do ferro como se fossem roupas prontas para ir para o armário: dobre-as com cuidado, evitando vincos indesejados. Pode parecer um trabalho extra, mas a verdade é que este hábito lhe permite reduzir a quantidade de marcas nos tecidos, facilitando a sua vida na hora de engomar a roupa.

Utilize um borrifador

O ideal é passar a ferro as suas roupas logo após as tirar da corda, preferencialmente no momento exato em que as peças já não estão húmidas, mas também não estão 100% secas. Mas bem sabemos que isso nem sempre é possível. Por isso, na hora de engomar as suas roupas certifique-se que tem à mão um borrifador com água. Este truque irá ajudá-lo a engomar os tecidos mais difíceis, sendo que apenas necessita de pulverizar os tecidos com o borrifador e passar o ferro para ver os vincos a desaparecer.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Lifestyle’

  • Lavandaria: truques para uma lavagem da roupa eficiente
  • Closet: dicas para armazenar as suas roupas de Inverno
  • Condomínio: como resolver conflito sobre estender roupa

Ultima actualização: 03 maio 2022
Botão Voltar ao Topo