Imoblog

Cascais e Estoril: Viver na baía de Portugal

Viver na baía de Portugal: Cascais e Estoril

Após a reforma administrativa nacional de agregação das freguesias, em 2013, Cascais e Estoril unem-se, incluindo ainda as localidades de Monte Estoril, São João do Estoril e São Pedro do Estoril.

A costa a Norte de Lisboa, pertencente ao concelho de Cascais, tem uma área de 29.16 km2, com cerca de 61 808 habitantes, de acordo com os Censos de 2011, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e partilhados pela Junta de Freguesia de Cascais e Estoril.

Cascais e Estoril tornaram-se num dos locais mais cosmopolitas e turísticos de Portugal. A freguesia encontra-se estrategicamente bem localizada, quer para as viagens para Sintra, na ligação ao centro de Lisboa ou para as praias, como a Praia do Guincho, Praia de Oeiras ou a Praia de Carcavelos.

Ao longo de cerca de 30 quilómetros para Oeste de Lisboa, a Costa do Estoril é um passeio que se torna agradável, pelas longas avenidas à beira-mar.

A área de Cascais e Estoril é conhecida pela sua riqueza de atrações, património e beleza natural. Portanto, torna-se uma área bastante procurada quer pelo turista português, quer pelo estrangeiro.

 

Cascais

Devido à sua proximidade com o mar e com Lisboa, foi alvo de cobiça de piratas e corsários até ao século XVIII. Por esse motivo, D. João II mandou erguer, no século XV, uma torre fortificada em Cascais que, em conjunto com a Torre de Belém, defendiam as riquezas de Lisboa.

Os preços do alojamento disparam na conhecida como época alta, para o turista que procura a zona para as suas férias. Contudo, fora desta época em específico, o preço considera-se enquadrado na média nacional.

 

Locais de interesse:

  • Palácio da Cidadela de Cascais – remonta ao século XIX, após o Rei D. Luís ordenar adaptar um dos edifícios da Praça da Cidadela, a antiga casa do Governador, como Palácio de Veraneio dos Reis de Portugal. Atualmente acolhe os Chefes de Estado do Estrangeiro, aquando visitas a Portugal;
  • Largo 5º de Outubro – permite, longe das multidões, observar o lado Oeste de Cascais.
  • Parque Marechal Carmona – amplos relvados, canteiros, arbustos, uma mata e percursos com um toque de romantismo esperam-no no Parque Marechal Carmona, também como conhecido por Parque da Gandarinha. Pode encontrar, ainda, um troço da Ribeira dos Mochos, lagos, um parque de merendas e um campo para jogos tradicionais.
  • Mansão dos Condes de Guimarães – preservada do século XIX, assim como, o Museu Biblioteca Conde Castro Guimarães. A sua beleza justifica qualquer visita.
  • Boca do Inferno – onde as ondas batem contra cavernas no penhasco.
  • Marina de Cascais – bastante agradável para um passeio, repleto de cafés modernos, lojas e restaurantes.

Como praias de referência nesta zona, destacam-se as Praias da Conceição, da Ribeira de Cascais, a Praia da Rainha e a Praia do Guincho, um excelente lugar para surf e windsurf, onde se realiza o Campeonato Mundial de Windsurf, no mês de agosto.

A noite em Cascais ocorre ao redor do Largo Luís de Camões, com oferta variada de bares e cafés.

 

Estoril

A localidade recebeu reputação durante a II Guerra Mundial, como um dos refúgios da realeza e das famílias mais ricas. Atualmente, continua a manter as suas pretensões para receber a classe mais alta, com moradias grandiosas e hotéis de luxo.

O clima habitualmente ameno foi um dos motivos para o facto das famílias mais abastadas da época seguirem a casa real e, aqui, terem as suas vivendas e palacetes.

A vida turística em Estoril gira em torno dos campos de golfe e do seu Casino, que se localiza no fim do Parque Estoril, repleto de árvores exóticas, fontes, bares e restaurantes.

 

Algumas praias de referência da área:

  • Praia de Carcavelos – praia bastante procurada por locais e turistas. Local animado no verão, mas também procurado durante o inverno para caminhadas.
  • São Pedro de Estoril – é uma excelente praia, próxima à estação com o mesmo nome. Situada no último trecho da Linha de Cascais.
  • São João do Estoril – ladeado por dois trechos de areia, fica repleto de turistas durante o verão.
  • Praia do Tamariz – a praia de areia fina é apoiada por um passeio marítimo que se estende por todo o caminho até Cascais.

 

Como é viver em Cascais e Estoril?

No estudo realizado pelo Imovirtual, que inquiriu mais de 2000 participantes sobre a vida nas freguesias portuguesas, Cascais e Estoril obteve uma pontuação de 4.06 em 5 valores.

Da análise a esta área, destacam-se os acessos (4.30), a segurança (4.17), a qualidade do ar (4.01), a limpeza (3.96), os espaços de saúde (3.92), os estabelecimentos de ensino (3.87), as lojas e restaurantes (3.83), o silêncio (3.82).

Neste seguimento, surge o estacionamento (3.73) e os transportes públicos (3.70). O custo de vida teve uma avaliação de 3.28 em 5, obtendo a avaliação mais baixa, mais ainda assim positiva, desta análise.

 

Se procura um imóvel para viver em Cascais e Estoril, pode encontrar no Imovirtual as melhores ofertas.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 18 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo