Como manter a casa quente no inverno

07 novembro 2020

De imovirtual

Como manter a casa quente no inverno

No inverno queremos ter a nossa casa bem quente, mas por norma tem custos elevados. Saiba quais as maneiras mais económicas de o fazer. 

Com a chegada dos dias mais frios, manter a casa mais quente é uma necessidade primordial. Mas, se não souber como fazê-lo da forma correta, poderá ver a fatura da energia aumentar consideravelmente. No entanto, existem alguns truques para ajudar a manter a casa quente no inverno sem gastar muito. Veja aqui as nossas dicas. 

Isole portas e janelas no inverno

As portas e as janelas são as principais responsáveis pela fuga do calor e entrada de ar frio. Verifique se estão bem vedadas. Até as frestas mais insignificantes podem deixar o local bem mais frio. 

Caso sinta alguma corrente de ar frio passar, utilize materiais para isolar. Pode fazer uso de fita adesiva, velcro dupla face, espuma, que encontrará facilmente no comércio. Para as portas, pode utilizar os “chouriços” de areia, inclusive combinando-os com a decoração. 

Faça isso com todas as janelas e portas da casa. Desta forma deixará o lugar mais quente, economizando na fatura da energia, pois conseguirá manter o ambiente aquecido sem ter que utilizar ar condicionado ou aquecedores. 

Deixe o sol entrar no inverno e mantenha a casa quente

Quando o dia lá fora estiver ensolarado e for possível manter as persianas e cortinas abertas, deixe entrar a maior quantidade de luz solar que conseguir. O espaço ganhará calor através do sol que entrar pela janela. Os melhores horários para deixá-las abertas são entre 10h e 15h, quando o sol está mais forte.  

Só não esqueça de fechar as cortinas e baixar as persianas quando o sol for embora que é para não perder o calor que conseguiu acumular. 

Portas fechadas para manter a casa quente

Se tem por hábito deixar todas as portas abertas, então está na hora de mudar. Quanto maior o ambiente, menos conseguirá reter o calor. Por isso, para manter a casa quente no inverno, feche as portas do local onde estiver. Vai notar a diferença que faz este simples gesto. 

Use cortinas mais grossas

Durante a noite a temperatura desce bastante. Se for possível, tenha cortinas mais grossas e pesadas nas janelas para ajudar a isolar o frio. Se não tiver, pode por exemplo, à noite tapar a janela com um cobertor. Se tiver persianas, baixe-as tão logo o sol se ponha para não permitir que o frio entre. 

Sofás de tecido e tapetes no chão

Dê preferência aos sofás em tecido. Os sofás forrados com pele são mais frios no inverno. Pode também recorrer a mantas e almofadas em tecidos mais quentes que ajudarão a dar um toque mais aconchegante ao sofá e também deixá-lo mais quente.  

Use e abuse dos tapetes. Mantêm os espaços interiores mais quentes, pois retêm melhor o calor trazendo uma sensação de conforto. Coloque-os nos quartos, na sala e nos corredores.  

Se for possível, também reorganize a mobília. Quanto mais próximos os móveis estiverem, melhor é para o aquecimento do espaço. 

Use o forno

Aproveite o inverno e use mais o forno na preparação das refeições. Desta forma estará unindo o útil ao agradável, pois enquanto cozinhamos no forno o ar em volta do equipamento também esquenta. Portanto, aproveite para preparar uma deliciosa refeição ao mesmo tempo que aquece a casa. 

E para complementar os cuidados com a casa nos dias mais frios, é preciso também pensar em si. Vista-se com mais uma camada de roupa. Ajuda a manter o calor do corpo. Use e abuse das bebidas quentes e não fique parado(a). Movimentar-se aquece o corpo e ajuda a lutar contra o frio ao mesmo tempo que gasta energia. 

Estas são algumas dicas simples, fáceis e de baixo custo para conseguir uma casa mais quente nos dias frios de inverno. 

 

Ultima actualização: 07 novembro 2020

Partilhar