Imobiliário

Tudo sobre seguro do recheio

Tem uma casa arrendada? Saiba porque necessita do Seguro do Recheio

O seguro de incêndio é obrigatório por lei para edifícios constituídos em propriedade horizontal. Por isso, se vive numa casa arrendada é muito provável que o seu senhorio tenha contratado uma destas apólices para cobrir as paredes do imóvel. No entanto, isto significa que o recheio da sua casa não estará, certamente, coberto por tal seguro. Até pode ter um seguro multirriscos-habitação, mas o ideal é sempre verificar se este não inclui um Seguro de Recheio. No caso de não incluir, pondere a necessidade de obter tal apólice para assegurar que em caso de acidente ou roubo, receberá o valor das mobílias, eletrodomésticos e demais objetos.

Calcular o Seguro do Recheio é um processo um pouco tedioso mas que vai valer a pena. O ideal é fazer-se acompanhar de um papel, caneta e calculadora para fazer as contas à sua vida. Lembre-se que deve incluir na lista todos os bens que pretende que sejam cobertos pelo seguro e incluir os seus montantes. Caso opte por indicar um valor mais elevado do que o normal, o tiro pode sair-lhe pela culatra, uma vez que pode ser de pagar uma apólice superior sem qualquer necessidade.

Também lhe pode interessar: Seguros a contratar na hora de comprar casa

Como calcular os bens do Seguro do Recheio

  1. Comece por fazer uma lista dos itens que pretende incluir na apólice. Pode considerar vestuário, peças de arte, eletrodomésticos, mobiliário e peças de louça. Atribua-lhes o valor que pagou em novo, uma tarefa que fica mais facilitada se ainda tiver na sua posse as faturas dos artigos.
  2. Inclua numa categoria à parte os Bens Especiais, ou seja, os itens de maior valor como antiguidades, casacos de pele, armas, jóias e coleções. Todos estes artigos devem ser mencionados em separado e deve capturar fotografias dos mesmos.
  3. Reporte o valor real de mercado dos seus Bens Especiais e para isso, pode ser necessário recorrer a uma avaliação específica. Note que estes bens devem estar reportados de forma devida na sua apólice o valor real, já que em caso de sinistro, o seguro apenas reembolsa até 1.500 euros por objeto.
  4. Some todos os valores dos bens, adicione 10% sobre esse montante para prevenir um possível esquecimento ou até aumentos de preço e comunique o valor total do património a segurar à seguradora.

Quais as coberturas do Seguro do Recheio

  1. Furto ou Roubo;
  2. Danos graves: vandalismo, catástrofes naturais, danos por água, incêndios, danos provocados pelo choque de veículos terrestres e queda de aeronaves;
  3. Danos menos graves: queda ou quebra de objetos; riscos elétricos; danos provocados por fumo ou calor; pagamento de despesas relacionadas com demolição e remoção de escombros em caso de sinistro;
  4. Responsabilidade civil: danos provocados a terneiros

Qual o valor de um Seguro do Recheio

O valor a pagar pelo Seguro do Recheio vai depender de uma série de factores, entre os quais a localização da casa, a tipologia de habitação (apartamento ou moradia), e mesmo o tipo de bens que está incluído no seguro.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção ‘Finanças’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 19 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo