Imobiliário

Fotografia imobiliária: 4 dicas para conseguir boas imagens

Dicas para tirar boas fotografias aos imóveis

Com o avanço da tecnologia e a o desenvolvimento das câmeras de telemóvel, a possibilidade de fotografar minimamente um imóvel está à distância de um clique, mesmo para a pessoa mais leiga do mundo. Embora nada nem ninguém, substitua e iguale a capacidade e qualidade de um fotografo profissional, existem alguns truques que ajudam os menos entendidos a conseguir resultados finais muito mais apelativos e chamativos. Porque as fotografias são o cartão de visita de um imóvel e o primeiro contacto que o futuro potencial comprador terá com o mesmo, tenha em mente estas 4 dicas antes de fotografar a sua casa.

É profissional do Imobiliário? Saiba como melhorar a qualidade das fotografias dos seus anúncios com estas dicas.

Atente à hora do dia em que está a fotografar

A luz é um dos pormenores mais importantes a ter em conta na hora de fotografar o seu imóvel. Existem dois tipos de luzes: a luz natural, que tal como o próprio nome indica, provém da natureza e dos seus elementos – sol, lua – e a luz artificial que é transmitida a partir de equipamentos próprios para iluminação de fotografia. Na fotografia imobiliária o ideal será utilizar a luz natural por diversos motivos:

  • É gratuita;
  • Não envolve a montagem de equipamentos;
  • Permite aos potenciais compradores entenderem como é a exposição solar do imóvel;
  • É muito mais lisonjeadora porque se assemelha à forma como o olho humano vê as coisas.

Claro que, apesar disto, existem formas para jogar com a luz natural a seu favor. Para garantir uma boa iluminação, deve abrir todos os cortinados e estores, deixando a luz entrar na casa e iluminar as suas divisões. Certifique-se que escolhe uma altura do dia que beneficie as suas fotografias: de manhã, a luz será mais fria e difundida, enquanto à tarde mais quente e brilhante.

Fotografe a mesma divisão de vários ângulos

Na hora de fotografar uma divisão, não fique preso ao clássico ângulo frontal: experimente posicionar-se noutras partes do espaço para obter diferentes ângulos de visão. Jogue com as sombras a seu favor e permita ao potencial comprador ter uma visão abrangente dos vários locais da casa e da sua dimensão. Por exemplo, no caso de uma sala: talvez possa mostrar a sua constituição a partir da porta de entrada, e da janela e de qualquer outro ponto do espaço que seja relevante salientar.

Invista num tripé

Fotografias tremidas e pouco nítidas são ponto assente para o insucesso de um anúncio. Se for daquelas pessoas que não consegue parar de tremer das mãos e estabilizar o telemóvel/máquina fotográfica para registar as imagens, o melhor será investir num tripé. Trata-se de um acessório relativamente em conta que estabiliza o aparelho de onde está a registar as fotografias, garantido que as mesmas saiam nítidas e com qualidade. É fácil de deslocar de divisão em divisão e permite ajudar o dispositivo a diferentes alturas e ângulos (dependendo da própria capacidade do acessório, há tripés maiores e mais pequenos).

Destaque as características únicas do imóvel

Fotografe em pormenor as características únicas do imóvel. Por exemplo, se a casa oferece uma lareira ou salamandra, banheira de hidromassagem, janelas oscilobatentes ou qualquer outra característica que destaque a casa das demais, mostre-as a partir da fotografia e não somente do texto do anúncio. O potencial comprador vai agradecer e valorizar o trabalho fotográfico, uma vez que facilitará a sua avaliação na hora de fazer uma visita presencial ao imóvel.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Imobiliário

Ultima actualização: 19 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo