Lifestyle

Quais os cuidados a ter na instalação da sua churrasqueira?

Cuidados a ter na instalação da sua churrasqueira

Para instalar uma churrasqueira em casa deve, em primeiro lugar, escolher o melhor local para isso, observando principalmente na sua utilização e comodidade. Assim, deve ter em consideração aspetos como o vento, a iluminação, o local onde será servida a comida e as entradas da casa, como portas e janelas.

Para instalar uma churrasqueira não é necessário elaborar um projeto arquitetónico, contudo há questões a ter em conta e cuidados a ter. Por isso, deve elaborar um pequeno projeto, tendo em conta o risco de problemas na hora da instalação e da utilização do espaço.

Faça um pequeno projeto

O projeto deve levar em conta as dimensões das instalações onde a churrasqueira será construída, os materiais específicos, as condições climáticas, como vento, chuva e localização de árvores, ou agentes da natureza que possam interferir com a obra, seja na instalação, seja na posterior utilização.

Resumindo, uma prévia e minuciosa análise do local de instalação é fundamental, tal como a sua colocação. O improviso, nestas situações, pode ser perigoso. Nunca subestimar os riscos de uma instalação inadequada, pois feita de forma correta, torná-la-á segura, reduzindo-se o risco de acidentes. Caso contrário aumenta a possibilidade de surgirem perigos para a segurança e também para a saúde.

Cuidados a ter na instalação

Extração do fumo

Um dos primeiros cuidados a ter na instalação de uma churrasqueira é com a extração do fumo. Não há nada melhor do que aquele sabor especial que só as brasas conferem a um bom churrasco. A queima do carvão produz fumo que é preciso acautelar para não danificar a casa nem a saúde dos comensais.

Sem uma ventilação e exaustão adequadas, o fumo pode causar danos graves. A fuligem obstrui as vias respiratórias e o dióxido de carbono libertado pela combustão pode provocar asfixia em ambientes fechados. Para além disto, a entrada do fumo para o interior da casa pode manchar as paredes, cuja lavagem não é fácil.

Perigo de eventuais queimaduras

Outros cuidados a ter na instalação da churrasqueira é com o perigo de eventuais queimaduras. São conhecidas de todos histórias sobre acidentes com churrasqueiras, em especial com a utilização de álcool e outros produtos inflamáveis usados para mais rápida e facilmente se fazer lume.

Este aspeto nunca deve ser descurado, pelo que é fundamental nunca deixar as crianças aproximarem da zona. As crianças são atraídas pelo fogo, pelo que não basta alertar e explicar é, essencial, estar sempre de olho.

Como a temperatura junto à churrasqueira é elevada, deve, não só ter especiais cuidados aquando da sua utilização, como uma instalação correta reduz o risco de acidentes.

A instalação num local ventoso irá, seguramente, dificultar acender o lume e pode dispersar o calor, tornando mais demorado ou até impossível assar devidamente os alimentos.

Escolha o melhor local para instalação

Para contornar problemas e evitar riscos, deve ser-se cuidadoso no modo de utilização e de instalação da churrasqueira. Deve escolher-se um local arejado e equipado com uma pequena bancada para preparação dos alimentos e ter um ponto de água para lavagens.

Para evitar acidentes, manter sempre os produtos inflamáveis, como o álcool, longe da churrasqueira. No caso de a instalação da churrasqueira ser num apartamento, deve começar-se por consultar o regulamento de condomínio, pois pode ser proibido e, assim, evita chatices e gastos desnecessários.

Depois, perante o espaço disponível, deve fazer a escolha mais acertada do tipo de churrasqueira. Ouvir uma opinião de quem percebe do assunto é essencial e, depois, adquira o modelo mais adequado da diversidade que existe no mercado.

Assim, para além da tradicional churrasqueira a carvão, há também a churrasqueira a gás (ideal para espaços sem uma adequada saída de fumo) e churrasqueira elétrica (modelo mais indicado para apartamentos pequenos).

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Confira também

Ultima actualização: 20 julho 2021
Botão Voltar ao Topo